O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em parceira com o Instituto Superior Técnico e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), concorreu com o projeto Data2Help ao financiamento atribuído pelo Governo a projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.
Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de população a confiar nas vacinas, considerando-as seguras, efetivas e importantes para as crianças.
Entre 9 e 16 de outubro, 116 países de vários continentes estiveram envolvidos na operação internacional PANGEA XI, dedicada ao combate aos medicamentos falsificados e ao alerta para os perigos associados à compra destes medicamentos através da internet.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) venceu a 5.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que distingue iniciativas que permitem a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com o projeto «Via Verde Reanimação».
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) lançou na quarta-feira, 17 de outubro, a aplicação «MyCHTS», com a qual pretende melhorar a acessibilidade dos utentes à informação.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma nova geração de polímeros com propriedades antimicrobianas para prevenir infeções hospitalares.
Com o objetivo de introduzir a técnica de espectroscopia Raman na clínica, mais de 150 investigadores europeus formaram uma rede de colaboração, denominada Raman4Clinics, no âmbito das Ações COST - Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia.
O Ministério da Saúde terá no próximo ano 10.922 milhões de euros para gastar, o que corresponde a um aumento de 5%, mais 523 milhões de euros face ao estimado para 2018. Este acréscimo é também substancialmente superior ao aumento de 300 milhões de euros que tinha sido anunciado.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Carvalhosa, no Porto, acolhe, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2018, o Rastreio Nacional da Voz Artística, dirigido à comunidade artística do distrito, mas aberto a toda a população mediante inscrição.
A vacina da gripe começa a estar disponível esta segunda-feira, dia 15 de outubro. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem 1,4 milhões de doses para administrar, na época de 2018/2019.
O Dia Mundial das Doenças Reumáticas celebra-se hoje, dia 12 de outubro. A propósito da data, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) denuncia o facto de cerca de metade dos portugueses não ter acesso a reumatologista nos hospitais públicos, havendo apenas cinco unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o quadro completo de especialistas.
Os partos por cesariana quase duplicaram em todo o mundo em 15 anos, passando de 12% para 21% de todos os nascimentos, segundo estudos divulgados pela revista internacional The Lancet.
O projeto + Contigo, promovido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) tem como objetivo a prevenção do suicídio de alunos de escolas do 3º ciclo da zona centro do país.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou uma Norma com recomendações relativas à vacinação contra a gripe na época 2018/2019.
Quatro novas unidades de saúde começaram, em setembro, a utilizar SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência. A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em articulação com as instituições hospitalares, concluiu o processo de migração com sucesso.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) renovou a acreditação em Suporte Básico de Vida ao Centro de Formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
«Pare, Pense, Mude: Pequenos gestos, grandes mudanças» é o mote para a segunda Campanha de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvida no âmbito do Programa de Eficiência Energética (Eco.AP) e do Plano Estratégico do Baixo Carbono (PEBC) do Ministério da Saúde, que começou, dia 1 de outubro, no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).
Mais de 20 hospitais públicos vão passar a ter hospitalização domiciliária no próximo ano, permitindo aos doentes que estariam internados recuperar de uma doença aguda em casa, mas recebendo cuidados hospitalares.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 a 5 de outubro sob o tema "Aleitamento Materno - Um alicerce para a vida". O arranque da Semana teve início com a Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2018, que decorreu no Hospital de Magalhães Lemos (Porto), no dia 28 de setembro.
O Prémio Nobel da Medicina 2018 foi atribuído ao investigador norte-americano James P. Allison e ao também investigador japonês Tasuku Honjo, pelas descobertas relacionadas com o papel do sistema imunitário na luta contra o cancro, anunciou esta manhã o Comité Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. O prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 871 mil euros).
As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência (INEM) passam a estar equipadas, a partir 1 de outubro de 2018, com um dispositivo que permite efetuar uma nova técnica em ambiente pré-hospitalar, denominada Continuous Positive Airway Pressure – pressão positiva contínua na via aérea (CPAP), possibilitando a doentes que apresentem dificuldade respiratória aguda de origem cardíaca um prognóstico mais favorável.
“O Lado Dourado da Oncologia Pediátrica” é o nome da exposição fotográfica patente no Hospital de S.João no Porto e reúne cerca de 100 imagens de crianças com doença oncológica que foram captadas ao longo de vários anos no serviço daquela unidade hospitalar.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a desenvolver um dispositivo semelhante a um 'pacemaker' que permitirá melhorar o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, condição que afeta cerca de 250 mil portugueses.
Os resultados preliminares do DO-HEALTH, o nome do maior estudo europeu sobre envelhecimento, concluem que a população idosa portuguesa apresenta baixos níveis de saúde, quando comparando com outros países europeus.