O PS questionou o Governo sobre a data de lançamento do concurso para o novo Hospital Central do Algarve depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter anunciado que seria no início de outubro, divulgou hoje o partido.
Parar de fumar, mesmo em idade avançada, resulta em menor declínio cognitivo e risco de demência em comparação com não parar, conclui um estudo publicado no The Lancet Healthy Longevity, com dados de 9.500 pessoas de 12 países.
A ONU alertou hoje que a sua capacidade de prestar apoio às crianças nos enormes campos de refugiados rohingya no Bangladesh está a diminuir rapidamente e encontra-se prestes a atingir um “precipício financeiro”.
O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 ultrapassou o meio milhão nas primeiras três semanas da campanha, período em que também foram administradas 872.419 vacinas contra a gripe, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.
A Gulf Med, responsável pelo helitransporte de emergência, admitiu hoje avançar com uma ação contra o Estado português, refutando acusações do Tribunal de Contas, que considerou que a empresa agiu de má-fé no processo com o INEM.
O novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgias (SINACC), que vai substituir o SIGIC criado em 2004, só deve entrar em funcionamento generalizado no final do ano, tendo em conta a necessidade de formação nos hospitais.
Vários enfermeiros especialistas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste protestaram, hoje, junto ao hospital de Bragança por transições na carreira e também por remuneração adequada à categoria.
O projeto “DAR’te & MOVE’te”, do Judo Clube da Marinha Grande, para combater a obesidade, quer chegar a 220 alunos, dos 12 aos 17 anos, disse hoje à agência Lusa a coordenadora, Margarida Pedroso.
As autoridades indonésias detetaram vestígios de radioatividade numa plantação de cravinho na ilha de Samatra, depois de o mesmo ter acontecido com camarões exportados para os Estados Unidos, anunciou hoje o Governo de Jacarta.
O cancro do fígado mata 1.200 pessoas/ano, segundo um estudo de investigadores portugueses, que pedem uma aposta forte na prevenção e estimam um impacto económico anual da doença de 77 milhões de euros em 2027.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) tem até abril para concluir o estudo para demonstrar a necessidade de Parcerias Público-Privadas (PPP) em Braga, Loures, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Garcia de Orta.
Um estudo liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Universidade de Roskilde (Dinamarca) demonstrou que a inibição de pequenas moléculas acelera a cicatrização das feridas de pessoas com diabetes.
O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, atribuiu hoje a medalha de mérito a 12 médicos chineses em reconhecimento pelo seu contributo para o setor da saúde no país.
O Infarmed alertou as entidades que tenham adquirido medicamentos dos distribuidores Depolife Concept e East Pharma Dlt Trade, cuja atividade foi suspensa pelas autoridades romenas, para não os comercializarem.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que a prática de episiotomias ou cortes realizados durante o parto desceu entre 2013 e 2022, em Portugal, passando de 60% para 21% nos hospitais públicos nacionais.
A associação ambientalista Zero indicou hoje que 160 mil toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos poluíram o ambiente em Portugal em 2024, propondo um sistema de depósito e reembolso para aumentar a recolha destes resíduos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Uma equipa de cientistas do Reino Unido criou um modelo tridimensional de embrião capaz de replicar algumas características do desenvolvimento inicial humano, como a produção de células sanguíneas, noticiou a EFE na segunda-feira.
No Haiti, 51% da população total já sofre de níveis agudos de fome, um novo recorde histórico para o país, onde a desnutrição infantil também aumentou de forma alarmante, segundo dados publicados hoje pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje a falta de 292 enfermeiros nas unidades locais de Saúde de Castelo Branco e da Cova da Beira e acusou o Governo de asfixiar as instituições.
Nove em cada 10 portugueses consideram que a qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a deteriorar-se e maioria receia não obter a assistência necessária em caso de doença.
A Madeira registou 19.927 beneficiários de subsídios de doença no ano passado, mais 9,2% face a 2023, enquanto os de desemprego, abono de família e rendimento social de inserção diminuíram, foi hoje anunciado.
O cirurgião moçambicano Igor Vaz criticou hoje, numa conferência sobre corrupção, a nomeação de dirigentes hospitalares por critérios políticos que se traduzem em “benefícios salariais”, alertando que provocam “ineficiência, impunidade e descrédito institucional”.
É um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estimativas avançadas em meados deste ano pela revista científica The Lancet, apontam para mais de 39 milhões de mortes até 2050 como consequência da resistência aos antimicrobianos.