O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até às 00:00 de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 14 distritos de Portugal Continental, terminando hoje apenas em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Pelo menos 950 pessoas morreram de cólera na República Democrática do Congo (RDCongo) desde janeiro, devido à intensificação da epidemia, segundo a ONU, que pediu também uma resposta urgente para mitigar o surto.
Entre agulhas e linhas não-cirúrgicas, cinco costureiras do Hospital Santa Maria dão nova vida a milhares de peças de roupa que teriam como destino o lixo, num serviço invisível que também enfrenta falta de mãos para trabalhar.
As autoridades de saúde moçambicanas estimaram que cerca de 130.000 crianças ainda não foram imunizadas contra diferentes doenças infantis no país, destacando, no entanto, melhorias significativas na cobertura de vacinação.
A cooperativa de solidariedade social Human Coop, com sede em Abrantes, anunciou hoje a implementação do projeto “Dem.Care.Abt”, uma iniciativa de inovação social centrada na intervenção nas pessoas com demência e seus cuidadores, numa zona carenciada de respostas.
A catástrofe humanitária que o mundo está a testemunhar na Faixa de Gaza “tem de terminar imediatamente”, exigiram hoje os governos de França, Reino Unido e Alemanha em palavras dirigidas ao executivo de Israel.
O líder do PS/Açores alertou hoje que o setor da saúde piorou nos últimos cinco anos, denunciado um aumento na lista de espera cirúrgica, e acusou o Governo Regional de estar “sempre a desculpar o presente olhando para trás”.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou hoje a falta de “humanidade” e de “compaixão” demonstrada perante o sofrimento dos palestinianos na Faixa de Gaza.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou hoje à doação de sangue para poder manter as reservas em níveis adequados no verão e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) responsabilizou hoje o Governo pela falta desses profissionais de saúde no INEM, alegando que a situação piorou desde que o instituto passou para a dependência direta da ministra da Saúde.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra está “muito sobrecarregada” e deve ser tratada com “muita cautela”, sob pena dos especialistas deixarem de trabalhar na unidade.
Os Açores têm um novo regime de acolhimento familiar, hoje publicado em Diário da República, medida destinada a promover os direitos de proteção das crianças e jovens em perigo, e que adapta à região legislação nacional sobre esta matéria.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para o papel fundamental do rastreio na deteção precoce do cancro e pediu um reforço na coordenação entre os cuidados primários e os hospitais para o encaminhamento rápido de doentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a envolver influenciadores digitais angolanos na transmissão de mensagens de prevenção de doenças evitáveis para que as informações alcancem mais pessoas nas redes sociais, anunciou hoje a entidade.
O presidente da ULS Amadora-Sintra disse hoje estar a ver com "muita atenção e muito cuidado" o alerta de rutura da urgência geral feito por médicos do serviço, defendendo que a solução passa por diálogo individual e por bom senso.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e outras seis no domingo, cinco de ginecologia e obstetrícia e uma de pediatria, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:30 de hoje.
O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) apelou a ações “urgentes, ousadas e integradas”, em substituição de esforços fragmentados, de modo a acabar com a mortalidade infantil evitável no mundo.
Um quarto das crianças dos seis meses aos cinco anos sofrem de subnutrição em Gaza, bem como as mulheres grávidas e lactantes examinadas na semana passada nas instalações locais dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), denunciou hoje a organização.
Quase 40% das pessoas com deficiência inquiridas num estudo sobre políticas de inclusão revelaram viver com rendimentos abaixo do salário mínimo, enquanto 20% depende exclusivamente da Prestação Social para a Inclusão (PSI), fixada em 324,55 euros.
Todos os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ministro da Defesa admitiu hoje em Torres Vedras que o Estado tem de investir nos heliportos para que os meios aéreos de emergência médica possam aterrar o mais próximo possível dos hospitais.
Os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra defenderam hoje a continuidade da urgência de obstetrícia no hospital de Setúbal e anunciaram que vão pedir uma reunião urgente à ministra da Saúde.
O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) revelou hoje que vai pagar, “até ao final do mês de julho”, as dívidas a fornecedores na área da saúde, um valor que rondará os 200 milhões de euros.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) advertiu hoje que ignorar o alerta da equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra para o risco de rutura iminente do serviço seria “um erro grave, com consequências que podem tornar-se irreversíveis”.