Uma mulher de 60 anos regressada da cidade chinesa de Wuhan para Chicago, foi infetada com o novo coronavírus, tornando-se o segundo caso nos Estados Unidos, de acordo com as autoridades norte-americanas.
Dados preliminares sobre o coronavírus, com origem na cidade chinesa de Wuhan, indicam alguns sintomas semelhantes entre os primeiros 41 casos deste novo vírus e o Síndrome Respiratório Agudo Grave (SARS) de 2019, publica hoje a revista “Lancet”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que pediu uma reunião de trabalho à ministra da Saúde para discutir as obras de requalificação do serviço de Urgência e a criação do Centro Oncológico do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).
As autoridades sanitárias angolanas mantêm controlada a lepra, doença que em 2019 registou 1.018 casos, menos 52 comparativamente ao ano anterior, divulgou hoje o coordenador do Programa Nacional de Controlo da Lepra.
O chefe do Centro de Psicologia e Intervenção Social da GNR defendeu hoje, em Lisboa, uma atualização constante das estratégias de prevenção de suicídio nas forças de segurança, face à evolução das realidades com que são confrontados.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje a sua solidariedade com os motivos da greve nacional convocada para 31 de janeiro e refere que os profissionais de saúde podem aderir à paralisação se o pretenderem.
O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano vai entrevistar os viajantes oriundos da China à chegada a Moçambique, nomeadamente ao aeroporto internacional de Maputo, devido ao surgimento naquele país de um novo tipo de coronavírus, anunciaram hoje as autoridades.
A dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) do Norte confirmou hoje a manutenção da greve dos enfermeiros marcada para dia 29 de janeiro, porque a Administração Regional de Saúde do Norte não tem “resposta” para os problemas daqueles profissionais.
Pelo menos quatro pessoas morreram devido ao surto de dengue que atinge o Paraguai, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país, cujo Presidente, Mario Abdo Benítez, foi diagnosticado com a doença na quarta-feira.
O Conselho do Governo da Madeira autorizou hoje a criação de um grupo de trabalho para analisar o impacto da adaptação à região autónoma de duas leis sobre transferências das competências para as autarquias locais.
O Infarmed recebeu 142 pedidos para realização de ensaios clínicos em 2019, tendo autorizado todos, segundo dados hoje divulgados, que apontam uma diminuição de 15% do tempo médio de decisão para 34 dias, menos seis dias que em 2018.
Dezasseis hotéis e os dois balneários das Termas de S. Pedro do Sul vão ser aquecidos pelas águas que brotam da terra a 68,7 graus, no âmbito de um projeto de geotermia orçado em 1,6 milhões de euros.
A greve dos enfermeiros nos hospitais e cuidados de saúde primários algarvios está a ter hoje uma adesão de cerca de 70% nos hospitais de Faro e Portimão, mas há centros de saúde que atingem os 100%, disse fonte sindical.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que os portugueses devem estar atentos, mas tranquilos, sobre o novo vírus e que Portugal tem planos de contingência regularmente testados que garantem a preparação necessária para detetar, diagnosticar e tratar eventuais casos.
A quase totalidade da população de Almeirim passou, esta semana, a dispor de médico de família, com a entrada em funcionamento da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho, disse hoje o presidente do município.
A ministra da Saúde reconheceu hoje que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal, sobretudo com contratações, descongelamentos e valorizações remuneratórias.
A China anunciou hoje o encerramento de partes da Grande Muralha e de monumentos emblemáticos em Pequim, como parte das medidas para controlar a propagação do novo coronavírus, que já matou pelo menos 25 pessoas.
O novo tipo de coronavírus detetado no mês passado na cidade de Wuhan já foi registado em 29 das 31 províncias da China, segundo autoridades de saúde citadas hoje pela agência de notícias oficial Xinhua.
As autoridades moçambicanas, em conjunto com organizações parceiras, estão a estudar formas de estimular prostitutas que circulam nas zonas fronteiriças do país a realizaram ali tratamentos de VIH/Sida, por forma a controlar a doença.
A procura de máscaras em Macau obrigou ao reforço policial junto de farmácias e medidas excecionais face ao vírus de Wuhan no território, que registou a passagem de quase um milhão de pessoas nas fronteiras em 48 horas.
Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP “enterraram” politicamente alguns dossiês polémicos como a lei do aborto ou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas têm divergências quanto a um referendo sobre a eutanásia.
Macau anunciou hoje a suspensão de serviços, o encerramento de espaços culturais e desportivos, bem com o adiamento do regresso às aulas no ensino superior, devido ao vírus chinês que já causou 26 mortes e infetou 830 pessoas.
O Instituto Português do Oriente (IPOR) em Macau decidiu hoje adiar o reinício do curso-geral e das oficinas para crianças, devido ao coronavírus chinês de Wuhan que já causou 26 mortes e infetou mais de 800 pessoas.
A região metropolitana de Wuhan, epicentro do coronavírus chinês, está a construir um hospital de 25.000 metros quadrados para acolher pacientes do surto que já causou a morte a 26 pessoas e infetou mais de 800.