O médico de saúde pública lamenta que uma das lições da pandemia de covid-19 tenha sido aparentemente esquecida por grande parte da população portuguesa – o uso da máscara como forma de proteção, numa altura de maior circulação de vírus respiratórios.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra integra um consórcio europeu para desenvolver um sistema para prevenir a perda auditiva provocada pela quimioterapia.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta, em vésperas de Natal, que a solidão afeta 10% da população, aumenta em 14% o risco de mortalidade, e apela ao governo para que o seu combate seja uma prioridade de saúde pública.
O Município do Bombarral pediu uma reunião ao primeiro-ministro e uma decisão “célere e definitiva” sobre o novo hospital regional, segundo uma moção aprovada por unanimidade na última assembleia municipal, a que a agência Lusa teve hoje acesso.
A ministra da Saúde estimou hoje que haja mais de 1.200 de casos sociais nos hospitais, de pessoas com alta clínica mas sem resposta noutros locais, e disse que nos próximos dias deverá haver solução para algumas centenas.
Médicos do Serviço de Medicina Interna da ULS do Tâmega e Sousa alertam para a sobrecarga assistencial no internamento e avisam que não aceitarão mais doentes em condições “inseguras ou indignas” fora das enfermarias ou das unidades de transição.
O Politécnico de Leiria assinou um acordo de cooperação com a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência com o objetivo de promover a literacia e possibilitar uma intervenção precoce junto dos estudantes, anunciou o instituto.
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
O PS vai propor o reforço do apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para libertar mais de 2.000 camas dos hospitais, disse hoje o secretário-geral após visitar um lar de idosos em Gaia.
A neurologista Dulce Neutel estabeleceu uma parceria social em Vendas Novas para valorizar o trabalho de crianças com necessidades especiais. O projeto utiliza a arte e a educação para sensibilizar para a importância do sono.
Todos os serviços da ULS Santa Maria, em Lisboa, vão funcionar na sexta-feira, apesar da tolerância de ponto, tendo em conta a maior procura motivada pelo aumento de infeções respiratórias e da gripe, anunciou hoje o presidente da instituição.
O Governo da Irlanda disponibilizou, através do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), seis milhões de euros para ampliar o acesso ao planeamento familiar em Moçambique e reforçar o acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva.
O actor Joaquim Monchique foi hospitalizado na noite de sábado, 20 de dezembro, após se ter sentido mal depois da apresentação do espectáculo “Lar Doce Lar”, realizada no Teatro Municipal de Bragança, informou a Força de Produção, produtora do espectáculo.
O diretor-geral da gigante farmacêutica Roche, Thomas Schinecker, defendeu hoje que o preço dos novos medicamentos deve ser mais elevado na Suíça, numa entrevista publicada em vários jornais do país.
A Agência para o Clima (ApC) pagou 155,1 milhões de euros na primeira quinzena de dezembro, para financiar políticas de mobilidade sustentável, floresta, água e eficiência energética, como os programas E-Lar e Vale Eficiência, anunciou hoje o Governo.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
Os socialistas açorianos afirmaram hoje que existem “sucessivos adiamentos” no Programa Regional de Rastreio do Cancro do Pulmão e questionam o Governo Regional sobre as causas.
O SNS 24, balcão digital do Serviço Nacional de Saúde, escolheu o Natal para lançar uma campanha de prevenção do suicídio, que convida as pessoas a refletirem sobre a importância de perguntar e escutar a resposta.
A Unicef está preocupada com a possibilidade de haver uma crise de saúde pública em Gaza e de morrerem crianças por hipotermia, dada a situação catastrófica causada pelo frio e chuvas que se têm registado.
O Hospital Central da província moçambicana de Nampula anunciou a suspensão, a partir de hoje e até 5 de janeiro, de todas as cirurgias eletivas para dedicar atenção a urgências médicas nas festas de Natal e fim do ano.
A Unidade local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE) acredita que reduziu, em cerca de dois anos, em mais de 50% a incidência de infeções associadas aos cuidados de saúde graças a um programa que visa a melhoria de procedimentos.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
Conflitos familiares, dificuldades económicas e processos judiciais mantêm doentes com alta clínica internados por meses ou anos, aumentando a pressão sobre os serviços hospitalares.