A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras retoma hoje os seus trabalhos, após a pausa do parlamento para férias, com a audição do ex-cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento.
O Reino Unido vai proibir anúncios televisivos de ‘fast food’ até às 21:00, a partir de outubro de 2025, adiantou na quinta-feira o Governo britânico.
Um juiz estadual anulou a proibição do aborto no Dakota do Norte, afirmando que a constituição estadual cria um direito fundamental de acesso ao aborto antes de o feto ser viável.
A ministra da Saúde comprometeu-se a dar orientações às unidades locais de saúde para que sejam pagas “o mais urgentemente” as dívidas às corporações de bombeiros pelo transporte de doentes não urgentes, adiantou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses.
O Ministério da Saúde vai criar uma ‘task force’, que envolverá a Liga dos Bombeiros Portugueses, para analisar o sistema de transporte de doentes urgentes e não urgentes e introduzir melhorias, adiantou hoje à Lusa a associação de bombeiros.
A plataforma que reúne cinco sindicatos de enfermeiros recusou a contraposta de valorização salarial apresentada hoje pelo Governo, mantendo a reivindicação de aumento de duas posições remuneratórias para todos os profissionais de enfermagem.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de dar “mais uma machadada” no SNS ao avançar com a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo C, geridas pelos setores social e privado.
O PCP considera inaceitável o encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de Peniche por vários dias de setembro, exigindo ao Governo medidas urgentes para resolver o problema que a administração hospitalar reconhece ter-se agravado desde o verão.
África registou, desde o início do ano, 26.543 casos de varíola (5.731 confirmados) e 724 mortes pela doença antes conhecida como varíola do macaco, informou hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
O Bloco de Esquerda anunciou hoje que vai chamar a ministra da Saúde ao parlamento para pressionar o Governo a regulamentar a lei da eutanásia, considerando que o atual impasse constitui um ataque ao Estado de Direito.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu hoje um alerta contundente sobre uma potencial crise “mais desafiante do que nunca” na Ucrânia, devido à aproximação do terceiro inverno desde a invasão russa, com uma elevada destruição de infraestruturas críticas.
O concelho de Castanheira de Pera está sem médico de família desde sexta-feira, anunciou hoje a Câmara, tendo a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra garantido que está a trabalhar para encontrar respostas.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo “resolveu alguns problemas” dos enfermeiros, mas “mantém outros que é exigível que resolva”.
O PS, o Chega, o BE, a IL e o PAN aprovaram hoje um voto de protesto da bancada socialista pelos atrasos no pagamento dos apoios devidos aos utentes deslocados do Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos um quarto dos feridos do conflito em Gaza, cerca de 22.500 palestinianos, tenham ferimentos que “mudaram a sua vida e exigem serviços de reabilitação” cada vez menos disponíveis.
A Ordem dos Médicos lamentou hoje a ausência de médicos de família na comissão técnica independente de avaliação das unidades locais de saúde de cariz universitário e solicitou à tutela “a retificação imediata” do despacho que a constituiu.
As direções-gerais da Saúde e da Educação publicaram um guia com dez recomendações para uma alimentação saudável no regresso às aulas, apresentando os grupos de alimentos que devem ser privilegiados na lancheira.
Mais de 120 organizações mundiais, incluindo portuguesas, vão aderir na sexta-feira ao Dia Internacional pela Proibição dos Voos Noturnos nos Aeroportos, contra o setor da aviação que procura “lucros à custa da saúde das pessoas”, foi hoje anunciado.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão considerou hoje “totalmente inaceitável” a morte de seis funcionários da ONU no ataque israelita de quarta-feira a uma escola na Faixa de Gaza que estava a ser utilizada como campo de deslocados.
O Governo diz aguardar as conclusões do Tribunal Constitucional sobre dois pedidos de fiscalização sucessiva do diploma da eutanásia, antes de tomar qualquer ação sobre a lei, e recorda que o anterior executivo PS não a regulamentou.
As farmácias vão receber três euros por cada vacina administrada contra a covid-19 e a gripe, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República e que entra em vigor na quinta-feira.
A Federação Nacional de Médicos alertou hoje que os Centros de Atendimento Clínico têm aberto com limitações para utentes e médicos, sem responder “às reais necessidades” da população, sendo “mais uma medida para tapar o sol com a peneira”.
O Presidente da República cancelou a deslocação prevista para hoje de a Viseu para uma sessão de abertura do ano escolar, por motivos de saúde, devido a uma indisposição gastrointestinal, mantendo a restante agenda.
As autoridades da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, estimaram em mais de 100.000 o número de crianças vacinadas contra a poliomielite no norte da Faixa de Gaza, no âmbito de uma campanha lançada no início deste mês.