A greve dos enfermeiros de cinco dias, marcada por diversas estruturas sindicais para o final de abril e início de maio, foi desconvocada na sequência da disponibilidade da ministra da Saúde para dar início a negociações, foi hoje divulgado.
O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.
O número de dias de internamento na rede de cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM) mais do que duplicou em 2022 face 2021, assinalando um aumento de 134,9%, segundo dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) hoje divulgados.
A Organização Mundial da Saúde lançou hoje a Rede Pan-europeia de Controlo de Doenças (NDC), em conjunto com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), cuja diretora presidirá ao Grupo Coordenador da rede, indicou a OMS.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou hoje que o funcionamento do Instituto do Coração (Icor), um estabelecimento de saúde, tem permitido salvar vidas de crianças de famílias de baixo rendimento com problemas cardíacos, através de cirurgias ao coração.
O Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai ter, a partir do final de junho, uma nova área reservada para doentes com pulseira "laranja" e com uma equipa específica, anunciou hoje aquela unidade saúde.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) alertou hoje para atrasos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nesta área, o que faz com que novas camas só estejam disponíveis dentro de dois a três anos.
A Câmara de Abrantes (Santarém) vai avançar com um protocolo para formação de alunos em suporte básico de vida, tendo aprovado um apoio financeiro à implementação do projeto “Mãozinhas que salvam vidas”, anunciou o município.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos manifestou-se hoje preocupado com a “degradação da resposta do Serviço Nacional de Saúde e a falta de valorização dos profissionais”, saudando a abertura da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ao diálogo.
As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.
O Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) pediram à ministra da Saúde para rever a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS) nos hospitais universitários.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) apresentou hoje 16 propostas à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para serem integradas no plano de emergência do Governo para o setor, manifestando-se preocupada com a falta de 14 mil enfermeiros.
Melhorar a capacidade de atrair e fixar médicos no serviço público, designadamente com uma nova carreira médica, e avaliar o modelo das Unidades Locais de Saúde foram algumas prioridades apresentadas pela Ordem dos Médicos à nova ministra da Saúde.
Um projeto municipal, iniciado este ano, em quatro jardins de infância de dois agrupamentos de escolas de Viana do Castelo está a acompanhar 134 crianças para deteção precoce de dificuldades e encaminhamento para terapia da fala ou outras especialidades.
O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) reúne-se na próxima semana para definir soluções "resilientes e inovadoras" para o desenvolvimento sustentável do continente, afetado por múltiplas crises nos últimos anos.
Ministra da Saúde começa semana com Ordem dos Médicos e termina com sindicatos
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recusou o recurso da Ordem dos Enfermeiros (OE) e da ex-bastonária Ana Rita Cavaco que visava a abertura de instrução contra a juíza conselheira Leonor Furtado por causa duma sindicância em 2019.
A Ordem dos Médicos, que terá na segunda-feira o primeiro encontro com a nova ministra da Saúde, vai entregar a Ana Paula Martins as suas “seis prioridades para os próximos 60 dias”, disse o bastonário.
A ministra da Saúde afirmou hoje “não ter limites a priori” nas negociações com os sindicatos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, admitindo desconhecer ainda os cadernos reivindicativos destes profissionais de saúde.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) identificou hoje os salários, as 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões como prioridades para o encontro da próxima sexta-feira com o Governo.
O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a intenção de reforçar as "capacidades financeiras" da Saúde no Orçamento Regional e defendeu que o Estado central deve assumir um compromisso com o “sobrecusto” do setor na região.
Cerca de cem trabalhadores dos Correios de Portugal (CTT) concentraram-se hoje, em Lisboa, em protesto contra o novo plano de saúde, admitindo recorrer à greve.
Uma perita das Nações Unidas instou hoje as autoridades do Lesoto a implementarem, de forma prioritária, medidas, que classificou de direitos humanos, a pessoas com albinismo para melhorar a sua qualidade vida.