Raparigas sem prática de futebol têm participado em Lisboa em treinos de captação da Fundação do Sporting, para integrarem um projeto internacional de empoderamento através do futebol e de promoção da igualdade de género e da inclusão social.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) manifestam-se hoje em frente ao parlamento, assinalando o início de uma greve às horas extraordinárias, para exigir a revisão da carreira e melhores condições salariais.
Especialistas internacionais alertam que as ameaças à saúde causadas pelas alterações climáticas continuam a bater recordes, insistindo na transição rápida de uma economia baseada em combustíveis fósseis para uma com emissões zero, indica um relatório divulgado hoje.
O diretor de neuropediatria do Hospital Dona Estefânia, José Pedro Vieira, disse ontem que transmitiu à família das gémeas luso-brasileiras reservas quanto ao tratamento com o medicamento Zolgensma e indicou que não foi alvo de pressões políticas.
A Palestina afirmou ontem no Conselho de Segurança das Nações Unidas que Israel “está atualmente em guerra com a ONU”, expressando simultaneamente preocupação com a proibição pelo Estado judaico da atuação da agência para os refugiados palestinianos (UNRWA).
A proposta de orçamento do Governo dos Açores destina 113 milhões de euros para a promoção da saúde e economia social, com destaque para a recuperação do hospital de Ponta Delgada, afetado por um incêndio.
O inspetor-geral das Atividades em Saúde remeteu hoje para o parlamento a decisão sobre se houve interferência política na marcação da consulta das gémeas luso-brasileiras e assinalou que a IGAS não investigou o comportamento e as intenções dos governantes.
As farmácias das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Baixo Mondego, Loures-Odivelas, Almada-Seixal e Lisboa Ocidental foram as vencedoras do Top Farmácia Hospitalar 2024, que este ano teve a primeira edição.
A Câmara de Ílhavo adjudicou por 3,6 milhões de euros, na sequência de concurso público, a requalificação e ampliação da Extensão de Saúde da Gafanha da Nazaré, informou hoje fonte municipal.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) propôs hoje ao Governo uma campanha de vacinação gratuita dos animais e um apoio extraordinário aos produtores pecuários para conter a proliferação da febre catarral ovina, conhecida como doença da língua azul.
O Tribunal de Leiria determinou o internamento, por um período mínimo de três anos e máximo de 16 anos, de um jovem, considerado inimputável devido a anomalia psíquica grave, que matou o pai em Peniche, em 2023.
Algumas centenas de técnicos superiores de diagnóstico exigiram ontem, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, a revisão da tabela salarial e a progressão na carreira, em dia de greve com adesão de 85%.
Cerca 1,2 milhões de pessoas morreram e quase 11 milhões adoeceram com tuberculose em 2023, ano em que a doença destronou a covid-19 como a principal causa de morte devido a um único agente infeccioso.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), no distrito de Setúbal, instalou o seu primeiro robot para realização de cirurgia robótica assistida, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa mostrou-se hoje preocupado com os encerramentos do Serviço de Urgência Básica (SUB) no concelho nos últimos quatro meses, temendo que haja a deslocação de médicos para outros municípios.
O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) pediu hoje o aumento da vacinação contra a gripe e a covid-19 dos grupos de risco face à aproximação do inverno.
Apenas um em cada quatro vales cirurgia emitidos no primeiro semestre foram usados, conclui o regulador da saúde, que admite que a baixa utilização se deva à distância do operador sugerido ou à confiança no hospital de origem.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Entre Douro e Vouga (EDV), com sede em Santa Maria da Feira, vai monitorizar a partir de novembro a condição cardíaca de 1.100 trabalhadores de fábricas de São João da Madeira.
A percentagem de cirurgias oncológicas realizadas fora dos tempos máximos recomendados aumentou no primeiro semestre do ano, segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que conclui que 22,4% dos utentes foram operados fora do prazo definido por lei.
Mais de 7.300 pessoas aguardavam no final do primeiro semestre pela primeira consulta com suspeita ou confirmação de doença oncológica e em 82,7% dos casos já tinham sido ultrapassados os tempos máximos de resposta recomendados.
Os doentes menos graves vão ser desviados “até ao final do ano” das urgências hospitalares para os centros de saúde da região Oeste, anunciou hoje a administradora da Unidade Local de Saúde (ULS) à agência Lusa.
Pelo menos 77 pessoas, incluindo 17 crianças, morreram hoje na sequência de um bombardeamento israelita contra um edifício em Beit Lahia, norte da Faixa de Gaza, onde o Exército mantém um cerco desde segunda-feira.
A associação das Unidades de Saúde Familiar acusa o Governo de fazer um “uso abusivo” do nome USF no diploma das USF C e questiona a falta de ligação entre a qualidade e carga de trabalho e os salários dos profissionais.
O bastonário dos farmacêuticos considerou hoje que a falta destes profissionais nos hospitais públicos impede uma maior poupança, seja por via da preparação de medicamentos, como os biossimilares, ou da reconciliação terapêutica após a alta.