A diminuição de carga de combustível para prevenir fogos rurais, entre 2018 e 2023, levou à intervenção em 142.130 hectares e 12.292 quilómetros de rede viária florestal, avançou à Lusa o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa e falta de mão-de-obra levam a federação de associações de proprietários florestais a pedir o alargamento do prazo.
O Ministério da Saúde espera que o processo negocial que retoma a 27 de maio decorra numa base de boa-fé, compromisso e responsabilidade” e que corresponda à expectativa dos profissionais "na medida do possível".
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) disse que hoje que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, mostrou “uma boa recetividade” para solucionar os problemas dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou hoje aquele grupo.
Os lucros do grupo de saúde privado CUF aumentaram 9,5% em 2023 face ao ano anterior, para 37,8 milhões de euros, associados ao crescimento da rede e do número de clientes, foi hoje anunciado.
A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou hoje à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) avançou hoje que vai manter a greve de 10 de maio, depois de se ter reunido com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmando que os enfermeiros “querem respostas muito mais cedo”.
A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) requereu esta semana uma reunião com a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social e com a União Regional das Misericórdias dos Açores.
A Câmara Municipal de Kiev anunciou hoje a evacuação de emergência de dois hospitais na capital ucraniana, incluindo uma unidade pediátrica, por receio de ataques russos a estes estabelecimentos de saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou hoje que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.
As alterações climáticas podem tornar-se a principal causa da perda de biodiversidade a meio do século, mais do que as mudanças na utilização dos solos, alerta um estudo divulgado hoje.
A plataforma que une cinco sindicatos de enfermagem saudou hoje a abertura ao diálogo por parte da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para tentar resolver os problemas que afetam os enfermeiros, dizendo que conversou “olhos nos olhos”.
Algumas dezenas de alunos juntaram-se hoje na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, recuperando palavras de ordem de há 50 anos e reivindicando aulas mais práticas, outras formas de avaliação e uma maior atenção à saúde mental.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos, Joana Bordalo e Sá, considerou hoje que a nova equipa ministerial da Saúde teve, na primeira reunião negocial, “uma postura mais séria e de compromisso diferente” do que a do anterior Governo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou hoje um uso excessivo de antibióticos durante a pandemia da covid-19, alertando que tal pode ter agravado a resistência antimicrobiana (RAM) a nível mundial.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.
As dificuldades dos doentes crónicos no acesso aos cuidados de saúde é uma das principais queixas da Plataforma Saúde em Diálogo, que lamenta que o sistema esteja muito concentrado no tratamento da doença aguda e nas urgências.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reúne hoje pela primeira vez com os sindicatos representativos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dando início às negociações salariais reivindicadas pelas estruturas sindicais.
Mais três países africanos – Benim, Libéria e Serra Leoa - começaram a vacinar contra a malária milhões de crianças, num continente responsável pela maioria das mortes causadas pela doença, indicaram hoje a OMS e a UNICEF.
A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou hoje que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.
O Governo são-tomense manifestou-se confiante de que, com ajuda dos parceiros internacionais, irá alcançar a meta de eliminar o paludismo até 2030, apesar dos 1.700 casos da doença registados este ano.
Angola registou, em 2023, um aumento de casos e diminuição de mortes por malária, “um problema grave de saúde pública” e que “constitui a primeira causa de morbimortalidade geral nos últimos anos, indicou hoje o Ministério da Saúde.