O Governo aprovou hoje a criação de uma vice-presidência dedicada ao setor da saúde nas cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O médico dermatologista Miguel Alpalhão apresentou hoje a sua demissão do Hospital de Santa Maria (Lisboa), alegando que não lhe restava outra atitude perante o tratamento “humilhante, degradante e persecutório” que foi alvo por parte da administração.
O candidato presidencial António José Seguro promove, no sábado, um encontro para debater soluções para a saúde com diversos especialistas, entre os quais os ex-ministros Adalberto Campos Fernandes e Maria de Belém e o médico Álvaro Beleza.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) anunciou hoje que o projeto de vigilância de gravidezes de baixo risco, destinado a grávidas sem médico de família, prevê um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica por cada 75 mulheres.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) acusou hoje o Ministério da Saúde de, até à data, não ter tomado nenhuma iniciativa para inverter o ciclo de afastamento dos médicos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os serviços de urgência da ULS São José, em Lisboa, assistiram 27.703 estrangeiros não residentes entre 2023 e 2024, um aumento de 16,5%, com forte crescimento nos partos, que mais que duplicaram neste período, revela um relatório da IGAS.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra submeteu hoje ao Ministério da Saúde uma proposta para criar um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) dedicado ao Serviço de Urgência Geral, e aguarda “autorização superior”.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
As mortes por sarampo caíram 88% desde 2000 graças à vacinação, mas os casos estão a aumentar mundialmente, totalizando cerca de 11 milhões em 2024, alertou hoje a OMS, apelando ao reforço da cobertura vacinal para evitar novos surtos.
Uma antiga escola primária em Castro Vicente, em Mogadouro, vai acolher uma unidade de apoio domiciliário, que deverá estar a funcionar em junho e representa um investimento de cerca de 500 mil euros, disse hoje o presidente da câmara.
infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje, no penúltimo dia do concurso para o Internato de Formação Especializada, que cerca de um terço das 2.331 vagas continuam por preencher, a maioria em Medicina Geral e Familiar.
Macau vai lançar em 2026 um programa que dará recompensas aos residentes que adotem comportamentos de vida saudáveis, porque “mais vale prevenir do que remediar”, disse hoje a titular da pasta da Saúde.
Cerca de 400 médicos participam hoje e sábado no congresso da ordem para debater a saúde em Portugal, numa altura em que a classe enfrenta uma sobrecarga laboral e burocrática e tem rendimentos abaixo dos padrões europeus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que a reforma das unidades locais de saúde (ULS) é um passo decisivo para enfrentar a escassez de médicos de família e a pressão dos serviços hospitalares.
Os utilizadores do Instagram podem sobrestimar o seu nível de vício na plataforma, de acordo com um inquérito realizado pela Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos) a 1.204 adultos norte-americanos e publicado na revista 'Scientific Reports'.
Os Prémios Pfizer 2025 distinguem dois trabalhos de cientistas da Fundação Champalimaud que "abrem novas perspetivas" na medicina personalizada contra o cancro e na regulação do metabolismo, anunciou hoje a organização numa nota.
A ministra da Saúde disse hoje que o projeto de vigilância de gravidezes de baixo risco por enfermeiros especialistas, abrangendo grávidas sem médico de família, vai arrancar na Península de Setúbal no primeiro trimestre de 2026.
O Serviço de Pediatria das Caldas da Rainha da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) lançou um ‘podcast’ intitulado “Crescer à Conversa”, que pretende promover a literacia em saúde e a proximidade às famílias.
A República Democrática do Congo (RDCongo) lançou hoje uma campanha nacional de vacinação para proteger cerca de 62 milhões de crianças contra o sarampo e a rubéola, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O sócio-gerente de um lar, na Maia, acusado de burlar em 200 mil euros dois utentes afirmou hoje, em tribunal, que a entrega da casa dos idosos constituiu “uma dívida” para a instituição, garantindo que o casal “tinha discernimento”.
Quase 30 pessoas sofreram intoxicações por monóxido de carbono este ano, um valor superior ao número total de casos de 2024, sendo a maioria relacionada com o uso de braseiras, revelou hoje o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O executivo madeirense (PSD/CDS-PP) vai atribuir 130 mil euros à Universidade da Madeira para consolidação do Ciclo Básico de Medicina, com extensão ao 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, foi hoje anunciado.
Especialistas defenderam em Lisboa o reforço da vacinação ao longo da vida, com maior inclusão de adultos, alinhando Portugal com as recomendações da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde, no âmbito da Agenda de Imunização 2030.