Joana Afonso e Rute Matias tocam música nos hospitais para ajudar crianças e idosos a esquecerem que são doentes e sentirem-se seres humanos. Consigo levam “o dobro” daquilo que dão, mas no final não querem palmas.
A fundação Assistência Médica Internacional (AMI) mantém missões na Guiné-Bissau e em Timor-Leste e, de forma global, além da saúde, tem apoiado causas humanitárias relacionadas à educação, alimentação e proteção das crianças, disse à Lusa Fernando Nobre.
A 'startup' da investigadora Ângela Relógio, a TimeTeller, venceu o Prémio dos Fundadores de Hamburgo 2025, que se soma a outros galardões conquistados pela empresa responsável por medir o ritmo circadiano individual ao nível molecular.
Muitos comprovativos de pagamento entregues a clientes em lojas contêm bisfenóis, substâncias tóxicas que podem causar, por exemplo, problemas reprodutivos, e uma investigação na Suíça criou uma alternativa mais segura, feita de madeira e açúcares vegetais.
O Ministério Público instaurou ontem um inquérito ao caso de um feto encontrado morto no Hospital Cuf Tejo, em Lisboa, após uma mulher ter ali dado à luz em circunstâncias ainda por apurar.
Profissionais de saúde moçambicanos, em greve pelo pagamento do 13.º salário na íntegra, relataram ontem comportamento atípico nas unidades sanitárias nacionais, com profissionais dentro dos edifícios hospitalares, mas "de braços cruzados".
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) denunciou ontem um atraso de três meses no pagamento do suplemento do INEM aos militares da GNR da linha 112, mas o instituto garantiu que “foi tudo pago” em dezembro.
O grupo de trabalho que entrou em funcionamento há um ano para monitorizar a integração na comunidade de pessoas inimputáveis que cumpriram medida de segurança acompanhou 11 casos em 2025.
A farmacêutica Bial Portela notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra de um conjunto de ativos da GSK, nomeadamente os medicamentos de marcas da GlaxoSmithKline, foi ontem anunciado.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, realizou 2.001 atendimentos em 2025, reforçando o seu papel na prestação de cuidados de saúde à população do concelho, informou o município.
Mais de 250 mil utentes deverão ser abrangidos pelos novos centros de saúde com gestão privada que vão abrir nas regiões com menor cobertura de médicos de família, estimou hoje a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
Portugal registou na última semana menos casos de gripe e uma redução nos internamentos em cuidados intensivos, mas a mortalidade por todas causas continua com valores acima do esperado, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A atividade gripal no Médio Tejo apresenta sinais de abrandamento na segunda semana de janeiro, com a procura por cuidados de saúde a estabilizar nos hospitais e a manter-se elevada nos cuidados de saúde primários, indicou hoje a ULS.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), que integra o Hospital Distrital de Santarém, registou em 2025 um aumento da atividade assistencial nos cuidados primários e hospitalares, superando algumas metas definidas para o ano, divulgou a instituição.
A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, na quinta-feira, uma moção onde reivindica o regresso à Universidade da Beira Interior (UBI) da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada em Medicina, avançou hoje a autarquia.
O Governo dos Açores reforçou a capacidade de alojamento para doentes deslocados em Lisboa, para dar “resposta mais adequada” ao crescente número de utentes da região que se deslocam ao continente para exames, consultas ou tratamentos médicos.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) reiterou hoje que os primeiros casos nacionais endémicos de infeção pelo fungo ‘Candida auris’ foram detetados em 2023.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram, totalizando 241, menos 14, revelam hoje dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso de um feto encontrado hoje morto num hospital privado de Lisboa, após uma mulher ter ali dado à luz em circunstâncias ainda por apurar, indicou da força policial.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Pessoas com estilo de vida mais saudável, que praticam exercício físico e que procuram uma dieta equilibrada são as que mais recorrem a suplementos alimentares, conclui tese de doutoramento realizada na Universidade de Coimbra.
Uma académica disse à Lusa que Macau deve legislar licenças parentais iguais, promovendo a igualdade de género e o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, que afirma serem fatores essenciais para reverter a baixa da natalidade.
Os profissionais de saúde moçambicanos iniciam hoje uma greve de 30 dias prorrogáveis em reivindicação do pagamento completo do 13.º salário e melhores condições de trabalho no setor.