O Ministério da Saúde republicou hoje o mapa das escalas de urgências, corrigindo os períodos de encerramento no hospital São Bernardo, em Setúbal, que na primeira versão surgiu com as urgências fechadas até quinta-feira.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu no distrito de Évora nove toneladas de carne impróprias para consumo num entreposto frigorífico ilegal, que foi desmantelado, e deteve uma pessoa, foi hoje anunciado.
O ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, apelou hoje para que mais pessoas se juntem ao grupo de “heróis anónimos” de doação de sangue no país, assinalando um decréscimo do número de dadores voluntários.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou hoje o atraso na abertura de concursos para admissão de especialistas, que terá levado muitos médicos a optar pelo setor privado, mas lembrou que "mais vale tarde do que nunca".
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, realizou desde 04 de maio, dia em que foi afetado por um incêndio, até hoje 12.661 consultas, com uma melhoria na média diária, que é atualmente de 325 consultas.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), considerou hoje natural o pedido de demissão do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL), que encarou como “uma confissão de impossibilidade”.
O Ministério da Saúde publicou hoje no portal do Serviço Nacional de Saúde o mapa das escalas de urgências até à próxima quinta-feira, que prevê o fecho de vários serviços em Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou hoje que o caminho "para fixar profissionais de saúde não é dizer mal deles", criticando as declarações da ministra da Saúde, que considerou fracas as lideranças hospitalares.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje que a revisão pelo Governo do regime de admissão de médicos foi "feita à pressa" e pode gerar "falta de transparência" no processo de contratação.
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, criticou hoje o avanço de um projeto de lei na Câmara dos Deputados que pretende tornar crime o aborto realizado por mulheres com mais de 22 semanas de gestação.
O Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje uma “audição urgente”, no Parlamento, da administração da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL), que se demitiu, na quinta-feira, por “quebra de confiança” política da tutela.
O ministro da Presidência afirmou hoje que o Governo se revê nas declarações da ministra da Saúde, que considerou fracas as lideranças hospitalares, mas ressalvou que não se pode tomar “uma pequena parte pelo todo”.
O PS/Madeira entregou no parlamento regional uma proposta que visa a resolução definitiva das listas de espera na saúde, garantindo tempos máximos de resposta, anunciou hoje o líder da estrutura regional do partido, Paulo Cafôfo.
O Governo aprovou hoje a designação do militar António Gandra D´Almeida para diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que entrará em funções após a publicação da resolução aprovada em Conselho de Ministros.
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje que os conselhos de administração dos hospitais sejam constituídos por profissionais com formação e experiência no setor, realçando que apenas 18% dos seus membros são gestores de carreira.
O Governo aprovou hoje uma revisão do regime de admissão de médicos, que prevê que os concursos sejam da responsabilidade das unidades de saúde, e anunciou que serão abertas mais 40% de vagas face ao número de recém-especialistas.
O grupo parlamentar do Chega quer que o conselho de administração demissionário da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) seja ouvido na Comissão de Saúde, para dar a conhecer “as reais dificuldades” que atravessa.
A concentração de pólen na atmosfera regista valores de risco moderado a elevado para os doentes alérgicos a partir de hoje e até 20 de junho, indicou a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O derrame de um químico num laboratório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, no Porto, causou hoje um ferido grave e quatro ligeiros, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A diretora do centro de referência para a paramiloidose do Norte lamentou hoje a demora nos processos e aprovações de medicamentos que podem tratar melhor uma doença rara que, quando não tratada, provoca a morte em 10 anos.
Mais de meia centena de doentes com paramiloidose, conhecida como “doença dos pezinhos”, seguidos na Unidade Corino de Andrade (UCA), no Porto, fazem agora os tratamentos em hospitais locais, poupando tempo, dinheiro e usufruindo de mais conforto.
A greve dos trabalhadores da Valorsul, empresa responsável pelos resíduos da região de Lisboa e Oeste, que começou às 00:00 de hoje, está a ter uma adesão elevada, com várias infraestruturas afetadas, segundo fonte sindical.
A Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) deve 40 mil euros a uma organização criminosa do Brasil associada a tráfico de droga, revelou um gestor de uma empresa de jogo comprada pela instituição portuguesa no Rio de Janeiro.
A luta contra a mutilação genital feminina está ameaçada pela prática de enviar raparigas para países que não a proíbem, alertaram hoje as Nações Unidas, apelando à comunidade internacional para reagir contra esta prática.