O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passou a integrar a rede de Centros de Excelência da World Allergy Organization (WAO), que funciona na área das doenças alérgicas, foi hoje anunciado.
Mais de metade dos doentes renais em hemodiálise inquiridos num estudo apresentam pelo menos uma necessidade, a maioria de apoio material, sendo as pessoas sozinhas, os idosos e os doentes oriundos dos PALOP os que apresentam maior vulnerabilidade.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) recuperou a capacidade de formar médicos especialistas em pneumologia, depois de há um ano lhe ter sido retirada pela Ordem dos Médicos a formação nesta área em 2019.
Os sindicatos médicos ameaçaram hoje fazer uma greve nacional na última semana de junho, alegando falta de respostas do Governo a um caderno reivindicativo com quatro anos, que inclui uma nova tabela salarial.
O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa admitiu segunda-feira uma providência cautelar apresentada pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde, a propósito de uma sindicância à OE pedida por Marta Temido.
O uso de medicamentos anti-histamínicos em Portugal continental aumentou entre 2010 e 2018, ano em que se registou um consumo de 6,3 milhões de embalagens, segundo um estudo da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) divulgado esta segunda-feira.
Uma ferramenta bioinformática que relaciona a informação de genes da saliva com a atividade elétrica cerebral de doentes com Alzheimer pode vir a auxiliar no diagnóstico precoce desta e de outras doenças neurodegenerativas, segundo um projeto ibérico.
A Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo defende que Portugal deve equacionar o encerramento dos solários, lembrando que está provado que aumentam o risco de cancro de pele.
O movimento “Loures Tem + Saúde”, que reúne 47 farmácias, congratulou-se hoje com o veto do Presidente da República à reabertura da farmácia não hospitalar do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Um mamógrafo digital novo, um investimento de cerca de 100 mil euros da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, deverá entrar em funcionamento dentro de duas semanas, informou hoje a instituição.
Mais de 700 mil portugueses têm asma, sendo que 300 mil não têm a sua doença controlada e passam por crises de dificuldade respiratória.
Hospital deixa, assim, de funcionar em Parceria Público Privada (PPP) e volta à esfera pública porque o gestor privado não quis renovar contrato, diz Marta Temido.
Greve começa dia 19 deste mês. Médicos exigem condições de segurança clínica e alertam que as escalas de urgência põem em causa a segurança dos doentes.
O Plano de Contingência de Saúde Sazonal entra esta quarta-feira em vigor e a Direção-Geral de Saúde recomenda que todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde tenham planos de contingência para responder a situações provocadas pelo calor.
O presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Luis Amaro, afirmou hoje, no parlamento, que vão ser contratados diretamente três pediatras e que no próximo concurso haverá quatro vagas de clínicos para a pediatria.
O serviço de urgência geral do hospital de S. José, em Lisboa, vai entrar segunda-feira em obras de requalificação para modernizar e aumentar as suas instalações, num projeto com um valor de 1,2 milhões de euros.
O primeiro trimestre do ano registou a morte de 75 crianças com menos de um ano em Portugal, segundo dados preliminares da Direção-Geral de Saúde (DGS), que salienta que se mantém o padrão do ano anterior.
Mais de 2.000 produtos alimentares, entre refrigerantes, cereais de pequeno almoço, leites com chocolate e batatas fritas vão ser reformulados para reduzir os teores de açúcar, sal e ácidos gordos até 2022.
Mais de 90 milhões de euros vão ser investidos nos próximos três anos em infraestruturas e equipamentos de 10 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, anunciou esta quinta-feira o Governo.
As crianças que nunca foram amamentadas ou que foram amamentadas por um curto período de tempo têm maior probabilidade de se tornarem obesas, segundo um estudo hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) vai agir judicialmente contra a sindicância determinada pela ministra da Saúde, considerando que o que esta averiguação pretende é condenar a ordem por delito de opinião.
O Sindicato Independente dos Médicos alerta que a escalas da urgência cirúrgica podem ficar sem profissionais, caso a administração reduza as equipas previstas para cada turno.
A Direção-Geral da Saúde pretende, assim, reforçar a mensagem de que as vacinas são um direito, um dever e um ato de solidariedade na defesa da saúde individual e pública.
A ministra da Saúde considera uma “suspeição intolerável” dar a entender que houve eliminação de doentes das listas de espera para consultas ou cirurgias e que foram usados mecanismos para mascarar os números.