O médico Luís Mendes Cabral inicia funções como presidente do INEM na terça-feira, substituindo o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Governo de Donald Trump anunciou hoje que utilizará um fundo de emergência para financiar metade dos subsídios alimentares de que depende cerca de 12% da população norte-americana e que estão congelados desde sábado devido à paralisação orçamental.
O candidato presidencial António José Seguro considerou hoje que Portugal não se pode transformar num “país de pés de barro” e rejeitou que se considerem normais as falhas na saúde, defendendo que sejam atacadas “as causas dos problemas”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra colocou hoje em funcionamento uma plataforma de gestão de transportes não urgentes, que passa a ser de utilização obrigatória em todos os polos da instituição.
Os Açores vão avançar com um projeto “inovador” para combater o cancro colorretal, investindo nas áreas do diagnóstico, prevenção e tratamento, revelou hoje o hospital de Ponta Delgada e o Centro de Oncologia da região.
O presidente do Chega criticou hoje a ministra da Saúde por não assumir responsabilidades políticas pelas falhas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que o Governo responsabiliza toda a gente menos a si próprio.
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, anunciou hoje que vai pedir ao Governo apoios para os produtores de ovinos da região cujas explorações foram afetadas pelo vírus da língua azul nos últimos meses.
Os médicos do Serviço Nacional de Saúde podem aceder ao processo clínico de todos os utentes, de qualquer unidade local de saúde, através do Registo de Saúde Eletrónico, esclareceram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Mais de três dezenas de especialistas nacionais e interacionais vão colocar a neurologia e o género no centro do debate, ao longo de três dias, na cidade de Coimbra, revelou hoje a presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia.
O candidato presidencial António Filipe afirmou hoje que o caso da grávida e do bebé que morreram no Hospital Amadora-Sintra é grave, assim como a reação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (Tika) formou 40 profissionais de saúde moçambicanos nas áreas de ginecologia, neonatologia, pediatria, obstetrícia e enfermagem, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil em Moçambique, foi hoje anunciado.
O Presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra demitiu-se na sequência do caso da grávida que morreu na sexta-feira, depois de ter dado informações incompletas sobre a grávida à ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
O programa regional de fundos europeus Norte 2030 investiu mais de 83,4 milhões de euros (ME) em saúde por toda a região, impulsionando um investimento superior a 220 milhões de euros, foi hoje divulgado.
O PCP considerou hoje grave a circunstância em que ocorreu a recente morte de uma grávida e do seu bebé no Hospital Amadora-Sintra, criticou o recurso a “bodes expiatórios” e responsabilizou o primeiro-ministro pela política de saúde.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego vai investir 5,1 milhões de euros (ME) para relocalizar o Serviço de Imagiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz, num novo espaço equipado com tecnologia de ponta.
A presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade de Moçambique afirmou hoje que os atores-chave do setor da saúde identificam-se com a proposta da lei do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.
O líder parlamentar da IL afirmou hoje que a ministra da Saúde deve ceder o seu lugar se verificar que não tem capacidade para fazer as reformas necessárias para resolver os problemas do SNS.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a falta de integração total entre os sistemas informáticos do Hospital Amadora-Sintra e dos cuidados de saúde primários dificulta o acesso completo aos dados clínicos, podendo comprometer a segurança dos doentes.
A Comissão Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda (BE) rejeitou hoje o encerramento do serviço de urgência o Hospital Geral (Covões) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e exigiu a sua reabertura plena.
As Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT) realizaram 5.794 audições em 2024, das quais 4.677 incidiram sobre processos instaurados no próprio ano, com 96% conduzidas diretamente pelas CDT, foi hoje anunciado.
O Tribunal Central Criminal de Lisboa adiou hoje pela terceira vez a leitura do acórdão do julgamento em que o atual, a ex-bastonária dos enfermeiros e outras 11 pessoas ligadas à Ordem respondem por peculato e falsificação.
O primeiro-ministro criticou hoje a “grande querela comunicacional” que se gerou em Portugal por ter dito que era preciso otimizar os recursos e gerir melhor o investimento financeiro na saúde.
Seis em cada dez portugueses não têm dentição completa, revelou hoje o Barómetro da Saúde Oral 2025 da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que destaca “desigualdades significativas” na prevenção e no acesso a cuidados de saúde oral.