O presidente do PSD defendeu hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está em transformação, apesar de ainda ter constrangimentos, enquanto o secretário-geral considerou que a saúde é a área de maior falhanço do Governo.
O presidente do PSD e o secretário-geral do PS estiveram hoje em divergência sobre a gestão do apagão de segunda-feira, com Luís Montenegro a defender que houve eficácia e Pedro Nuno Santos a apontar falta de coordenação.
O Governo anunciou hoje uma contribuição de 2,5 milhões de euros para a Gavi, a aliança global de vacinas, para o período de 2026 a 2030, um aumento de 54% na contribuição portuguesa.
A mortalidade materna nos Estados Unidos aumentou ligeiramente em 2024, revertendo dois anos de declínio, segundo dados oficiais hoje publicados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego prevê adjudicar até ao final do ano a empreitada de ampliação do serviço de urgência, consulta externa e ambulatório cirúrgico do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro vai começar a receber uma dieta oral para complementar a nutrição intravenosa na sua terceira semana de internamento, em Brasília, após uma cirurgia intestinal, segundo o novo boletim médico hoje divulgado.
A administração da Unidade Local de Saúde do Algarve acusou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) de mentir nos argumentos invocados para convocar uma greve nas unidades da região, para sexta-feira e 08 e 09 de maio.
A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje que a queixa motivada por alegada vacinação indevida contra a covid-19 contra a enfermeira nomeada para a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi arquivada.
Mais de 500 mil crianças com menos de cinco anos morrem anualmente em África de doenças evitáveis, como o sarampo e a poliomielite, por falta de vacinas, anunciou hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) pediu “com urgência” o abastecimento de combustível para manter os geradores a funcionar durante o apagão, uma vez que a capacidade do depósito só permite ter energia para cerca de cinco horas.
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) revelou hoje que o hospital modular de Ponta Delgada está a funcionar sem ter sido vistoriado por aquele serviço.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) alertou hoje para o uso indevido da melatonina em crianças sem prescrição médica e defendeu uma maior supervisão dos suplementos alimentares disponíveis no mercado para garantir que nenhum propõe a sua utilização em menores.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) alertou hoje para o que classifica como “falência estrutural” do sistema de emergência médica e manifestou perda de confiança na liderança do INEM.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, hoje, que os novos casos de monkeypox (mpox) do clado 1b foram relatados principalmente em África, onde onze países registaram a transmissão comunitária dessa estirpe nas últimas seis semanas.
O alargamento da hospitalização domiciliária (HD) a todos os estabelecimentos hospitalares do SNS e a nomeação de um coordenador nacional da hospitalização domiciliária foram hoje publicados em despacho da ministra da Saúde.
O secretário-geral do PS disse hoje que a saúde foi a área em que o primeiro-ministro “mais falhou”, considerando que ao fim de um ano há no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “um ambiente de instabilidade e caos”.
O Conselho de Estado da China (Executivo) publicou hoje um livro branco sobre a origem da pandemia de covid-19 no qual defende a transparência de Pequim e sugere que o vírus “pode ter surgido mais cedo” nos Estados Unidos.
O secretário-geral do PS criticou hoje o Governo pela gestão que fez na segunda-feira durante o apagão, considerando que “não fez bem o seu trabalho” na comunicação e na coordenação, nomeadamente nos serviços de proteção civil municipais.
Nove urgências vão estar fechadas no sábado, o pior dos quatro dias da ponte do Primeiro de Maio, incluindo as três urgências de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal, obrigando as grávidas a atravessar a ponte para Lisboa.
Uma académica de Macau alertou hoje que a representação idealizada da maternidade nas redes sociais chinesas tem um efeito prejudicial nas recém-mães, aumentando o risco de depressão pós-parto.
A cólera continua a propagar-se em Angola, tendo sido registados nas últimas 24 horas mais 337 casos e sete óbitos, mantendo-se a província de Benguela como o epicentro da doença, que está espalhada por 17 das 21 províncias angolanas.
A Universidade de Coimbra tem uma microrrede elétrica capaz de garantir o fornecimento de energia em situações extremas, que conseguiu com sucesso fornecer energia ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da instituição no apagão de segunda-feira.
O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), o órgão máximo legislativo da China, aprovou hoje a primeira lei do país destinada à promoção do setor privado.
A ONU vai reduzir o seu plano para ajuda humanitária na Ucrânia, perante uma queda drástica de financiamento, reorientando a sua ação para quatro prioridades, anunciou hoje um responsável do Gabinete das Nações Unidas para as Operações Humanitárias (OCHA).