As Sociedades Portuguesas de Diabetologia (SPD) e de Cardiologia (SPC) vão iniciar, em março, um estudo nacional “de larga escala” sobre diabetes e risco cardiovascular, uma iniciativa “inédita em Portugal” que envolverá mais de 20.000 participantes, foi hoje divulgado.
A candidata presidencial Catarina Martins considerou hoje que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, conhece a realidade dos problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) mas “opta por mentir”, insistindo que a degradação do setor é intencional.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que o primeiro-ministro é “o maior sem noção do país”, depois de Luís Montenegro ter rejeitado na segunda-feira a ideia de caos na saúde.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes pediu hoje ao Ministério da Saúde “maior sensibilidade” em relação “às questões menos boas que foram acontecendo” e considerou que já não se trata de política, mas de uma questão “humana e social”.
O candidato presidencial António José Seguro contrariou hoje a ideia do primeiro-ministro de que os problemas na saúde são perceções, porque “a situação é mesmo real”, e considerou que só com o “contacto direto” os políticos percebem as dificuldades.
O retrato é apresentado pela presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no programa “Check-Up” do Canal S+ que não hesitou em sublinhar a falta de disponibilidade para o diálogo manifestada pela ministra Ana Paula Martins.
Uma equipa de investigadores liderada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estudou os primeiros casos confirmados em Portugal de infeção por ‘Candida auris’, um fungo resistente a medicamentos considerado uma ameaça à saúde pública global.
Os preços de alguns dos fármacos mais populares contra a obesidade caíram até 80% na China em relação ao seu lançamento inicial, devido à forte concorrência num mercado que supera os 400 milhões de pessoas com excesso de peso.
O perfecionismo associado à imagem corporal e aos desportos de competição estão entre os fatores mais fortemente associados ao risco de desenvolver dependência do exercício físico, segundo um estudo científico.
Mais de metade das pessoas recorrem à automedicação, segundo um estudo hoje divulgado, que mostra uma prática mais disseminada do que se pensa e também usada na saúde mental, sendo que a maioria não diz ao médico.
As dificuldades de acesso aos cuidados de saúde estão a reduzir as probabilidades de uma pessoa recorrer exclusivamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, depois de optar pelo privado, quem tem mais recursos dificilmente regressa ao sistema público.
Um estudo sobre automedicação hoje divulgado sugere o reforço do papel do farmacêutico e aponta a necessidade de disseminação das consultas de reconciliação terapêutica nas farmácias, sobretudo para segurança de doentes crónicos que tomam medicamentos para várias doenças.
Os episódios de doença aumentaram nos mais jovens, segundo um relatório hoje divulgado que mostra que há mais portugueses doentes e as barreiras de acesso aos cuidados de saúde continuam elevadas.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez, nomeou hoje ministro um antigo guarda-costas do presidente preso pelos EUA, Nicolas Maduro, em 03 de janeiro, anunciou no Telegram.
O candidato presidencial Gouveia e Melo acusou hoje “a casta política” de cinismo, responsabilizando-a pelo crescimento do populismo, num discurso em que prometeu fazer respeitar a dignidade dos militares, das forças de segurança e dos idosos.
Mais de 25.000 utentes foram atendidos no Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios desde que foi criado, em agosto de 2024, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde de Santa Maria, que destaca a rapidez na resposta.
O candidato presidencial António José Seguro discordou hoje do primeiro-ministro quanto à avaliação sobre o estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mostrando-se indignado e revoltado com as “situações indescritíveis” que os portugueses têm que enfrentar.
O homem, de 56 anos, que alegadamente tentou violar uma jovem no hospital de Portalegre, em junho passado, foi acusado pelo Ministério Público de crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência agravado, na forma tentada.
O grupo parlamentar do Partido Socialista quer conhecer toda a documentação do processo de aquisição de ambulâncias para o INEM, face à “opacidade da informação partilhada”, segundo requerimento entregue hoje.
A maternidade do Hospital Santa Maria, em Lisboa, registou 2.699 partos em 2025, o maior número de nascimentos em mais de uma década, assinalando “um momento histórico” para o bloco de partos, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de estar apostado em “desmantelar o Serviço Nacional de Saúde” (SNS) e em fazer da saúde “um grande negócio para um conjunto pequeno de grupos privados”.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) pediu hoje ao Governo que recue na intenção de impor limites à contratação de enfermeiros, alertando que a medida pode deixar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em risco.
O Hospital da Ilha Terceira, nos Açores, reabriu hoje a unidade de cuidados intermédios cardíaca, um primeiro passo para criar uma unidade de hemodinâmica, que permita a realização de outros procedimentos, segundo o diretor do serviço de cardiologia.
O Município de Braga vai aumentar, de 3,5 para 5,2 milhões de euros, a comparticipação financeira na criação de um centro de valorização e transferência de tecnologia (CVTT) na área das Ciências da Vida e da Saúde.