O Ministério Público (MP) sustenta que o grupo de jovens acusado este mês de ter acedido a plataformas restritas para emitir receitas e certificados de óbito falsos o fez para consumir droga e ridicularizar 'online' outras pessoas, incluindo adolescentes.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) rejeitou hoje as propostas do Governo relativas às dispensas por amamentação e aleitação, considerando que representam um “retrocesso evidente” nos direitos das famílias.
O Governo moçambicano expulsou desde janeiro pelo menos 15 funcionários públicos do aparelho do Estado por envolvimento no furto de medicamentos nas unidades de saúde.
As fábricas moçambicanas de medicamentos e outros produtos médicos produzem anualmente cerca de mil milhões de comprimidos, segundo um estudo da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, realizado no país.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo começou a operar utentes da ULS da Lezíria na área da Ortopedia, no hospital de Abrantes, ao abrigo de um protocolo de cooperação entre as duas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS) realizou uma inspeção à Unidade de Cuidados Continuados Integrados Pediátricos Kastelo - Associação No Meio do Nada, em Matosinhos, na sequência de denúncias anónimas, ainda sem resultados.
A Serra Leoa registou mais de cinco mil casos de mpox e 46 mortos desde o início do ano, segundo um balanço do Ministério da Saúde.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) anunciou hoje a suspensão de um estabelecimento na área da estética, no concelho de Cascais, devido à prática de cuidados de saúde por um profissional sem habilitações para tal.
O número de médicos residentes em Portugal mais do que duplicou entre 1991 e 2024, mas um quarto deles tem mais de 65 anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os serviços de Ginecologia/Obstetrícia dos hospitais de Leiria e de Coimbra vão partilhar profissionais de saúde para melhorar a resposta às grávidas da sua área de influência.
A Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) defende a criação de centros de longevidade como resposta oficial, reconhecida pelo Governo e comparticipada pela Segurança Social, para prevenir a institucionalização dos idosos.
A associação ambientalista Zero quer que haja avisos regulares públicos sobre os perigos de poluição do ar associados aos incêndios rurais, porque “não basta um alerta genérico” para a população nas zonas mais afetadas.
O Governo moçambicano pretende reduzir 30% da dependência externa de medicamentos até 2030, alocando anualmente 1% do orçamento destinado a saúde para promover a investigação científica e incentivar a produção local de fármacos, foi hoje anunciado.
O Observatório do Meio Rural (OMR), organização não-governamental moçambicana, alerta que Moçambique continua a registar níveis críticos de desnutrição crónica e insegurança alimentar, apontando para consequências a longo prazo.
O executivo de Donald Trump pretende que milhões de norte-americanos carreguem dados pessoais de saúde e registos médicos para novas aplicações e sistemas geridos por empresas tecnológicas, prometendo acesso facilitado a registos médicos e monitorização do bem-estar.
O chefe da agência federal para a alimentação e o medicamento (FDA, na sigla em Inglês) para as vacinas, Vinay Prasad, vai abandonar o cargo, que ocupou por pouco tempo.
O candidato presidencial António Filipe manifestou-se hoje preocupado com o acesso aos cuidados de saúde na Península de Setúbal e defendeu que o estado da setor não deve ficar de fora do debate das eleições do próximo ano.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que a partir de setembro vai negociar com os representantes dos enfermeiros novas formas de organização do tempo de trabalho destes profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os enfermeiros da capital nigeriana, Abuja, iniciaram hoje uma greve para exigir melhores salários e condições de trabalho, informou o sindicato que os representa.
Os vírus respiratórios, como o da gripe ou SARS-CoV-2, podem ativar células cancerígenas da mama adormecidas que se espalharam para os pulmões, segundo um estudo em ratos, sobre a relação entre doenças infecciosas e metástases.
As autoridades moçambicanas garantiram hoje que as águas do rio Limpopo, que atravessa quatro países africanos, não oferecem risco para a saúde humana, recomendando, contudo, o tratamento antes do seu consumo.
O Governo moçambicano interditou hoje a circulação de gado bovino e seus produtos na província de Gaza, sul do país, devido à febre aftosa, numa altura em que são necessárias 50 mil doses de vacina para estancar a doença.
O surto de sarampo no Cuanza Sul, no centro de Angola, é uma ameaça à saúde pública e a faixa etária mais afetada são crianças e jovens, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) no país.
A presidente da Pulmonale criticou hoje a “falta de vontade política” para implementar um rastreio nacional do cancro do pulmão, uma luta antiga da associação para reduzir a mortalidade da doença, que mata 12 pessoas por dia em Portugal.