SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Almada transforma pavilhão em espaço para acolher sem-abrigo

26-03-2020 13:29h

A Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, transformou um pavilhão de futebol da Cova da Piedade num espaço para acolher 20 pessoas em situação de sem-abrigo durante o estado de emergência, foi hoje anunciado.

O espaço, no pavilhão do Liberdade Futebol Clube, na freguesia da Cova da Piedade, é inaugurado hoje e terá “capacidade para 20 pessoas”, avançou a autarquia, em comunicado.

“Esta resposta funcionará das 18:00 às 09:00, oferecendo dormida, higiene, jantar, alimentação e acesso a banco de roupa”, explicou.

Segundo o município, as pessoas que se encontrem em situação de carência “serão encaminhadas através de equipas de rua noturnas que continuam a realizar o seu apoio diário à população sem-abrigo e também das entidades do concelho que acompanham pessoas nesta condição”.

O funcionamento do espaço será assegurado pela Câmara de Almada e também por uma equipa de voluntários da Associação Gerações Sorrisos e da Associação Cristã Evangélica de Apoio Social.

Já as refeições, indicou a autarquia, serão fornecidas pelo Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro e pela Associação Médica Internacional.

Devido à pandemia da covid-19, a Câmara de Almada tem implementado várias medidas para proteção da população, como o encerramento de espaços municipais e o lançamento de um plano de emergência social para garantir que os idosos e outros grupos de risco tenham “acesso a bens e serviços de primeira necessidade”.

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, até quarta-feira o concelho de Almada registava 35 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus e a Península de Setúbal contabilizava cerca de 95.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Portugal regista hoje 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS