O Governo angolano vai vacinar mais de dois milhões de pessoas contra a cólera, em cinco províncias do país onde se regista transmissão ativa desta doença, que desde janeiro assola Angola, com centenas de mortes.
Moçambique confirmou hoje os primeiros três casos de mpox no atual surto que afeta vários países africanos, detetados na província do Niassa, no noroeste, com os pacientes estáveis e em isolamento, segundo o Ministério da Saúde.
Mais de um milhão de pessoas vão ser notificadas a partir de terça-feira para completarem os dados em falta no Registo Nacional de Utentes (RNU), uma condição obrigatória para continuarem inscritas nos cuidados de saúde primários.
A discussão da lei sobre violência obstétrica baixou hoje à especialidade sem votação, na sequência da aprovação de dois requerimentos para debater os projetos de lei do CDS-PP e do Livre.
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, um projeto de lei do BE que consagra a violação como crime público com os votos a favor da maioria das bancadas parlamentares e de doze deputados socialistas.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu hoje que foi “a mais adequada” a atuação do organismo no caso da grávida da zona da Nazaré que perdeu o bebé na quinta-feira.
O parlamento aprovou hoje a criação de uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos anos, na sequência de uma proposta apresentada pela bancada da Iniciativa Liberal (IL).
O novo Hospital de Sintra, que será inaugurado na próxima segunda-feira, vai abrir no sábado o serviço de urgência básica, a partir das 08:00, anunciou hoje o presidente do conselho de administração da unidade local de saúde (ULS) Amadora-Sintra.
Os partidos concordaram hoje com a discussão na especialidade da lei da violência obstétrica, com PSD e CDS-PP isolados na defesa da eliminação do conceito de violência obstétrica da lei aprovada em março.
Um foco da doença loque americana foi “identificado precocemente” em abelhas na ilha das Flores, nos Açores, e as autoridades realizaram uma “intervenção rápida e determinada” para evitar a sua propagação, informou hoje o executivo regional.
Seis urgências vão estar encerradas no sábado e sete no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria garantiu hoje que foram acionados todos os meios disponíveis para dar uma resposta rápida e eficaz à grávida da Nazaré que perdeu o bebé.
A CoRe Capital vai investir cerca de 22 milhões de euros (ME) na criação de 430 novas camas em cuidados continuados, até 2026, na região Centro, na Grande Lisboa e no Norte, revelou hoje o CEO do grupo SER.
Um bebé nasceu prematuro na quinta-feira numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, distrito de Leiria, mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do Hospital de Leiria, segundo o jornal Expresso.
A Assembleia da República discute hoje se o conceito de violência obstétrica, incluído na lei que "promove os direitos da mulher na gravidez e no parto", deve ser eliminado.
Os Estados Unidos voltaram a encerrar a sua fronteira sul à importação de gado, alegando que um parasita carnívoro se deslocou mais para norte, no México, do que o anteriormente reportado.
O número de cirurgias no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, aumentou este ano, depois da entrada de funcionamento do hospital modular, anunciou hoje a secretária regional da Saúde e da Segurança Social, Mónica Seidi.
A nova representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Ann Lindstrand, considerou hoje uma prioridade combater novos casos que ameaçam a certificação do arquipélago como país livre de malária.
A ministra da Saúde reconheceu hoje que o Governo poderia ter feito melhor no lançamento do concurso público internacional para contratação do serviço de helicópteros de emergência médica do INEM.
A agência de saúde pública da União Africana (UA) anunciou hoje um plano de ações coordenadas entre os países do continente que visa gerir o impacto das alterações climáticas na saúde.
A Câmara da Moita exigiu hoje ao Governo “um compromisso sério com o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na Península de Setúbal, face ao encerramento, durante dez dias, da urgência de obstetrícia do Hospital do Barreiro.
A organização não-governamental Amnistia Internacional apelou hoje ao parlamento para que respeite o direito à privacidade das mulheres grávidas, considerando que revogação da lei apresenta “sérios retrocessos” num caminho que “deve ser para a frente e nunca para trás”.
A administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) anunciou hoje alterações na sua composição, que passam pelas saídas dos atuais diretores clínicos para os cuidados hospitalares e de saúde primários.
A Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ) considerou hoje que a revogação da lei sobre os direitos da mulher na gravidez e no parto representaria “um grave retrocesso”, mas defendeu que deveria ser aperfeiçoada.