As análises aos cidadãos repatriados por Portugal que chegaram no domingo a Lisboa vindos da China deram negativo ao novo coronavírus, informou a Direção Geral da Saúde (DGS).
O Brasil está a preparar a retirada de 28 brasileiros que ficaram retidos em Wuhan, cidade chinesa colocada sob quarentena devido ao novo coronavírus, disse hoje à Lusa fonte da embaixada daquele país na China.
O PPM dos Açores quer ouvir em sede de comissão parlamentar diversas entidades da região a propósito de um avião privado chinês que aterrou em Ponta Delgada no sábado, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) pediu “a intervenção urgente” do secretário-geral da ONU devido à situação que se vive nos cuidados de saúde nas prisões portuguesas, na sequência de “inúmeras denúncias” feitas por reclusos e guardas prisionais.
As linhas de cruzeiro vão proibir a entrada a bordo de passageiros ou tripulantes que tenham passado pela China nos 14 dias anteriores, para prevenir a propagação do surto do novo coronavírus, anunciou hoje a federação internacional do setor.
O Governo de Macau anunciou hoje a obrigatoriedade de utilização de máscara nos autocarros e táxis do território, em mais uma medida de prevenção contra o surto do novo coronavírus, que em Macau já infetou oito pessoas.
A líder do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou hoje que a cidade fechará quase todas as fronteiras terrestres e marítimas para o continente, a partir da meia-noite, para impedir a disseminação do novo coronavírus da China.
Mais de mil médicos e enfermeiros iniciaram hoje uma greve em Hong Kong para exigir ao Governo local o encerramento da fronteira com a China para conter o novo coronavírus, disse a líder da associação profissional.
O coordenador das Nações Unidas em Timor-Leste disse hoje que é essencial divulgar todos os dias informação correta ao público e fortalecer a coordenação entre ministérios para responder ao risco do novo coronavírus no país.
A República Popular da China criticou hoje os Estados Unidos pelas restrições à entrada de chineses por causa da epidemia de coronavirus acusando Washington de “semear o pânico”.
O cirurgião Pedro Gouveia, da Fundação Champalimaud, considerou, em entrevista à Lusa, que o grande desafio da saúde nos próximos anos é a "sustentabilidade" da implementação das novas tecnologias, dos pontos de vista ético, da eficácia e financeiro.
As cerca de 20 pessoas repatriadas da cidade chinesa de Wuhan para a França suspeitas de estarem infetadas com o novo coronavírus (2019-nCoV) já foram testadas e os resultados foram negativos, anunciou hoje o Governo francês.
As autoridades de imigração timorenses determinaram hoje, por despacho, a proibição da entrada no aeroporto de Díli de “cidadãos com passaporte chinês”, em resposta ao surto do coronavírus, que ignora outros viajantes que tenham passado em zonas de risco.
A Universidade de Macau designou uma equipa que começa hoje a trabalhar para dar aconselhamento psicológico profissional às pessoas que se encontram em quarentena, devido ao novo coronavírus, numa pousada do território.
A Nova Zelândia proibiu hoje a entrada no país, por 14 dias, de estrangeiros de qualquer nacionalidade provenientes da China para impedir a propagação do novo coronavírus.
Uma organização não-governamental (ONG) timorense considerou hoje que a ameaça do novo coronavírus mostra as fragilidades causadas pelo subinvestimento na saúde e manifestou preocupação pela discriminação da comunidade chinesa no país.
As concessionárias do jogo em Macau garantiram que vão providenciar alojamento aos funcionários que vivem na China, anunciou hoje o Governo de Macau.
A China terminou a construção de um hospital de mil camas para os doentes do novo coronavírus, que já causou 362 mortos e mais de 17 mil infetados no país e no estrangeiro, foi hoje anunciado.
O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus subiu para 362, depois de 56 pessoas terem morrido na China e uma nas Filipinas, anunciaram hoje as autoridades da província de Hubei.
As 20 pessoas que chegaram a Lisboa vindas da China partilharam até Marselha um avião com outros europeus, alguns com sintomas suspeitos de contágio do novo coronavírus, mas não estiveram em contacto, afirmou hoje a ministra da Saúde portuguesa.
A ministra da Saúde afirmou hoje que as 20 pessoas retiradas da China que chegaram a Lisboa vão ficar em isolamento e fazer análises para despistar o novo coronavírus, cujos resultados serão apresentados “nas próximas horas”.
Aterrou no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, às 20:24, o avião C-130 da Força Aérea Portuguesa proveniente da base militar de Istres, sul da cidade francesa de Marselha, em França, com 17 portugueses a bordo repatriados da cidade chinesa de Wuhan, na provincia de Hubei.
Vinte pessoas repatriadas por França e que chegaram hoje a Marselha provenientes da cidade chinesa de Wuhan, foco do novo coronavírus, vão realizar exames médicos de imediato, já que apresentam sintomas de um possível contágio.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a congénere russa vão realizar uma reunião técnica na terça e quarta-feira, para analisar a queda do preço do petróleo, relacionado com a epidemia de coronavírus.