O Presidente angolano disse hoje que o Governo está a executar “com algum sucesso” o seu programa de melhoria da assistência médica e medicamentosa para os cidadãos, reduzindo consideravelmente os recursos para a retirada de doentes para o exterior.
                A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, considerou hoje que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, já devia ter saído do Governo, na sequência dos casos envolvendo mortes de pessoas, lembrando que a ex-governante Marta Temido saiu "por muito menos"
                A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) exigiu hoje a retoma das negociações sobre a contratação coletiva, interrompidas desde julho, anunciando que vai avançar com uma proposta de um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
                A oferta de estágios para aceder à profissão de nutricionista aumentou apesar de os estágios terem passado a ser remunerados, mas continua a ser insuficiente, com a Ordem a insistir na extinção desta etapa de formação.
                O diretor do Hospital Universitário Sanitas La Moraleja, em Espanha, disse na sexta-feira que atuar eficazmente durante os primeiros dois minutos após uma paragem cardíaca aumenta as probabilidades de sobrevivência em mais de 70%.
                A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que o Governo está "determinado em transformar o INEM”, salientando que a reforma do organismo “vai necessitar de toda a determinação e coragem política”.
                A ministra da Saúde recusou hoje comentar o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde que concluiu que a morte de um idoso em Mogadouro (Bragança), durante a greve do INEM, poderá estar relacionada com o atraso no atendimento.
                A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo já pediu uma reunião com a Unidade Local de Saúde para esclarecer o eventual encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica em Torres Novas, foi hoje revelado.
                A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje que foi "obrigada a suspender" as suas atividades na cidade de Gaza devido à intensificação da ofensiva israelita no território palestiniano.
                Portugal foi distinguido pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo programa de controlo e de prevenção da obesidade, anunciou hoje o Ministério da Saúde, salientando que a distinção sublinha “o trabalho pioneiro” da última década.
                O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a formar 180 novos candidatos a Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), depois de ter recebido 280 candidaturas no concurso que abriu junho, disse o presidente do organismo, Sérgio Janeiro.
                A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda assinou o contrato de empreitada para a requalificação do edifício-sede, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
                A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje que suspendeu as atividades humanitárias em Mocímboa da Praia, quando há um recrudescimento de ataques terroristas na província moçambicana de Cabo Delgado, alertando que a violência torna "extremamente difícil" manter o apoio.
                O médico envolvido na resposta a um idoso em Mogadouro, durante a greve dos técnicos do INEM, vai ser alvo de um processo disciplinar, disse hoje o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Sérgio Janeiro.
                O médico e antigo deputado regional do PSD Luís Maurício foi hoje nomeado presidente da comissão que vai analisar o plano funcional destinado à reestruturação do Hospital de Ponta Delgada, alvo de um incêndio em 2024.
                A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje a criação de condições excecionais para atrair médicos emigrados de volta ao Serviço Nacional de Saúde, propondo um guia do retorno, incentivos e canais de comunicação direta para facilitar o seu regresso.
                Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa chegaram a “conclusões promissoras” sobre o comportamento e evolução das células cancerosas, que podem permitir melhorar os tratamentos oncológicos.
                Especialistas nomeados pelo secretário para a Saúde dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr., deixaram de recomendar a vacina combinada contra sarampo, papeira, rubéola e varicela para crianças com menos de quatro anos, optando por duas vacinas.
                A Associação Portuguesa de Médicos de Família Independentes lamentou hoje o atraso na abertura de centros de saúde geridos pelos setores social e privado, esperando que o “mesmo não se repita” com as convenções anunciadas pela ministra.
                O parlamento recomendou hoje ao Governo que ative “mecanismos urgentes” para que seja possível acolher crianças da Faixa de Gaza que precisem de cuidados médicos urgentes, uma resolução do PAN aprovada com a abstenção do PSD, Chega e CDS.
                A Ordem dos Médicos apresentou aos partidos uma proposta legislativa alternativa à lei da violência obstétrica, prevendo apoio psicológico após experiências negativas na gravidez ou parto e a criação de um conselho nacional pela proteção da gravidez e cuidados perinatais.
                Os enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje uma greve contra alterações contratuais, com o sindicato a apontar para uma adesão e a administração a indicar que apenas quatro dos oito enfermeiros paralisaram.
                Líderes africanos reuniram-se hoje, nos EUA, à margem da 80.ª Assembleia Geral das ONU e alertaram para as crescentes ameaças à segurança sanitária global, adiantou a Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA).
                As autoridades sanitárias moçambicanas pretendem vacinar, em cinco dias, 78.442 raparigas na cidade de Maputo contra o cancro do colo do útero, no âmbito de uma campanha nacional que arranca segunda-feira, foi hoje anunciado.