A afirmação foi proferida hoje por Aldina Reis, presidente da Associação Portuguesa de Ortoptistas, durante uma entrevista ao programa "Saúde em Dia" Segundo esta especialista, os optometristas têm um curso superior de 3 anos, ao contrário dos 4 anos necessários nos cursos de saúde, e por isso pertencem à área das ciências naturais e exactas. Aldina Reis confessa receber todos os dias "dezenas de queixas de pessoas que fizeram exames de diagnóstico em óticas com optometristas". Para a Presidente da Associação Portuguesa de Ortoptistas estes profissionais que trabalham em óticas têm uma "grande proximidade" com os doentes, mas não são verdadeiros profissionais de saúde. Eles "funcionam num vazio jurídico e enquanto não existir regulação são um perigo para a saúde pública em Portugal".
Alexandre Valentim Lourenço defendeu hoje no canal S+ que o médico "faz tudo" que ia de aldeia em aldeia ver doentes corresponde a uma visão romântica do passado. Para o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, num futuro muito próximo determinados procedimentos clínicos, sobretudo na área do diagnóstico, vão ser assumidos por equipamentos tecnológicos avançados como, de resto, já sucede em especialidades como a Dermatologia ou Anatomia Patológica. Durante uma entrevista ao programa "Auditório S+", após o Congresso da Ordem dos Médicos que se realizou em Lisboa a semana passada, o médico defendeu ainda que algumas especialidades "vão desaparecer, outras vão mudar, outras que se vão fundir e outras que se vão criar".
Ana Botas defendeu hoje no programa "Saúde em Dia" do canal S+ que é urgente aprovar o Estatuto de Cuidador Informal. A Presidente da Associação de Doentes de Parkinson associa-se aos apelos já feitos por várias associações de doentes. Estima-se que em Portugal existam 20 mil doentes com Parkinson, uma doença degenerativa do cérebro e que com o aumento da longevidade esse número possa chegar aos 30 mil. Segundo a Entidade Reguladora da Saúde, o nosso país é dos que tem mais cuidadores informais sem formação e a maior taxa de cuidados domiciliários informais da Europa. As associações de amigos e doentes esperam com o novo Estatuto do Cuidador Informal conseguir dar mais apoio aos seus dependentes obtendo flexibilização laboral e benefícios fiscais.
No dia 10 de novembro, o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) vai receber um encontro de especialistas para debater algumas questões relacionadas com a inovação tecnológica e revolução digital na saúde.
Ana Paula Martins defendeu ontem a necessidade de aumentar o preço dos medicamentos em Portugal como de resto acontece com outros produtos todos os anos. A Bastonária esteve ontem no programa "Auditório S+" com Pedro Vaz Marques onde explicou que o nosso país tem dos medicamentos mais baratos da Europa.
Ana Paula Martins manifestou-se ontem contra a proposta apresentada pelo Partido Comunista Português (PCP) de gratuitidade dos medicamentos genéricos para os cidadãos maiores de 65 anos. A Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos esteve no programa "Auditório S+" com Pedro Vaz Marques para comentar os resultados do último Congresso da Associação Nacional de Farmácias (ANAF), que decorreu a semana passada em Lisboa.
Maria Joaquina Madeira, Presidente da Direção Nacional da Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS) referiu que é urgente criar uma Ordem para os Assistentes Sociais, esta segunda-feira, durante o programa Check-Up do Canal S+ apresentado pelo jornalista Guilherme Simões.
Eduardo Barroso, médico-cirurgião geral e professor universitário apelou ao fim da greve dos enfermeiros, esta segunda-feira, durante o programa Check-Up do Canal S+ apresentado pelo jornalista Guilherme Simões.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) certificou o Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães como entidade formadora em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV).
Os jornalistas Guilherme Simões e Ana Sousa Dias são os novos rostos do Canal S+.
Um estudo que será apresentado esta terça-feira pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, revela que medicamentos inovadores, avaliados em entre 60 e 80 mil milhões de euros, evitaram 110 mil mortes em Portugal desde 1990 e adicionaram dois milhões de anos de vida saudável.
Comemora-se anualmente, no dia 30 de outubro, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que tem como objetivo aumentar a sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em parceira com o Instituto Superior Técnico e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), concorreu com o projeto Data2Help ao financiamento atribuído pelo Governo a projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.
Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de população a confiar nas vacinas, considerando-as seguras, efetivas e importantes para as crianças.
Entre 9 e 16 de outubro, 116 países de vários continentes estiveram envolvidos na operação internacional PANGEA XI, dedicada ao combate aos medicamentos falsificados e ao alerta para os perigos associados à compra destes medicamentos através da internet.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) venceu a 5.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que distingue iniciativas que permitem a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com o projeto «Via Verde Reanimação».
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) lançou na quarta-feira, 17 de outubro, a aplicação «MyCHTS», com a qual pretende melhorar a acessibilidade dos utentes à informação.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma nova geração de polímeros com propriedades antimicrobianas para prevenir infeções hospitalares.
Com o objetivo de introduzir a técnica de espectroscopia Raman na clínica, mais de 150 investigadores europeus formaram uma rede de colaboração, denominada Raman4Clinics, no âmbito das Ações COST - Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia.
O Ministério da Saúde terá no próximo ano 10.922 milhões de euros para gastar, o que corresponde a um aumento de 5%, mais 523 milhões de euros face ao estimado para 2018. Este acréscimo é também substancialmente superior ao aumento de 300 milhões de euros que tinha sido anunciado.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Carvalhosa, no Porto, acolhe, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2018, o Rastreio Nacional da Voz Artística, dirigido à comunidade artística do distrito, mas aberto a toda a população mediante inscrição.
A vacina da gripe começa a estar disponível esta segunda-feira, dia 15 de outubro. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem 1,4 milhões de doses para administrar, na época de 2018/2019.
O Dia Mundial das Doenças Reumáticas celebra-se hoje, dia 12 de outubro. A propósito da data, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) denuncia o facto de cerca de metade dos portugueses não ter acesso a reumatologista nos hospitais públicos, havendo apenas cinco unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o quadro completo de especialistas.
Os partos por cesariana quase duplicaram em todo o mundo em 15 anos, passando de 12% para 21% de todos os nascimentos, segundo estudos divulgados pela revista internacional The Lancet.