Varsóvia e Kiev anunciaram hoje um acordo que pode acelerar o trânsito de cereais ucranianos para outros países através do território da Lituânia.
O plano de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia e blocos de parto vai manter-se durante o inverno. O tema foi debatido no Check-Up desta semana com Alexandre Valentim-Lourenço, diretor interino do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria e Eunice Carrapiço, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa-Norte.
A satisfação dos portugueses com o Serviço Nacional de Saúde caiu 21 pontos percentuais em dois anos, revela um inquérito internacional hoje divulgado, segundo o qual três em cada cinco pessoas reduziram gastos em saúde por questões económicas.
A Escola Nacional de Saúde Pública desafiou mais de 50 instituições para em conjunto identificarem desafios e oportunidades de atuação em saúde pública, fazer recomendações e implementar soluções inovadoras com impacto positivo para as políticas e intervenções nesta área.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou que entre hoje e 31 de janeiro de 2024 haverá em Portugal continental 27 maternidades em funcionamento pleno, de um total de 41.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje em Matosinhos que nos últimos 44 anos só foi possível que as urgências funcionassem porque os médicos aceitaram fazer um número muito elevado de horas extraordinárias.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) divulgou hoje o mapa de urgências de pediatria para o inverno, com o Norte a manter 11 urgências, o Centro oito e o Alentejo as três existentes.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje em Matosinhos que estarão disponíveis num período de oito a dez semanas as vacinas necessárias para que todos os portugueses que têm indicação se possam vacinar.
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo sobre a contratação de médicos estrangeiros “atendendo à absoluta prioridade” de assegurar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas manifesta dúvidas, divulgou hoje a Presidência.
Os cientistas hoje distinguidos com o Prémio Nobel da Medicina já tinham sido agraciados em Portugal no ano passado pela mesma investigação através da Fundação Bial, recordou a instituição ao felicitar os premiados.
O antigo vice-primeiro-ministro neerlandês Wopke Hoekstra, agora candidato a comissário europeu da Ação Climática, reconheceu hoje falta de consideração da sua parte para com Portugal e Espanha relativamente à emissão de dívida conjunta durante a pandemia.
A administração do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, pretende contratar cerca de duas centenas de profissionais de saúde, aguardando autorização do Governo, disse hoje à agência Lusa fonte da comissão de utentes da unidade hospitalar.
Penafiel vai construir novas instalações para a Unidade de Saúde Familiar de Termas de São Vicente, de acordo com deliberação tomada hoje pelo município, que aponta para um investimento de 2,2 milhões de euros, segundo fonte autárquica.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje a abertura da Unidade Funcional de Hematologia, integrada no Serviço de Sangue, que irá prestar cuidados de excelência e tratamentos avançados na área de hemato-oncologia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje a vacina contra a febre dengue em zonas com elevada prevalência, como a América Latina, onde a transmissão está a aumentar, devido a fatores que incluem as alterações climáticas.
O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, aprovou a transferência de competências na área da saúde a partir de janeiro de 2024, mas o executivo teme que o valor seja insuficiente.
A enfermeira Gisela Almeida, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, anunciou hoje a sua candidatura à liderança da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (OE), cujas eleições se realizam a 15 de novembro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a aprovação de uma segunda vacina contra a malária para crianças, a R21/Matrix-M, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A Câmara de Águeda vai comparticipar os medicamentos de habitantes que vivam em carência económica, através da rede solidária “Abem”, que conta já com seis farmácias locais aderentes, informou hoje a autarquia.
A Associação Nacional das unidades de Saúde Familiar revelou hoje que há centros de saúde com um ‘stock’ muito reduzido ou mesmo nulo de vacinas da gripe, situação que só deverá estabilizar a partir da segunda semana de outubro.
A presidente da Comissão Europeia congratulou hoje os vencedores do prémio Nobel da Medicina, Katalin Karikó e Drew Weissman, destacando o seu “trabalho pioneiro” em descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas mRNA eficazes contra a covid-19.
A urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Aveiro encerram hoje à noite, devido à escusa de alguns médicos às horas extraordinárias, esclareceu hoje a administração hospitalar.
O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, mostrou-se hoje muito preocupado com o encerramento da urgência pediátrica do hospital local esta semana e pela quinta vez este ano, exigindo “soluções estáveis” para o futuro.
O investigador Ilhan Dahir considera que África pode liderar as conversações sobre novas soluções climáticas na COP28, se tiver uma posição forte e defender a responsabilidade equitativa, a resiliência aos impactes climáticos e as necessidades das comunidades vulneráveis.