Depois de identificados os sintomas comuns da Covid-19, à medida que os casos vão aumentando, surgem novos sintomas, menos frequentes, mas possivelmente relacionados com a doença, é o caso das lesões dermatológicas, especialmente na região dos pés.
Aos sinais de alerta, começam a juntar-se novas reações associadas à infeção por coronavírus. Uma delas, já em estudo em países como Itália e Espanha, aponta para o aparecimento de pequenas lesões ou manchas concentradas nos pés. Estima-se que cerca de 20% dos infetados possa manifestar este novo sintoma, as crianças e jovens são os mais afetados.
Para o dermatologista Luís Uva, a existência de manchas pelo corpo seria uma coisa expectável, à semelhança do que acontece em muitas infeções virais.
De acordo com as amostras recolhidas, este sintoma verifica-se especialmente em crianças e adolescentes mas, completa o dermatologista Luís Uva, a situação pode ser generalizada e verificar-se em qualquer faixa etária.
Especialistas de todo o mundo, tentam, agora, perceber qual a relação das lesões da pele com a doença com o objetivo de perceberem se estas podem, ou não, ser validadas como sintoma.