No barómetro do Efeito Placebo desta semana, o médico José Durão colocou a reforma dos serviços de saúde pública em "Serviço de Observação" e explicou que a escolha se deve ao facto de não ser uma prioridade política verdadeira.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que emprega cerca de 18.000 pessoas, vai eliminar 2.900 postos de trabalho até 2026, já que o seu orçamento diminuirá 17%, anunciou hoje a organização.
A Câmara de Castelo Branco aprovou hoje uma moção a exigir a atribuição à Unidade Local de Saúde (ULS) da classificação de Nível II A da proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria que vier a ser aprovada.
A Unidade Local de Saúde São João, no Porto, está a testar a utilização de ‘drones’ na área da saúde, um projeto-piloto em fase de testes que tem como primeiro passo a construção de um vertiporto, foi hoje revelado.
O bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, Gilberto Manhiça, aponta sobrecarrega nas unidades sanitárias do país por falta de médicos especialistas e de equipamentos médico-cirúrgicos, pedindo mais centros de formação especializada.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) apelou aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação porque os casos de gripe estão aumentar de forma invulgar e precoce com uma nova estirpe.
O número de mortes por doenças do aparelho circulatório atingiu o valor mais baixo dos últimos 30 anos, em 2023, segundo dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital Central de Maputo (HCM) passou a proibir pagamentos de serviços em numerário, para evitar corrupção e reduzir manuseio de dinheiro dentro da unidade hospitalar, a maior de Moçambique, devido aos riscos associados, foi hoje anunciado.
Os trabalhadores da administração pública fazem hoje uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo esperado que a educação e a saúde sejam os setores mais afetados, segundo a Federação de sindicatos independentes.
Os administradores hospitalares defendem que o financiamento destas unidades deve ser repensado para não afastar a inovação terapêutica, que é cara, pois o cálculo por capitação parte sempre de valores desatualizados.
Três em cada quatro hospitais públicos não monitorizam de forma sistemática os resultados das novas terapêuticas que usam, uma situação que poderia gerar poupança na despesa destas instituições com medicamentos, que subiu 15% até setembro.
As ruturas de medicamentos têm aumentado nos hospitais públicos, que as consideram um problema grave, e em 23% das instituições obrigaram a alterar a terapêutica do doente, segundo o Índex Nacional de Acesso ao Medicamento.
O número de pessoas assistidas devido ao incêndio de hoje na conferência do clima de Belém, no Brasil, foi hoje atualizado para 21 pelo Ministério da Saúde do país, que afirma não haver registo de queimados.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) manifestou-se hoje contra a introdução do programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) para cães em Portugal e alertou para perigos de saúde e segurança pública.
Mais de seis milhões de euros foram atribuídos a nove projetos de investigações biomédicas portuguesas no concurso de Investigação em Saúde da Fundação “la Caixa” num total de 34, anunciou hoje a organização.
Cerca de 23 mil mortes poderiam ter sido evitadas em Inglaterra se o primeiro confinamento no início da pandemia da covid-19 tivesse sido implementado mais cedo, segundo as conclusões de um inquérito público divulgadas hoje.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CPV) anunciou hoje o lançamento de um novo cartão de saúde para facilitar o acesso a cuidados de saúde a preços acessíveis, reforçando a missão humanitária da instituição.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, foi eleito presidente da Associação Europeia de Gestores Hospitalares, a maior entidade do género na Europa, que representa profissionais de 20 países.
A endocrinologista detida na quarta-feira, no Porto, por alegado envolvimento num esquema fraudulento de prescrição de medicação para diabetes a utentes que queriam perder peso, tem de prestar uma caução de 500 mil euros, adiantou à Lusa fonte judicial.
A metadona vai voltar a ser dispensada e administrada nas farmácias comunitárias em 2026, permitindo maior proximidade aos utentes, horários alargados e acesso facilitado ao tratamento de dependência de opiáceos, foi hoje anunciado.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do Livre, para a concretização do rácio de um psicólogo por 500 alunos nas escolas públicas e para garantir o financiamento das Equipas Comunitárias de Saúde Mental.
O núcleo da Refood em Santarém, que combate o desperdício alimentar e apoia famílias vulneráveis, está a enfrentar dificuldades para se manter em funcionamento, agravadas por um recente ato de vandalismo nas suas instalações.
A China vai contribuir com três milhões de euros na prevenção de VIH na África do Sul nos próximos dois anos através de uma parceria com a UNAIDS, anunciou hoje o embaixador chinês em Joanesburgo.
O número de casos de cólera em África contabilizado este ano é três vezes superior ao que foi registado em 2022, informou hoje o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC, na sigla em inglês).