Os testes à covid-19 realizados recentemente por iniciativa da Câmara de Vizela em instituições de acolhimento do concelho detetaram seis casos positivos, informou hoje a autarquia.
Segundo aquele município do distrito de Braga, foram feitos 445 testes e os casos positivos foram identificados em funcionários das instituições.
Nos lares foram feitos 162 testes a utentes e 192 a colaboradores, quatro dos quais deram positivo.
Foram também testados 29 utentes em instituições de apoio à deficiência e 37 em colaboradores. Segundo a autarquia, foi encontrado um positivo num colaborador.
Numa instituição de apoio a pessoas sem-abrigo foram testados 10 utentes e 15 colaboradores. Um funcionário deu positivo.
Os utentes das instituições foram rastreados nas próprias instituições, com a colaboração de dois enfermeiros das unidades de saúde familiar e um profissional de saúde da respetiva instituição.
Os colaboradores das instituições foram rastreados nos centros de rastreio ‘drive-thru' mais próximos.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista hoje 820 mortos associados à covid-19, mais 35 do que na quarta-feira, e 22.353 infetados (mais 371).
Portugal cumpre até 02 de maio o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, devido à pandemia de covid-19, que já causou 820 mortos no país.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.