O Sindicato Independente dos Médicos acusa a ministra da Saúde de irrelevância política e de ter já “atirado a toalha ao chão”, apelando ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças para que tornem a saúde uma prioridade.
A greve nacional dos médicos está hoje de manhã a registar uma adesão entre os 75% e os 85%, havendo unidades de saúde que chegam aos 100%, segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
Onze pessoas, entre elas cinco médicos e um proprietário de uma farmácia, foram hoje detidas pela polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma mega operação que arrancou ao início da manhã em todo o território nacional, revelou a PJ.
O bastonário da Ordem do Médicos, Miguel Guimarães, afirmou hoje que os médicos acreditam cada vez menos na ministra da Saúde, Marta Temido, pelo que antecipa uma adesão à greve "muito elevada".
A maioria dos portugueses (61%) inquiridos no projeto ‘3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro’ considera que não é possível melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem mais investimento na contratação de profissionais e na modernização dos equipamentos.
Os médicos começaram hoje às 00:00 uma greve nacional de dois dias, a que se vão juntar os enfermeiros a partir das 08:00, uma paralisação que se prolonga até ao final da semana.
Os serviços mínimos para a greve dos enfermeiros, que começou hoje às 08:00, já foram definidos, depois de críticas do Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor), que considerava inadmissível ainda não terem sido divulgados.
Um total de 31 postos de saúde de praia começaram esta segunda-feira a prestar serviços de enfermagem aos banhistas nas praias algarvias, de Vila Real de Santo António a Aljezur, até 15 de Setembro, anunciou fonte oficial.
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) revelou na segunda-feira que este ramo das forças armadas salvou mais de 4.100 vidas em 2018 e realizou cerca de 17.500 horas de voo, 40% das quais de âmbito operacional.
O CDS-PP defendeu hoje um adiamento da lei de bases da saúde para a próxima legislatura, após as eleições de outubro, por não existirem, nem à direita nem à esquerda, condições de negociar um novo diploma.
Os tempos de espera no local de atendimento representaram um quarto das queixas dos utentes no setor na saúde no ano passado, sendo o tema mais mencionado nas reclamações.
Quatro em cada cinco hospitais, dos 122 avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), conseguiram a classificação de Excelência Clínica, cumprindo todos os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, segundo os dados esta segunda-feira divulgados.
Quase 70% das queixas na saúde dizem respeito a unidades públicas, mas as quatro parcerias público-privadas têm 9% das reclamações, muito acima de todos os prestadores do setor social.
Dezasseis familiares de doentes oncológicos são seguidos na nova consulta de apoio do luto do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, onde uma equipa ajuda a lidar com a morte e a retomar rotinas.
O cientista português Hugo Figueiredo descobriu, numa experiência com ratinhos, como melhorar o transplante de estruturas multicelulares do pâncreas para curar doentes com diabetes tipo 1, que dependem da toma diária de insulina.
A coordenadora do BE acusou sábado o PS de já ter assumido "sete posições diferentes" sobre a nova Lei de Bases da Saúde no último ano e meio, enquanto os bloquistas mantiveram a sua versão de sempre.
Os médicos que trabalham no SNS fazem num ano cerca de seis milhões de horas extraordinárias, o que daria para contratar quatro mil profissionais.
O bastonário dos Médicos lamenta que esteja “um país inteiro” a trabalhar para o ministro das Finanças e avisa que “a linha vermelha” já foi ultrapassada na Saúde, havendo pouco tempo para tentar reverter a situação do SNS.
O PS anunciou sexta-feira que não chegou a acordo com o PSD sobre a revisão da Lei de Bases da Saúde e pediu o apoio dos “partidos que não se revêm na atual lei que incentiva as PPP”
A Ordem dos Farmacêuticos alertou hoje para a situação difícil em que se encontram os serviços farmacêuticos dos hospitais no Alentejo, avisando que algumas unidades podem deixar de produzir medicamentos para quimioterapia.
Cerca de mil enfermeiros ficaram por contratar para suprir a passagem às 35 horas de trabalho que ocorreu há um ano, segundo contas da Ordem, que indica que nem metade dos profissionais necessários foram contratados.
O Ministério da Saúde afirma que foram contratados cerca de 2.850 profissionais no ano passado e este ano para suprir as necessidades com a passagem às 35 horas de trabalho semanais que ocorreu há um ano.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa assegurou esta quarta-feira que o atraso num exame de um doente oncológico que acabou por morrer não se deveu a motivos financeiros, mas a questões de segurança.
Os trabalhadores de limpeza do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vão fazer uma greve por mês até que lhes seja aumentado o subsídio de alimentação, revelou hoje à Lusa o sindicato do setor.