O Lar São João Batista, em Barão de São João, Lagos, retomou hoje o seu normal funcionamento, depois de ter sido erradicado o foco de "legionella" detetado na semana passada, disse um diretor da instituição.
A rede de informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser reforçada desde 2023, num investimento de cerca de 24 milhões de euros, indicaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde defendeu hoje um "projeto de vigilância" para prevenir a propagação da malária, após mais um caso registado, totalizando 31 desde janeiro, ameaçando o certificado de país livre da doença.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco vai passar a funcionar na Quinta do Moinho Velho, fora do espaço hospitalar.
Angola contava, em 2022, com 5.945 médicos no setor público, equivalente a um rácio de 1,8 médicos por cada 10.000 habitantes, abaixo das recomendações internacionais, segundo o Anuário Estatístico Sanitário hoje consultado pela Lusa.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) classificou hoje de inútil a decisão de transferir médicos para o Hospital de Almada, alegando que, na prática, não há obstetras no Hospital do Barreiro a quem aplicar a medida.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social reiterou hoje o compromisso do Governo dos Açores em investir na valorização contínua dos profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS), alegando que a realidade arquipelágica não deve ser um fator limitador.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu hoje não estar “preocupado com a popularidade” das decisões que têm sido tomadas pelo Governo para resolver os problemas das urgências de ginecologia e obstetrícia.
O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP) entregou hoje um pedido formal exigindo a disponibilização pública do relatório de atividades e gestão do Serviço de Saúde da Madeira de 2024, declarando que “ninguém atrapalha” a ação de fiscalização do partido.
A secretária de Estado da Saúde defendeu hoje a criação do curso de Medicina na universidade localizada em Vila Real, referindo que este Governo revela uma vontade política de concretizar esse projeto que “nunca existiu” no passado.
A renovação do bloco de partos da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), num investimento de 4,1 milhões de euros, estará concluída no final do ano, disse hoje o presidente do conselho de administração.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje “absolutamente lamentável” a transferência forçada de médicos do Hospital do Barreiro para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, para garantir o funcionamento das urgências obstétricas.
O Governo propôs a reafetação de 138 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados, permitindo agora obras de renovação, e deu pouco mais de um 24 horas para as instituições responderem.
O PS criticou hoje a intenção do Governo de encerrar as urgências de obstetrícia em Setúbal e no Barreiro e acusou a maioria PSD/CDS-PP de prejudicar gravemente a prestação de cuidados de saúde no distrito de Setúbal.
Os colégios de especialidade da Ordem dos Médicos têm até dezembro para apresentar propostas de revisão dos rácios das equipas de urgência, num processo de atualização do regulamento que, segundo o bastonário, está desajustado da realidade nacional e internacional.
A pediatra Ana Isabel Fonseca Lopes vai substituir o até aqui diretor clínico do Hospital de Santa Maria, Rui Tato Marinho, uma designação que foi aprovada na última reunião de Conselho de ministros.
As unidades de cuidados continuados tiveram em 2024 um prejuízo que ronda os 125 mil euros por instituição, segundo um estudo da Faculdade de Economia do Porto, que alerta para o risco de encerramento de unidades devido ao subfinanciamento.
O núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRN) acolhe na quarta-feira o Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia, um evento para incentivar a pesquisa numa doença que tem tendência a aumentar, disse hoje o presidente.
Pelo menos 15 crianças morreram desde janeiro na província de Tete, centro de Moçambique, vítimas de desnutrição crónica, um aumento face ao mesmo período de 2024, anunciaram hoje as autoridades da saúde.
A equipa de obstetrícia do Hospital do Barreiro vai ser mobilizada, por despacho, para garantir as escalas na urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, noticia hoje a imprensa.
O investigador Jorge Diogo da Silva recebe hoje o Prémio João Monjardino 2024 pelo trabalho sobre o uso de um suplemento alimentar hepático como potencial tratamento para a doença de Machado-Joseph, uma neuropatia hereditária rara.
Especialistas nomeados pelo secretário para a Saúde dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr., decidiram deixar de recomendar a vacina contra o sarampo a crianças com menos de quatro anos de idade.
África já registou este ano mais de 5.600 mortes por cólera, ultrapassando até setembro o número de mortes e quase atingindo o número total de casos desta doença registados em 2024, anunciou hoje a União Africana.
O Conselho de Finanças Públicas divulgou que, em 2024, a despesa do SNS foi de 15 553 M€, ou seja, um aumento de 1297,8 M€ face a 2023 (9,1%). Em entrevista ao Canal S+, José Mendes de Almeida, médico cirurgião, afirma que isto é incomportável e que se deve fazer um controlo das despesas, por um lado, pela optimização da gestão do dinheiro disponível e, por outro, pela definição do que se faz.