Uma campanha a denunciar as condições de trabalho dos enfermeiros nas unidades de saúde pública no Algarve foi iniciada hoje, estimando-se haver a falta de 1.500 destes profissionais na região, segundo o sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje a um futuro sanitário para a África mais "autossuficiente" e "menos dependente" de ajuda, num contexto de cortes no financiamento por parte dos Estados Unidos e de vários países europeus.
As piscinas municipais de Faro vão encerrar temporariamente por um período mínimo de 18 meses, devido a problemas técnicos relacionados com a qualidade do ar e da água, informou hoje a Câmara de Faro.
Os três feridos nos incêndios que se encontram internados no hospital de Coimbra mantêm-se todos “estabilizados”, avançou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra.
O Governo dos Açores determinou hoje a “destruição de todos os apiários positivos ou suspeitos” de loque americana e proibiu a deslocação de abelhas para a ilha das Flores, onde foi detetada aquela doença.
As autoridades de saúde dos Estados Unidos suspenderam a autorização da vacina contra o vírus chikungunya desenvolvida pelo laboratório franco-austríaco Valneva.
O Centro Internet Segura (CIS) admite a chegada de pedidos de ajuda relacionados com imagens sexuais de menores geradas com Inteligência Artificial (IA), numa altura em que é mais fácil aliciar menores para obter conteúdo sexual ilegal.
O vereador da CDU na Câmara de Matosinhos disse sábado que entrega na terça-feira à administração do Hospital Pedro Hispano uma petição com mil assinaturas de utentes a reivindicar a reposição do serviço de transporte na entrada do hospital.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) garantiu sábado estar "disponível para continuar a trabalhar” com as estruturas sindicais representativas da hospitalização privada, um dia depois do Sindicato da Hotelaria do Norte a acusar de retirar direitos aos trabalhadores.
O forcado Manuel Trindade, dos Amadores de São Manços, distrito de Évora, morreu sábado no Hospital de São José, em Lisboa, após colhida sofrida na sexta-feira no Campo Pequeno, disse fonte próxima do grupo à agência Lusa.
O Senado do estado norte-americano do Texas aprovou sábado o novo mapa eleitoral que deverá permitir aos republicanos conquistar até cinco assentos adicionais na Câmara dos Representantes em Washington nas eleições de 2026.
As autoridades moçambicanas apelaram à mobilização interna de ajuda humanitária para apoiar as populações deslocadas vítimas de ataques rebeldes na província de Cabo Delgado, de que é alvo desde 2017.
Moçambique registou mais 16 casos de mpox nas últimas 24 horas, na província de Niassa, epicentro do surto, elevando para 65 num mês e meio, com o total de casos suspeitos a subir para 713.
Organizações humanitárias alertaram sexta-feira para a falta de apoio psicossocial especializado para os deslocados no distrito de Chiúre, principal alvo dos recentes ataques extremistas em Cabo Delgado, norte de Moçambique, apontando para o "sofrimento psicológico" das vítimas.
O Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN) acusou na sexta-feira a CUF e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada de obrigarem a 12 horas de trabalho, tendo a CUF afirmado que cumpre a lei.
Pelo menos 350 mil pessoas vivem com o VIH/SIDA em Angola, que regista uma média anual de 28 mil novas infeções e 13 mil mortes associadas à doença, revelou hoje a principal organização não-governamental angolana de luta contra esta doença.
Um incêndio que deflagrou hoje num prédio em Agualva-Cacém, no concelho de Sintra, originou 21 feridos ligeiros, por inalação de fumo, que tiveram de receber assistência hospitalar, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha defendeu hoje, após declarada oficialmente a fome em Gaza, que Israel, enquanto força ocupante, tem a obrigação de “prover às necessidades básicas da população” do território palestiniano, segundo o direito internacional.
A 75.ª sessão do Comité Regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS) arranca segunda-feira na Zâmbia, centrada no desenvolvimento de iniciativas globais de saúde e na promoção da cobertura universal.
As limitações na admissão de utentes na urgência polivalente do hospital de Évora, na especialidade de Medicina Interna, voltaram hoje a ser prolongadas, até segunda-feira, por falta de profissionais de saúde e elevada afluência de doentes.
Um menor de 15 anos foi identificado em Ermesinde, concelho de Valongo, no distrito do Porto, por suspeita de incêndio florestal, após ter sido surpreendido por um popular a atear fogo numa zona de arvoredo, informou hoje a PSP.
As principais organizações humanitárias internacionais condenaram hoje em uníssono a situação na Faixa de Gaza após a declaração oficial do estado de fome na cidade de Gaza e arredores.
O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal manifestou hoje em Maputo a abertura de Lisboa para apoiar a criação de uma inspeção-geral alimentar em Moçambique, considerando-a uma “mais-valia”.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) considera que o Governo deve focar-se mais na capacidade de atração de médicos recém-especialistas para o Serviço Nacional de Saúde, em vez de definir apenas incompatibilidades.