Ao fim praticamente um mês em greve e sem respostas às reivindicações, quase 200 médicos moçambicanos saíram hoje às ruas de Maputo numa caminhada em que assumiram que “quem cuida também precisa de ser cuidado”.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou na sexta-feira, pela primeira vez, o uso de um medicamento oral para tratar a depressão pós-parto.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje a norma sobre a vacinação contra mpox permitindo que pessoas com risco acrescido da infeção possam agendar a vacinação por sua iniciativa.
A Ordem dos Médicos acusou hoje o Governo de “desistir dos médicos” que exercem no país, de “estar a prejudicar deliberadamente o Serviço Nacional de Saúde (SNS)” e de recrutar no estrangeiro em “condições de flagrante e injustificado favorecimento”.
Um hospital em Kherson, região do sul da Ucrânia controlada pelas forças de Kiev, foi bombardeado duas vezes em 72 horas, denunciou hoje a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF), apelando novamente à proteção destes equipamentos.
O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) lançou, pela segunda vez, um concurso para a construção do Centro de Ambulatório e Radioterapia, uma vez que as propostas do primeiro procedimento superavam o valor do preço base do concurso.
A greve de quatro dias dos enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que hoje termina teve uma adesão média de 80% a 90%, indicou à Lusa o sindicato que convocou a paralisação.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai entregar na segunda-feira uma carta ao Presidente da República a pedir que use os seus poderes de magistratura e influência “para permitir um melhor acesso dos portugueses ao Serviço Nacional de Saúde”.
O Governo dos Açores anunciou hoje que vão ser criadas juntas médicas em São Miguel “ainda este mês”, na sequência de alterações à resolução publicada em fevereiro que “estava a pôr em causa” alguns serviços da administração pública.
A Associação Médica de Moçambique (AMM), que sai às ruas no sábado para marchar por condições melhores, submeteu, na segunda-feira, uma providência cautelar ao Tribunal Administrativo face às “intimidações do Governo”, disse hoje à Lusa o presidente.
O sindicato de técnicos superiores de saúde denunciou à Autoridade para as Condições de Trabalho a “ilegalidade nos contratos dos técnicos de radiologia” contratados por uma empresa e ao serviço da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O homem suspeito de extorsão detido pela Polícia Judiciária (PJ) em Avis é médico no centro de saúde e os alegados crimes foram praticados em contexto laboral, revelaram fontes da polícia e da unidade de saúde.
A bandeira vermelha foi hasteada na Praia dos Pescadores, na Ericeira, no concelho de Mafra, e os banhos estão interditos por a água do mar se encontrar poluída, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional.
O Governo alterou o modelo de financiamento do novo hospital da Madeira e estabeleceu que a alienação do atual Hospital Dr. Nélio Mendonça será para abater na dívida da região, segundo uma resolução publicada hoje em Diário da República.
A Proteção Civil e o INEM assistiram na quinta-feira 719 pessoas e transportaram 87 para os hospitais no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciaram hoje as autoridades.
As autoridades sanitárias moçambicanas confirmaram mais 42 casos de cólera apenas nos primeiros dois dias de agosto, com cinco distritos do país com surtos ativos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A Administração Central do Sistema de Saúde fez publicar no Brasil um anúncio para cativar médicos brasileiros para centros de saúde em zonas de maior carência de médicos de família em Portugal, oferecendo 2.863€/mês e “casa de função”.
O Infarmed recebeu no ano passado quase 27.000 notificações de suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) e pelo menos um em cada cinco casos foram considerados graves.
O Ministério da Saúde da Venezuela (MSV) emitiu uma resolução que proíbe o fabrico, distribuição, comercialização e uso de 'vapers' ou cigarros eletrónicos e produtos semelhantes no país.
Os serviços de saúde decorrem com “certa lentidão” no Hospital Central da Beira (HCB), o principal no centro de Moçambique, apesar de alguns médicos grevistas terem regressado ao trabalho, avançou hoje fonte oficial.
A Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informou hoje que foram identificados mais 31 casos de suspeita de toxinfeção alimentar em Leiria, subindo para 82 pessoas com sintomas.
Mais de 90 países, incluindo Portugal, assinaram hoje um comunicado conjunto que condena “o uso de comida como uma arma de guerra”, realçando que 345 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave, geralmente causada ou exacerbada por conflitos armados.
Os médicos internos vão estar em greve nos dias 23 e 24 de agosto, segundo um pré-aviso de greve nacional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) hoje divulgado.
Os estudantes do Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vão ter disponível, a partir do próximo ano letivo, uma nova unidade curricular optativa de Medicina Aeroespacial, foi hoje revelado.