O líder do PS afirmou que o nascimento de bebés na rua é “um cenário nunca visto no nosso país”, mas os números apresentados pelo PSD estão corretos: desde 2022 nasceram uma média de 17 crianças na via pública.
Cerca de 100 mil pessoas têm epilepsia em Portugal, mais do dobro do que indicavam os dados anteriores, e quase metade não tem um seguimento médico da sua doença neurológica, estima um estudo hoje divulgado.
Especialistas e doentes entregam hoje no parlamento uma petição com mais de mil assinaturas a pedir a inclusão da vacina contra a zona no Programa Nacional de Vacinação, realçando a urgência da medida já adotada em 13 países europeus.
As crianças do mundo perdem anualmente 8,45 milhões de anos de vida, por causa do fumo do tabaco que respiram, em especial nas regiões com rendimentos mais baixos, segundo um estudo apresentado no Congresso Europeu de Respiração de Amesterdão.
A vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (sigla em inglês, HPV) mostrou ser "altamente eficaz" após ser introduzida há 17 anos, segundo um estudo publicado na segunda-feira na revista médica JAMA Pediatric.
Um extrato de canábis não aditivo "mostra potencial como um tratamento novo, seguro e eficaz" para a dor lombar crónica, de acordo com os resultados de um ensaio clínico de Fase III publicado na Nature Medicine.
Os sete partidos que compõem a comissão de inquérito ao INEM entregaram hoje as listas de responsáveis e documentos que pretendem analisar, com a maioria a pedir para ouvir os últimos três ministros da Saúde.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, criticou hoje a “pequenina guerra de alecrim e manjerona” que disse bloquear o hospital de Évora e apelou à intervenção do primeiro-ministro, afirmando que a cidade parou no tempo.
A candidata socialista à Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, prometeu hoje criar um observatório municipal para a saúde que estude as características da população e permita definir as políticas de atuação, sobretudo ao nível da doença mental.
O Hospital Lusíadas Campera vai abrir ao público no dia 06 de outubro no Carregado, no concelho de Alenquer e distrito de Lisboa, anunciou hoje o grupo Lusíadas Saúde em comunicado.
Cientistas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram que a reposição de vitamina C nas células imunitárias do cérebro atrasa o início e a progressão da Doença de Alzheimer, foi hoje revelado.
Os números da Fundação Portuguesa de Cardiologia refletem uma descida na mortalidade, contudo, neste Dia Mundial do Coração, a palavra de ordem continua a ser prevenção, todos os dias.
As autoridades moçambicanas registaram mais de 9.000 casos de mordedura canina, que resultaram em 14 mortes por raiva, nos primeiros seis meses do ano, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, admitindo melhorias no problema.
Mais de 700 trabalhos científicos vão ser apresentados na 18.ª edição das Jornadas de Saúde de Moçambique, a decorrer em Maputo de 30 de setembro a 03 de outubro, com mais de mil participantes, foi hoje anunciado.
Mais de 560 bebés e crianças já foram imunizados contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na Madeira, desde que começou a campanha de vacinação para a época de 2025-2026, em 16 de setembro, informou a Secretaria Regional da Saúde.
A ULS do Médio Tejo anunciou hoje a reabertura do polo de saúde da Brogueira, Torres Novas, o início de teleconsultas em Praia do Ribatejo e a entrada ao serviço de um novo médico em Vila Nova da Barquinha.
A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) encontrou no INEM mais de 75.000 documentos por validar relativos a pagamentos a bombeiros e Cruz Vermelha e aponta falta de transparência, deficiente prestação de contas e risco de duplo financiamento.
A embaixada dos Estados Unidos em Moçambique prometeu a este país africano cerca de 160 milhões de dólares em assistência para testes e tratamento de HIV e tuberculose, terminando com meses de incerteza sobre o financiamento.
Uma avaliação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou doenças transmitidas por água contaminada ou mosquitos, bem como perturbações mentais, como riscos de saúde pública, no atual período pós-cheias na ilha de São Vicente, Cabo Verde.
Por entre cânticos feministas e lenços verdes, centenas de pessoas marcharam na capital do México, no Dia Mundial do Aborto Seguro, para exigir que os restantes estados se juntem aos 24 onde este direito é legal.
O Presidente da República considerou hoje que a situação da saúde em Portugal é "muito difícil"que "os caminhos para sair dela são cada vez mais apertados" e obrigam a "decisões de fundo muito difíceis".
O Hospital de Vila Franca de Xira está em risco de perder a capacidade formativa de novos médicos de obstetrícia, tendo em conta que apenas conta com um especialista no quadro, alertou hoje o bastonário Carlos Cortes.
Um bebé nasceu numa ambulância a caminho do Hospital de Almada, sendo o 14.º parto que os bombeiros da Moita dão assistência nestas condições durante este ano, confirmou hoje o comandante Pedro Ferreira.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra chegou às 16 horas esta manhã, indica-se no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).