A Madeira registou 19.927 beneficiários de subsídios de doença no ano passado, mais 9,2% face a 2023, enquanto os de desemprego, abono de família e rendimento social de inserção diminuíram, foi hoje anunciado.
O cirurgião moçambicano Igor Vaz criticou hoje, numa conferência sobre corrupção, a nomeação de dirigentes hospitalares por critérios políticos que se traduzem em “benefícios salariais”, alertando que provocam “ineficiência, impunidade e descrédito institucional”.
É um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estimativas avançadas em meados deste ano pela revista científica The Lancet, apontam para mais de 39 milhões de mortes até 2050 como consequência da resistência aos antimicrobianos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) reúne-se na quinta-feira com a tutela, exigindo melhores condições de trabalho e salários justos para os médicos, num contexto de “risco de colapso” do SNS, com unidades de saúde fechadas e urgências sobrelotadas.
O INEM garantiu hoje estar a "cumprir as orientações", apurando os valores devidos à empresa responsável pelo serviço de helitransporte (GulfMed) enquadrando-os no concurso internacional, depois de o Tribunal de Contas ter considerado nulo o ajuste direto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação “'Bullying' é Para Fracos” dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, bem como a professores e encarregados de educação.
A província moçambicana de Sofala vai reforçar a administração da metadona com uma nova clínica para tratamento de dependentes, depois de 35 casos de overdoses fatais naquela região do centro do país desde 2023.
A resistência aos antibióticos aumentou em mais de 40% entre 2018 e 2023, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que avisa que este crescimento representa uma ameaça crescente para a saúde global.
Sociedades médicas e de doentes lançam hoje uma campanha para ajudar quem vive com obesidade a enfrentar os medos do impacto da doença, que está associada a 200 outras doenças e dezenas de tipos de cancro.
O ministro da saúde moçambicano, Ussene Isse, disse que o país vai passar a usar um mecanismo de controle interno "muito rigoroso" para a humanização e segurança dos pacientes, defendendo o fortalecimento dos cuidados primários de saúde.
As contas públicas de Macau revelam que a região semiautónoma chinesa perdeu 57,4 milhões de patacas (6,19 milhões de euros) em setembro, após uma revisão do orçamento para reforçar os apoios sociais.
As autoridades da região semiautónoma chinesa de Macau lançaram hoje um alerta à população, face ao aumento das infeções locais pelo vírus chikungunya, após um surto na vizinha província chinesa de Guangdong.
O Governo da Índia doou a Moçambique material cirúrgico e medicamentos avaliados em um milhão de dólares (cerca de 860,6 mil euros), uma ação que assinala os 50 anos de cooperação entre os dois países.
As organizações humanitárias estão preparadas para distribuir mais ajuda na Faixa de Gaza, mas receiam as dificuldades logísticas, além dos ataques de colonos na Cisjordânia a agricultores palestinianos na altura da colheita de azeitonas.
Cerca de 300 mil utentes podem passar a ter uma equipa de saúde familiar se forem aprovadas as candidaturas apresentadas para novas unidades modelo B, adiantou hoje a associação que representa esses profissionais.
Um cidade japonesa lançou uma diretiva que pede aos residentes que limitem o uso de smartphones a duas horas diárias, numa medida que, embora não resulte em multa, tem como objetivo promover uma relação mais saudável com os ecrãs.
As pessoas com doenças mentais graves correm maior risco de morrer entre 12 e 15 anos mais cedo do que a maioria da população, segundo uma investigação internacional divulgada na sexta-feira por um instituto de pesquisa biomédica espanhol.
A presença do comummente conhecido como mosquito-tigre foi identificada em Vila Verde, distrito de Braga, mas ainda não foram detetados mosquitos infetados nem registados casos de doença transmitida, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje contra os cortes no transporte de doentes não urgentes previstos no Orçamento do Estado, defendendo que tal só deveria avançar após a realização de um estudo.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra afirmou hoje que o parto de emergência que ocorreu na terça-feira à porta do Hospital de Sintra foi um “caso exemplar” de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A ministra da Saúde destacou hoje o aumento de 5% nas despesas com pessoal do SNS previsto no Orçamento do Estado para 2026, salientando a valorização das carreiras e os incentivos à fixação de profissionais.
A província angolana do Uíje registou mais de 700 novos casos de cólera, nas últimas semanas, situação que levou as autoridades a reforçar as medidas de resposta para travar o surto, noticiou hoje a imprensa local.
O ministro da Saúde moçambicano, Ussene Isse, pediu hoje uma gestão criteriosa e transparente dos recursos, num contexto de redução dos meios financeiros, anunciando que o setor passará a implementar o mês da planificação a partir de 2026.
A ministra da Saúde assegurou hoje que está a acompanhar a situação do serviço de Dermatovenereologia do Hospital Egas Moniz, Lisboa, onde uma inspeção do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho identificou riscos para os profissionais e utentes.