O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um “programa de investimentos” para a saúde de cerca de 90 milhões de euros, que permitirá remodelar um serviço de urgência e comprar aceleradores lineares.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o decreto-lei que altera a estrutura das carreiras de enfermagem e especial de enfermagem. Entre as novidades está a criação da categoria de enfermeiro especialista.
A Ordem e associações de farmácias pedem que parlamento chumbe um projeto de lei que permite o funcionamento de farmácias em hospitais, alertando que tais medidas põem em causa a sustentabilidade financeira do setor.
Autoridade do Medicamento alertou hoje para o risco associado ao aumento da dose do medicamento Xeljanz, e pede que médicos e doentes estejam atentos aos sintomas.
A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente ameaçam endurecer as formas de luta caso o Governo, na próxima reunião, não manifeste abertura para negociar.
lexandre Lourenço, presidente da Associação dos administradores Hospitalares, considera que não faz sentido o “jogo do empurra” entre a tutela e os hospitais.
A ministra da Saúde assume que não deverá ser possível cumprir a meta do Governo de ter todos os portugueses com médico de família atribuído até ao final da legislatura.
ADSE deve ser também alargada a todos os funcionários públicos, conclui um estudo promovido pela associação dos hospitais privados.
A Ordem dos Enfermeiros queixou-se às autoridades, incluindo ao Ministério Público, de “negligência grosseira” no Hospital de Setúbal pela alegada realização de duas cirurgias ortopédicas sem a presença de enfermeiros.
As autoridades moçambicanas anunciaram hoje que estão confirmados cinco casos de cólera na cidade da Beira, uma das doenças cuja proliferação é mais temida após o ciclone Idai.
A diretora-geral da Saúde defendeu hoje, em Sintra, que a literacia em saúde é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças e para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.
Os voluntários esperam por uma revisão do estatuto do regime jurídico desde 2017.
Número de transplantes diminuiu em 2018 em Portugal, ano em que se registou a média mais elevada de sempre na idade do dador (57,3 anos).
O número de abortos por opção da mulher desceu 25% entre 2011 e 2017, segundo um relatório da Direção-geral da Saúde (DGS) hoje divulgado e que aponta para um decréscimo consistente nos últimos anos.
Alexandre Lourenço, considera que existe uma “incapacidade total” das organizações dentro do Ministério da Saúde para “tomar decisões adequadas”, criticando a “dependência” face ao Ministério das Finanças”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que este "não é o momento ideal" para discutir a Lei de Bases da Saúde, considerando preferível que esta fosse discutida em "princípio de legislatura".
"Estamos cá hoje para conseguir sensibilizar o Presidente da República e a ministra da Saúde para as questões que afligem os enfermeiros enquanto profissão", explicou enfermeira que esperou por Marcelo e Marta Temido.
António Costa garantiu que quer aprovar a nova Lei de Bases da Saúde ainda esta legislatura, ou seja, antes das eleições legislativas.
A comparticipação em 37%, em janeiro de 2017, do medicamento antitabágico vareniclina fez aumentar consumo de embalagens deste fármaco em 17% em 2018 (50 378 embalagens em 2017 para 58 997 embalagens em 2018).
Inaugurada a 23 de março de 2018, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar deGaia/Espinho (CHVNGE) permite aos doentes internados neste regime uma atenção redobrada, no conforto do ambientefamiliar e em colaboração estreita com os Cuidados Primários de Saúde.
Sindicato contesta o despacho que possibilita a contratação de profissionais de saúde sem o aval das Finanças à exceção dos médicos.
O presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos considera prioritário haver um sistema de prevenção da tuberculose nos locais onde há focos da doença e aumentar os rastreios da tuberculose latente nas populações com maior risco.
O hospital de campanha do INEM recebeu a certificação da Organização Mundial de Saúde, passando a poder integrar missões humanitárias de resposta em acidentes graves ou catástrofes a nível internacional.
Equipa de 3 elementos parte amanhã de manhã