O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou hoje a ULS Alto Ave (ULSAA) de impor trabalho suplementar nos cuidados de saúde primários e prometeu manter a greve convocada até 30 de junho caso não existam negociações.
O Infarmed autorizou a utilização do medicamento Rubifen com rotulagem em espanhol para aumentar a disponibilidade no mercado deste medicamento indicado para o tratamento da perturbação de hiperatividade e défice de atenção.
Os homens e mulheres que dão voz à Rádio Aurora a partir do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, conhecem bem o estigma da saúde mental e por isso há 17 anos que combatem a discriminação ao microfone.
O coordenador da Rádio Aurora – A Outra Voz, feita por pessoas com historial psiquiátrico, critica a falta de apoios e o modelo dominante na saúde mental, que privilegia a medicalização em vez de ouvir quem vive com a doença.
O ministro da Saúde de Cuba disse que o sistema de saúde do país está à beira do colapso devido ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos (EUA) ao fornecimento de petróleo à ilha.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto da Assembleia da República que aprova o processo extraordinário de recuperação de pendências das juntas médicas de avaliação de incapacidade, sublinhando as "boas intenções" da medida.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância (AHBVC) anunciou hoje um acordo judicial com a ULS do Médio Tejo, encerrando um diferendo de quase uma década e que permite afastar o risco de insolvência e superar graves dificuldades financeiras.
O BE/Açores defendeu hoje um “financiamento adequado” para os três hospitais da região, para acabar com os “constantes défices”, e pediu estabilidade laboral para os profissionais que estão a recibos verdes no Serviço Regional de Saúde (SRS).
O Ministério da Saúde informou hoje que ordenou uma “avaliação urgente” da situação de doentes em lista de espera para cirurgia cardíaca e que a denúncia sobre mortes associadas a eventual ausência de resposta está a ser “analisada com prioridade”.
O Sindicato de Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje um aumento de salários e a redução de horários para os profissionais do setor privado em estabelecimentos representados pela Associação Portuguesa Da Hospitalização Privada (APHP).
O especialista em saúde global, Tiago Correia, alertou hoje que a substituição de médicos por enfermeiros não deve ser feita para reduzir custos, mas sim se resultar numa melhoria dos cuidados de saúde prestados aos utentes.
O coordenador do Bloco de Esquerda defendeu hoje a importância de um debate sobre a saúde mental, quando parte do país vive traumas provocados pelo mau tempo, e a necessidade de apoio através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Ordem dos Médicos exigiu hoje às autoridades de Saúde, com “absoluta urgência”, o apuramento “rigoroso e transparente” dos factos relacionados com a alegada morte de 10 doentes em lista de espera para cirurgia cardíaca.
A Universidade do Porto (UPorto) está desenvolver no interior Norte do país um projeto científico que pretende valorizar os líquenes dos carvalhais como recurso endógeno para área como a perfumaria, tinturaria, e gastronomia.
A Urgência Pediátrica da ULS Santa Maria, em Lisboa, registou um aumento preocupante de intoxicações medicamentosas voluntárias em adolescentes. Dos 232 casos registados nos últimos seis anos, mais de metade ocorreu em 2024 e 2025, com 59 casos num ano e 72 no seguinte, numa tendência sempre crescente.
Angola totaliza, desde o ano passado, 36.536 casos de cólera, que resultaram em 903 mortos, registando menos 75% nos novos casos e de 67% na mortalidade em janeiro de 2026 face ao mês anterior, segundo dados oficiais.
O líder do grupo parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, lamentou hoje que o processo relativo à reestruturação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) não esteja a ser “mais celebre e claro”, responsabilizando o Governo Regional pela situação.
Moçambique quer reduzir a vulnerabilidade do setor da saúde, assegurar a preparação antecipada contra doenças e garantir a resiliência das infraestruturas em eventos climáticos extremos num plano de 200 milhões de euros, lançado hoje, para mitigar mudanças climáticas.
Cerca de 4,4 milhões de somalis enfrentam insegurança alimentar, alertou hoje o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, que recordou que as condições atuais fazem lembrar a crise de 2022.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) juntou-se às Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos para alertar para o “Desafio do Paracetamol” nas redes sociais que incentiva menores a tomarem “doses tóxicas” deste medicamento.
O Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica criticou hoje o “bloqueio negocial” do Ministério da Saúde, admitindo “avançar para a luta” se a próxima reunião agendada não se realizar ou não apresentar “propostas sérias e objetivas”.
A Ordem dos Médicos (OM) quer que a tutela apure se é verdade que morreram pessoas à espera de cirurgias cardíacas e tome medidas imediatas, mas lembra que os profissionais necessários para a criação de novos centros são limitados.
A União Europeia (UE) vai investir 225 milhões de euros para acelerar o desenvolvimento de vacinas de nova geração contra a gripe que protejam contra maior número de variantes de vírus, foi hoje anunciado.
O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu alargar o crédito bancário aos setores da saúde e indústria farmacêutica, no âmbito das suas disposições sobre concessão de crédito ao setor real da economia.