O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vai admitir um infeciologista, 30 enfermeiros e 30 assistentes operacionais para reforçar a resposta à pandemia da Codiv-19, disse à Lusa fonte hospitalar.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou hoje o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, quando mais de 8.000 pessoas já morreram no mundo devido a este vírus, detetado inicialmente na China, em dezembro.
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) considera “insuficientes” as medidas de apoio à economia anunciadas hoje pelo Governo, defendendo iniciativas “mais ambiciosas, claras e de aplicação mediata” para “evitar o colapso de todo o sistema”.
O enviado dos EUA no Afeganistão considerou hoje que se tornou “urgente”, face à pandemia, a troca de prisioneiros entre o Governo afegão e os talibãs, prevista no acordo entre Washington e os rebeldes, mas que nunca se realizou.
Populares e autarcas estão hoje a alertar que há empresas que continuam a laborar em Ovar, apesar de o Governo ter declarado terça-feira esse município de Aveiro como em estado de "calamidade pública", impondo-lhe assim quarentena geográfica obrigatória.
A cidade brasileira do Rio de Janeiro entrou hoje em estado de emergência, anunciou o presidente da Câmara, Marcelo Crivella, que recomendou à população que evite sair de casa, devido à pandemia de Covid-19.
A Alemanha vai transformar hotéis e grandes salões em hospitais para aumentar a capacidade de acolhimento dos serviços de cuidados intensivos a doentes infetados pelo novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, anunciou hoje o governo alemão.
O Presidente da República considerou hoje “indispensável” a declaração do estado de emergência para dar “cobertura constitucional a medidas mais abrangentes que se revele necessário adotar para combater esta calamidade pública”, a pandemia da Covid-19.
A Junta de Freguesia de Carnide, em Lisboa, está a formar jovens para conversarem diariamente com idosos através do telefone, num programa chamado “Amigos Mais Que Prováveis”, cujo objetivo é fazer com que todos fiquem em casa nesta altura.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que "o país não para", mesmo sob estado de emergência, e que o Governo tudo fará para que se mantenha a produção e distribuição de bens e serviços essenciais.
As Filipinas decidiram hoje cancelar o prazo de 72 horas que tinha sido dado a milhares de turistas estrangeiros, incluindo portugueses, para abandonar a região norte daquele país, colocada em quarentena devido ao crescente número de infetados pela Covid-19.
O Governo pode limitar ou proibir a realização de reuniões ou manifestações devido ao perigo de transmissão do novo coronavírus, segundo o projeto de decreto do Presidente da República sobre a declaração do estado de emergência.
Do total de casos positivos de coronavírus em Itália 8,3% corresponde a pessoal da saúde, o dobro dos números registados na China, segundo um estudo da fundação Gimbe a partir dos dados do Instituto Superior de Saúde.
Os taxistas que operam a partir do aeroporto da Praia, em Cabo Verde, estão apreensivos com o negócio nos próximos tempos, mas entendem a medida governamental de proibir voos internacionais para proteger o país do novo coronavírus.
O presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, disse hoje à Lusa que os agricultores estão prontos a disponibilizar os seus equipamentos de pulverização, de modo a ajudarem as autoridades a desinfetar espaços exteriores, combatendo a propagação do Covid-19.
O escritor e filólogo Frederico Lourenço começou a ensinar Latim gratuitamente através do Facebook, para quem quiser aprender durante o isolamento, devido à epidemia de Covid-19, e a adesão ultrapassou os três seguidores, em menos de 24 horas.
A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) está a usar a rede social Facebook para propor a prática de atividades lúdicas antigas a quem está em casa em isolamento social devido ao Covid-19, foi hoje anunciado.
Os treinadores de futebol portugueses Miguel Teixeira e Rui Tavares vão aguentar “até ao insuportável” no Irão, o terceiro país mais afetado pela pandemia da Covid-19, equacionando um regresso a Portugal, caso o Estado frete um avião.
O estado de emergência proposto pelo Presidente para conter a pandemia ao Covid-19 prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que sejam justificados.
A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) avançou hoje que está a traçar um plano para colocar na Internet moradias e apartamentos à disposição dos profissionais de saúde que combatem nos hospitais a pandemia Covid-19.
O Estado pode requisitar a privados a prestação de serviços e a utilização de propriedades, como hospitais ou fábricas, no âmbito do estado de emergência da Covid-19, segundo o projeto de decreto do Presidente da República hoje divulgado.
O Governo polaco anunciou hoje um programa de 47 mil milhões de euros para ajudar a economia do país confrontada com a pandemia do novo coronavírus.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou hoje que o partido irá apoiar “sem hesitações todas as medidas que salvaguardem o interesse nacional” na tentativa de mitigação da Covid-19, incluindo a declaração do estado de emergência.
A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) anunciou hoje ter colocado todos os seus funcionários em regime de teletrabalho, devido à “grave emergência de saúde pública que o país atravessa” com a propagação da Covid-19.