Dezenas de organizações de médicos e de saúde norte-americanas apontaram hoje a "emergência de saúde" provocada pelas alterações climáticas, pedindo aos políticos e potenciais candidatos presidenciais medidas urgentes para as combater.
A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte preside esta esta segunda-feira, dia 24 de junho, pelas 16 horas, à inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Mónicas, em Lisboa. A cerimónia, a decorrer na Unidade de Saúde da Travessa das Mónicas, contará também com a participação do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco.
O secretário-geral do PCP reiterou este domingo, em Viana do Castelo, a necessidade do PS “clarificar” a sua posição sobre a isenção das taxas moderadoras na saúde, afirmando que o PCP não irá “permitir” um “retrocesso no processo”.
A direção-geral de saúde está a recolher pareceres sobre os alimentos que devem ter publicidade limitada devido ao elevado valor energético, teor de sal, açúcar ou ácidos gordos, e vai emitir "em breve" o respetivo despacho.
A associação ambientalista Zero identificou locais em Lisboa com mais poluição do que a Avenida da Liberdade, sempre apontada como a via com pior qualidade do ar.
Jerónimo de Sousa acusa o CDS de querer dividir o Serviço Nacional de Saúde num sistema para ricos e outro para pobres com proposta de alargamento de ADSE para todos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que a redução faseada "é a única forma e a mais exequível" para acabar com as taxas moderadoras nos centros de saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou este sábado que a situação nas urgências externas das maternidades, decorrente da falta de especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, "ultrapassa os limites do aceitável".
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse aos jornalistas que iniciativas como o fim das taxas moderadoras "não devem esperar por resultados eleitorais".
Portugal registou 34 mortes por afogamento durante este ano, até 20 de junho, o que representa uma descida de 33,3% em comparação a 2018, quando se verificaram 51 óbitos, revelou hoje a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS).
A Ordem dos Enfermeiros (OE) anunciou hoje que vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa que decidiu que esta não tem legitimidade na providência cautelar intentada para impedir a formação de técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, salientou hoje, no parlamento, que não está previsto o encerramento de maternidades em Lisboa e apontou que está a ser estudado o encaminhamento de grávidas pelo INEM no verão.
O CDS-PP desafiou hoje o Governo a "sair do estado de negação" na área da saúde e encontrar uma "solução rápida" para os problemas de pessoal nas urgências de obstetrícia nos maiores hospitais de Lisboa.
Administração Regional de Saúde do Algarve pretende contratar reforço de assistência médica até 30 de setembro. O modelo contempla alojamento, ajudas de custo e dispensa no serviço de origem.
O CDS-PP vai propor, no seu programa eleitoral às legislativas, o alargamento gradual da ADSE a todos e "eliminar discriminações flagrantes" entre o regime dos funcionários públicos e os trabalhadores do privado.
A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema)
O Ministério da Saúde disse hoje que “as medidas de gestão de recursos” em estudo pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) “não preveem o encerramento de qualquer maternidade por nenhum período temporal”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje esperar que o eventual fecho rotativo de urgências de obstetrícia em Lisboa seja "devidamente esclarecido e explicado", para "serenar os espíritos das pessoas".
O grupo parlamentar do PCP enviou hoje um requerimento para a audição do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) sobre o fecho rotativo das urgências de obstetrícia da capital.
A Ordem dos Médicos informou hoje que vai pedir uma reunião com caráter de urgência à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para esclarecer o eventual fecho rotativo das urgências de obstetrícia da capital.
O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a providência cautelar intentada pela Ordem dos Enfermeiros para impedir a formação de técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM, considerando que esta não tem legitimidade para tal.
A Ordem dos Médicos considerou hoje como “um remendo” o eventual fecho rotativo das urgências de obstetrícia de quatro dos maiores hospitais de Lisboa, lembrando que são unidades “de fim de linha” que se encontram “há meses sobrelotadas”.
A coordenadora do BE defendeu hoje que "só não será aprovada uma Lei de Bases da Saúde com a esquerda se o PS não quiser", considerando que ao negociar à direita os socialistas desdizem tudo o que disseram até agora.
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu hoje que as grávidas não vão andar de ambulância entre hospitais na região de Lisboa, durante o verão, período normalmente mais crítico de funcionamento hospitalar.