A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recomendou hoje ao Governo a inclusão explícita da educação sexual e da saúde mental no currículo escolar, com aprendizagens progressivas desde o primeiro ciclo e conteúdos e ações adaptados às diferentes idades.
As equipas técnicas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estão a trabalhar para resolver os constrangimentos registados nos últimos dias na nova aplicação móvel e no Portal SNS 24, que estão a ser, gradualmente, ultrapassados, foi hoje anunciado.
O PS/Açores denunciou hoje a ausência de resposta, “há mais de 100 dias”, por parte do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), a um requerimento parlamentar sobre as “graves falhas” nos cuidados de saúde na ilha de Santa Maria.
O Canadá garantiu hoje que vai continuar a apoiar Moçambique nos setores de saúde e educação e nas políticas de emprego e oportunidades económicas para a juventude em 2026, face à redução dos recursos externos.
A Associação Portuguesa de Fertilidade (APF) declarou-se hoje preocupada com a “diminuição do peso e da importância” da educação sexual na disciplina de Cidadania, cujo conteúdo está em consulta pública até sexta-feira.
A principal autoridade internacional em crises alimentares alertou hoje que “o pior cenário de fome está atualmente a desenrolar-se na Faixa de Gaza”, prevendo “mortes generalizadas” se não for tomada uma ação imediata.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) disponibiliza aos estudantes da instituição um espaço digital onde têm à disposição um serviço de saúde mental e de bem-estar.
O Governo moçambicano está a reforçar a vigilância fronteiriça, com equipas de rastreio e testagem, para travar a propagação de casos de mpox, com o país a registar atualmente 17 casos e 92 suspeitos, foi hoje anunciado.
A Federação Nacional de Médicos exigiu hoje a regularização urgente do pagamento da produção adicional à equipa de neurorradiologia de intervenção da Unidade Local de Saúde de Braga. A FNAM afirma que a interrupção deste serviço coloca em risco a vida de doentes em situações de urgência médica grave, como é o caso dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) isquémicos agudos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez hoje recomendações sobre o que fazer em situação de inalação de fumos dos incêndios como retirar a pessoa do local e observar se apresenta queimaduras faciais e sinais de dificuldade respiratória.
Um juiz federal decidiu hoje que as clínicas da Planned Parenthood em todo o país devem continuar a ser reembolsadas pelo financiamento do Medicaid.
A nova aplicação móvel e o novo portal do SNS 24, lançados na quarta-feira, estão hoje a registar problemas, confirmou a Lusa após relatos de vários utentes.
Cabo Verde vai introduzir novos tipos e doses de medicamentos, priorizando doenças como hipertensão, diabetes e saúde infantil, anunciou hoje o Governo, após 16 anos sem atualizar a lista nacional.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) instou hoje governos e parceiros a acelerarem urgentemente esforços para eliminar a hepatite viral, que afeta 300 milhões de pessoas e causa mais de 1,3 milhões de mortes por ano.
O estigma e o tabu associados à interrupção voluntária da gravidez (IVG) nos Açores levam a que a região registe atualmente uma “elevadíssima taxa de gravidez na adolescência”, denunciou hoje a UMAR, Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.
O coordenador da equipa criada pelo Governo em 30 de abril para, até esta semana, concluir um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do SIRESP foi designado há dias, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A Federação Nacional dos Médicos afirmou hoje ter aberto caminho à “verdadeira negociação” com as Unidades Locais de Saúde de gestão empresarial para melhorar o Acordo Coletivo de Trabalho, admitindo a assinatura de um acordo transitório já em agosto.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomendou ao Ministério da Saúde que esclareça o enquadramento legal de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) por imigrantes não regularizados em Portugal, assim como a responsabilidade financeira pelos cuidados prestados.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve requereu ao Património Cultural a classificação do sanatório de São Brás de Alportel como património de interesse público, foi hoje anunciado.
O número de pessoas com fome diminuiu globalmente no mundo em 2024, exceto em África e no Médio Oriente, onde entre 12 a 20 pessoas em cada 100 não têm comida suficiente para viver, avançou hoje um relatório.
As Nações Unidas preveem num relatório hoje divulgado que África vai albergar 60% das pessoas em situação de fome no mundo até 2030 e avançou que 307 milhões de africanos passaram por esta realidade em 2024.
Cabo Verde triplicou o número de transferências médicas para Portugal entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, devido à falta de resposta interna em especialidades como cardiologia, oncologia e oftalmologia, anunciou hoje o ministro da Saúde.
A Jordânia e os Emirados Árabes Unidos (EAU) lançaram hoje pacotes com 17 toneladas de alimentos e bens essenciais sobre a Faixa de Gaza, face à crise de fome no enclave palestiniano, que o Governo israelita nega.
O ministro da saúde moçambicano vincou hoje que a vacinação é uma “arma fundamental” para reduzir a mortalidade infantil, quando Moçambique prevê imunizar cerca de seis milhões de crianças de 1 ano até 2030.