A juíza-conselheira Leonor Furtado, antiga inspetora-geral da IGAS – Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, que presidiu à Comissão Técnica Independente ao INEM, um grupo de técnicos e especialistas que produziu um relatório a pedido do Governo, alertou para falhas estruturais no funcionamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apontando problemas sérios ao nível do comando, do controlo e da auditoria.
A ex-diretora-geral da Saúde Graça Freitas manifestou hoje apoio a António José Seguro, considerando que será “um excelente Presidente” e “uma voz de responsabilidade e rigor na vida pública”, revendo-se nos seus “valores e princípios éticos e cívicos”.
O deputado único do BE apresentou hoje um projeto de lei para que o subsídio atribuído a cidadãos com doença oncológica corresponda a 100% da remuneração de referência do beneficiário, ao contrário dos atuais 55 a 75%.
Algumas unidades de saúde do distrito de Beja sofreram danos e estão a funcionar com constrangimentos devido ao mau tempo causado pelo depressão Leonardo, revelou hoje a unidade local de saúde.
Os hospitais das regiões afetadas pela tempestade Kristin estão com a sua capacidade de resposta aos utentes “plenamente salvaguardada” e 39 unidades de saúde já recuperaram as comunicações, anunciou hoje o Governo.
O Hospital de Avelar da Fundação De Nossa Senhora Da Guia, em Ansião, no distrito de Leiria, registou danos consideráveis na sequência da passagem da depressão Kristin, tendo conseguido manter a atividade, disse o diretor à Lusa.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que têm atingido o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
A Câmara de Vila Velha de Ródão desaconselhou hoje o consumo de água dos fontanários públicos, devido à falta de condições para garantir a sua qualidade após a passagem da depressão Kristin pelo concelho.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou hoje que a Proteção Civil regional funcionou, no entanto, pretendia que a Proteção Civil nacional tivesse atuado mais cedo, tanto de forma preventiva, como na presença no terreno.
O número de dias com urgências fechadas diminuiu 28% em janeiro face ao mesmo mês de 2025, confirmando a tendência verificada no ano passado, revelou hoje o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde no parlamento.
Moçambique é o primeiro país a retomar a vacinação preventiva contra a cólera, após a interrupção em 2022 devido ao aumento do número de casos e a consequente diminuição dos 'stocks', informou hoje Organização Mundial da Saúde (OMS).
A redução da exposição das populações ao ruído excessivo, protegendo a saúde, e a promoção do direito ao sossego são os grandes objetivos da Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente 2025-2030, publicada hoje em Diário da República.
O diretor executivo do SNS negou hoje haver falta de macas nos hospitais, mas reconheceu que a permanência das ambulâncias nas urgências foi excessiva em 14 hospitais em janeiro, apesar de os tempos de espera dos utentes terem baixado.
A Câmara de Odemira ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, devido a “fortes condicionantes e prejuízos provocados” pelo mau tempo, e planeia transferir as urgências do centro de saúde para evitar inundações.
Um estudo internacional liderado por uma investigadora da Universidade Nova revelou como o sistema imunitário reconhece alterações nos açúcares de células tumorais, o que permite direcionar medicamentos de outra forma, anunciou hoje a instituição.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
O líder parlamentar do PS anunciou hoje a criação de uma subcomissão, no âmbito da Comissão Parlamentar de Economia, para acompanhar as ações de emergência e de reconstrução após a devastação causada pela depressão Kristin.
A Unidade de Saúde Local da Região de Leiria (ULSRL) divulgou hoje recomendações à população afetada pela tempestade Kristin relativamente a cuidados a ter com o consumo de água e alimentação, assim como conselhos de segurança pessoal.
O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), José Manuel Pureza, considerou hoje inaceitável que não estejam a ser mobilizados todos os recursos europeus, por incúria do Governo, para responder aos impactos de depressão Kristin.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, defendeu hoje que a carreira médica devia prever condições diferentes consoante as especialidades e regiões do país, considerando que a situação atual gera desequilíbrios.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparação de edifícios.
A Ordem dos Farmacêuticos destacou hoje o papel dos 73 farmacêuticos que já têm competência em Oncologia, considerando-os determinantes para o acompanhamento farmacêutico dos doentes oncológicos, pois garantem segurança e personalização de cuidados.
O número de doentes operados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O número de utentes abrangidos pelos rastreios de base populacional foi o mais elevado em 2024, mas nos cancros do cólon e reto e colo do útero as coberturas estão longe da meta de 90% previsto para 2030.