Uma equipa liderada por uma investigadora do i3S, no Porto, vai estudar o papel dos glicanos (açúcares complexos que revestem as células do intestino) no controlo da inflamação intestinal que caracteriza a doença de Crohn, foi hoje revelado.
O ex-diretor do serviço de dermatologia da unidade local de saúde (ULS) Santa Maria disse hoje que nunca teve acesso ao que os médicos ganhavam na produção cirúrgica adicional, justificando que “era apenas uma chefia intermédia”.
Moçambique regista a quarta maior taxa de natalidade na adolescência, em raparigas de 15 a 19 anos, em todo o mundo, segundo um relatório das Nações Unidas que antevê a duplicação da população moçambicana em 25 anos.
O ex-deputado e investigador Moisés Ferreira é candidato pelo BE à Câmara de São João da Madeira, revelou hoje o partido, que quer baixar os preços “obscenos” da habitação e travar a entrega do hospital local à Misericórdia.
Investigadores de Portugal e Espanha desenvolveram uma pulseira que permite detetar em segundos a presença de drogas de submissão química em bebidas, um sistema preventivo que pode ser usado em eventos para evitar tentativas de violação.
Uma equipa internacional de cientistas identificou o primeiro nanocorpo capaz de neutralizar o Hendra e o Nipah, dois vírus altamente letais para os quais ainda não existe vacina ou cura aprovadas e que são transmitidos de animais para pessoas.
A gigante farmacêutica suíça Novartis anunciou hoje que obteve a aprovação de um tratamento contra a malária para recém-nascidos e bebés pela autoridade de saúde suíça, em colaboração com oito países africanos, que, por sua vez, poderão aprová-lo rapidamente.
O Presidente da República afirmou hoje que o reforço dos meios de emergência médica "vai existir e é inevitável" e apontou um problema a algumas unidades hospitalares de incapacidade para receber vários tipos de helicópteros.
O PS não se vai opor à comissão de inquérito à situação do INEM, com viabilização já garantida, mas não divulgou o sentido de voto, apenas recusou que este instrumento parlamentar “desvie as atenções do essencial”.
O PS acusou hoje o primeiro-ministro de um “incompreensível e inaceitável silêncio” sobre o “grave atraso” no transporte de um doente, criticando o “passa culpas e desresponsabilização” dos ministérios envolvidos e direção executiva do SNS.
A urgência básica de Algueirão–Mem Martins vai ser temporariamente suspensa a partir da 01:00 de quinta-feira, devido à transferência de serviços para o novo hospital de Sintra, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra.
O secretário-geral do PSD afirmou hoje que o PS “devia corar de vergonha” antes de falar na situação do INEM e manifestou “confiança absoluta” no primeiro-ministro e na ministra da Saúde para ultrapassar os problemas neste organismo.
A Unidade Local de Saúde Santa Maria gastou 40 milhões de euros em cirurgias adicionais desde 2022, afirmou hoje o inspetor-geral da saúde, anunciando que as auditorias aos hospitais vão se inciar este mês.
O líder parlamentar do PSD anunciou hoje que o partido irá abster-se na proposta da IL para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação do INEM, o que significará a sua aprovação.
O Governo moçambicano ratificou hoje o acordo de um empréstimo de 17 milhões de euros do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África para construção de hospitais na província de Niassa, no norte de Moçambique.
O Ministério Público guineense ordenou hoje o arquivamento do processo aberto na sequência de denúncias do presidente da Liga dos Direitos Humanos em como doentes renais estavam a morrer no país por falhas no tratamento de hemodiálise.
O Conselho Superior de Defesa Nacional deliberou hoje, por unanimidade, expressar o seu agradecimento às Forças Armadas pelo papel na sociedade portuguesa, sublinhando em particular a importância da Força Aérea na emergência médica.
O Senado italiano aprovou hoje, em definitivo, um projeto de lei que visa a manutenção dos postos de trabalho dos doentes oncológicos, com o voto favorável na generalidade de todos os grupos políticos.
O PCP anunciou hoje que vai votar a favor da proposta da Iniciativa Liberal (IL) para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação do INEM, considerando que há responsabilidades políticas do Governo por apurar.
O CDS-PP manifestou hoje abertura para que não seja revogada toda a lei que promove os direitos da mulher na gravidez e no parto, desde que seja eliminado nessa legislação o conceito de violência obstétrica.
A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica considerou hoje ultrapassados os conteúdos pedagógicos do Instituto Nacional de Emergência Médica, após alegadamente dois técnicos de emergência pré-hospitalar terem falhado na assistência de um homem que acabou por morrer.
O presidente do Hospital de Santa Maria afirmou hoje que as cirurgias feitas em produção adicional, para reduzir as listas de espera, estão sujeitas a 12 momentos de controlo automatizado, um sistema que considerou ser rigoroso.
O projeto de uma investigadora do I3S para explorar o impacto do microbioma nos comportamentos de risco dos adolescentes, nomeadamente no consumo de substâncias ou na impulsividade, recebeu uma bolsa de 25 mil euros, foi hoje divulgado.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que investir na promoção de hábitos alimentares saudáveis “é urgente e necessário”, salientando que, se não houver ações, o SNS “enfrentará pressões cada vez maiores”.