O Infarmed anunciou hoje uma cooperação com a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) de Cabo Verde e a Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME) de Moçambique para a criação da Agência Africana de Medicamentos (AMA).
Quase 30 países, incluindo Portugal, instaram Israel a permitir evacuações médicas de Gaza para a Cisjordânia, disponibilizando-se a apoiar financeiramente ou enviando pessoal médico e material, com o Governo português a comprometer-se a “contribuir ativamente” para este programa humanitário.
A ministra da Saúde explicou, ontem na Assembleia da República, que a tutela está a trabalhar num diploma para “estudar um regime que possa minimizar o impacto das deslocações, quando estas forem necessárias”.
As autoridades moçambicanas voltaram a declarar surto de cólera no distrito de Moma, na província de Nampula, norte do país, após contabilizarem 36 casos em três semanas, foi hoje anunciado.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira alertou para a presença no concelho da Covilhã do mosquito que transmite doenças como o dengue e apelou à população para adotar medidas para evitar a propagação.
A plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros entregou hoje ao Governo a sua contraproposta para um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), no âmbito do processo negocial que será retomado após as eleições autárquicas de outubro.
Quatro trabalhadoras da Valorlis, nos Parceiros, em Leiria, foram hoje transportadas para o hospital por precaução após o rebentamento de uma embalagem alegadamente contendo um produto tóxico, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
O PS/Açores criticou hoje o facto de a campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 na região excluir as farmácias comunitárias, mas o Governo Regional alega que o Serviço Regional de Saúde consegue dar resposta.
Um casal de juristas de Coimbra defende o aumento dos apoios sociais às famílias de crianças com doença oncológica, que são confrontadas diariamente com dificuldades de vária ordem, e mais financiamento para a investigação.
As Comissões de Utentes da Saúde do Arco Ribeirinho Sul e a União de Sindicatos de Setúbal convocaram uma manifestação para quinta-feira junto ao hospital do Barreiro, em protesto contra o encerramento da maternidade naquela unidade de saúde.
As gravidezes múltiplas resultantes de tratamentos de infertilidade, que aumentam o risco de partos prematuros, têm vindo a diminuir em Portugal, onde 4,4% das crianças nascidas em 2022 decorreram desses tratamentos, segundo um relatório hoje divulgado
A gripe das aves foi detetada, em aves selvagens, em Lisboa e Leiria, elevando para 24 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Pelo menos 71 pessoas morreram vítimas de tuberculose no primeiro semestre deste ano na província moçambicana de Nampula, norte do país, um aumento homólogo de 5%, entre 4.328 casos da doença, anunciaram hoje as autoridades locais.
O Governo da Madeira adquiriu 18.000 vacinas contra a covid-19 e 49.500 contra a gripe, num investimento de 700 mil euros, no âmbito da campanha de vacinação sazonal que teve início na terça-feira, indicou hoje a secretária da Saúde.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) pediu hoje maior reflexão sobre o modelo de cuidados de saúde durante a gravidez, alertando que enfermeiros e médicos têm perfis e competências diferentes.
Seis pessoas encontram-se internadas no Hospital de São João, no Porto, com ‘legionella’, uma das quais na Unidade de Cuidados Intensivos, confirmou hoje à Lusa fonte desta unidade hospitalar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) garantiu hoje que não existem atualmente evidências científicas que sustentem uma possível ligação entre o autismo e o uso de paracetamol durante a gravidez.
Quase três quartos dos portugueses (74%) dizem-se interessados pela segurança alimentar e 56% partem do princípio que os alimentos à venda são seguros, de acordo com um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.
O Governo está ao serviço do negócio da doença, disse, na noite de terça-feira, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, criticando a opção de serem alargadas as convenções de medicina geral e familiar ao setor privado.
O Ministério da Saúde vai criar uma rede nacional de saúde oral nos cuidados primários, mas que vai contar também com os setores social e privado, anunciou hoje a secretária de Estado Ana Povo.
A presidente do conselho diretivo da ADSE disse hoje no parlamento que a almofada financeira do subsistema de saúde é, neste momento, de 1.300 milhões de euros, face aos 1.100 milhões de euros anunciados em 2023.
O secretário de Estado da Gestão da Saúde afirmou hoje que “nenhum euro se vai perder” nos investimentos do setor no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), lembrando que a maioria das requalificações “estão em execução”.
A Ordem dos Farmacêuticos defendeu hoje que não há informação científica que sustente a relação entre o uso de paracetamol na gravidez e alterações no neurodesenvolvimento na infância, admitida na segunda-feira pelo presidente norte-americano.
O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) assumiu hoje que houve um “lapso” do vogal do Conselho Executivo que colocou a palavra “homologado” em vez de “retificado” sobre o concurso especial ao curso de Medicina.