O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, está a desenvolver, no âmbito de um projeto europeu, uma ferramenta tecnológica que visa facilitar o processo de doação de rins entre diferentes países.
A recolha de mais de três milhões de pilhas e baterias usadas permitiu a doação de um ventilador ao Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, anunciou a Ecopilhas, sociedade gestora desses resíduos, na quinta-feira.
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde recebeu 159 pedidos para realização de ensaios clínicos em 2018, tendo autorizado 141, mais 16% comparativamente ao ano anterior. Este aumento representa «um máximo histórico» apenas atingido em 2006, quando houve 160 ensaios, afirmou a vogal do conselho diretivo do Infarmed, Sofia Oliveira Martins.
A Associação Nacional dos Estudantes de Medicina manifesta-se preocupada com a saída de especialistas para o estrangeiro, que pode pôr em causa a formação de jovens médicos e afetar a qualidade da prestação de cuidados.
Marta Temido reconhece que o Governo tem “uma luta sem tréguas” pela frente para melhorar o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos no SNS
Consultas de medicina geral devem passar de 15 a 20 minutos para 35 a 40 minutos, defende proposta da Ordem dos Médicos
Depois dos hospitais CUF, o grupo Luz Saúde também vai romper o acordo com a ADSE.
O governo aprovou, em conselho de ministros, uma requisição civil para travar greve cirúrgica dos enfermeiros. O anúncio foi feito em conferência de imprensa, onde a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que medida terá “efeitos imediatos”.
Graça Feitas explicou, na passada quinta-feira, durante uma conferência de imprensa, que janeiro, por regra, é o mês do ano em que "ocorre mais frio" e circulam mais vírus respiratórios.
Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho da Região Centro da Ordem dos Enfermeiros esteve, na passada segunda-feira, no programa Check Up, do Canal S+, onde respondeu ao primeiro-ministro que, na passada sexta-feira, classificou a "greve cirúrgica" dos enfermeiros como “selvagem” e “absolutamente ilegal”.
"A decisão tem por base as posições que têm sido tomadas pela bastonária em sucessivas ocasiões e, em particular, no que diz respeito à 'greve cirúrgica', que tem vindo a apoiar publicamente, incentivando à participação dos profissionais", refere a nota enviada, à Lusa, pelo gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Em entrevista ao Canal S+, a investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Dagmara Paiva, referiu que é preciso dar mais condições aos profissionais de saúde para poderem ouvir os doentes.
João Paulo Almeida, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) esteve no programa Saúde em Dia, do Canal S+, e explicou tudo sobre o Programa Nacional de Fracionamento de Plasma Humano que já está na segunda fase.
Uma auditoria do Tribunal de Contas revelou que o investimento do Estado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) caiu 6% entre 2015 e 2017. Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares esteve no programa Corpo Clínico, do S+, e comentou estes números "históricos".
Carlos Palos, especialista em Medicina Interna e Intensiva, esteve no programa Saúde em Dia, do Canal S+, onde confirmou o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acerca dos números Portugueses no que ao controlo de infeções hospitalares diz respeito.
O médico pneumologista Filipe Froes esteve no programa Saúde em Dia, do Canal S+, onde referiu alguns números no que diz respeito ao vacinómetro de 2018/2019, destacou ainda que “estamos relativamente estagnados na cobertura dos profissionais de saúde”.
11 anos já se passaram, pelo meio avanços e recuos, promessas e tentativas que não passaram disso mesmo. A ala pediátrica do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) é para alguns uma utopia.
A Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, esteve no programa Saúde em Dia, do Canal S+, para falar sobre o Plano de Saúde Sazonal da Direção-Geral de Saúde (DGS) e para dar algumas recomendações. Conheça-as em baixo.
A proposta de Lei de Bases da Saúde aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros deixa cair a criação do estatuto do cuidador informal.
A vice-presidente da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP), Teresa Silveira, esteve no programa "Saúde em Dia" a propósito dos 70 anos de história e formação em saúde da instituição de ensino e anunciou a construção de um novo campus.
Luís Duarte Rocha, internista e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), referiu na passada quarta-feira, no programa "Saúde em Dia", que 30 a 40% dos doentes não deveriam ir às urgências.
Foram aprovadas pelo parlamento, sem consultar a Direcção-Geral de Saúde (DGS), três novas vacinas gratuitas na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, no passado dia 27 de Novembro. Ana Jorge, ex-ministra da saúde esteve ao telefone no programa Saúde em Dia do S+ para discutir este assunto.
O Coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários, frisou a qualidade do Serviço Nacional de Saúde no programa Saúde em Dia do S+. “Temos que estar conscientes de que Portugal ganhou 10 anos de vida nos últimos 40 anos”, afirmou.
O bastonário da Ordem dos Médicos esteve em entrevista no programa “Corpo Clínico” do S+ e fez questão de afirmar que "não tenho dúvidas que os ministros da saúde não conhecem o dia a dia dos médicos nos hospitais e nos centros de saúde" e que Marta Temido devia passar um dia com um médico interno para perceber todas as dificuldades.