A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), distrito de Castelo Branco, adiou para o final do ano, em data a definir, as comemorações do centésimo aniversário, face à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a AECBP lembra que o aniversário se assinala no dia 30 de junho e justifica o adiamento das comemorações com a "impossibilidade de organizar os preparativos neste contexto, numa altura em que a atitude mais sensata é a de recolhimento de todos para evitar a propagação do vírus".
Citado na nota de imprensa, o presidente da associação, Henrique Gigante, sublinha que "a direção quer a maior participação possível dos convidados e intervenientes das comemorações" e que, "dada a atual conjuntura de necessidade de distanciamento social, o momento não é o adequado para os preparativos e festejos de assinalamento da efeméride".
"No final do ano, já superada a pandemia e recuperada a normalidade social, teremos as condições plenas de realização de uma festa bonita, à altura de uma data tão emblemática como são os 100 anos de uma instituição com forte peso histórico na região", acrescenta.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.