A ministra da Saúde anunciou hoje que o Hospital Garcia de Orta vai ter a urgência de obstetrícia aberta 24 horas por dia a partir de setembro, com o reforço de médicos que estavam no privado e que vão integrar o SNS.
O Presidente da República afirmou hoje que espera ouvir da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, o plano do Governo para a organização e meios do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos próximos anos.
A Assembleia dos Açores aprovou hoje por unanimidade uma proposta do PAN que recomenda ao Governo Regional a criação de uma Estratégia de Prevenção e Combate ao Suicídio e o reforço dos profissionais de saúde mental.
A Assembleia dos Açores aprovou hoje uma resolução do BE para assegurar a transição dos assistentes operacionais para a carreira de técnicos auxiliares de saúde, um processo que ficará concluído em agosto, revelou o Governo Regional.
Os banhos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, estão interditados desde hoje por contaminação microbiológica, depois de estarem desaconselhados desde segunda-feira, confirmou hoje à Lusa o comandante da capitania do Douro, Rui Lampreia.
Várias associações criticaram, numa carta aberta, as propostas do CDS-PP e do PSD para eliminar o conceito de violência obstétrica, considerando que a revogação da lei seria um “ato de violência institucional”.
Um robô operou pela primeira vez um modelo realista de paciente respondendo durante a operação aos comandos da equipa, “como um cirurgião principiante a trabalhar com um mentor”, revela um estudo publicado hoje na revista científica Science Robotics.
A Câmara de Vila Real de Santo António aprovou um conjunto de apoios para incentivar a fixação de profissionais de saúde no concelho, onde o custo da habitação está a dificultar o preenchimento de vagas, disse hoje o presidente.
A necessidade de uma comissão de inquérito ao INEM uniu hoje vários partidos no parlamento, com a bancada do PSD a considerar a sua criação precipitada, mas a não se opor à proposta apresentada pela Iniciativa Liberal.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) sinalizou hoje a “escassez de profissionais qualificados”, como médicos e enfermeiros, e defendeu a criação de um hospital universitário central para formação.
O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou a proposta de decreto legislativo regional que procede à criação da rede de cuidados paliativos na região, disse hoje o vice-presidente do executivo, Artur Lima.
O ministro da Defesa anunciou hoje que um segundo helicóptero da Força Aérea passará a estar disponível para transporte médico de emergência durante 24 horas a partir de quinta-feira, elevando para quatro as aeronaves disponíveis todo o dia.
Cabo Verde pretende formar médicos em seis especialidades, no país, a partir do próximo ano, para reduzir a dependência de profissionais estrangeiros e missões internacionais, anunciou hoje o ministro da Saúde, no parlamento.
A ausência de ar condicionado tem obrigado algumas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Viseu a colocar os medicamentos em quarentena, uma situação que os enfermeiros dizem começar a ser normal.
O ministro da Saúde moçambicano, Ussene Isse, disse hoje que o país quer tornar-se uma referência regional em inovação científica e tecnológica naquela área com a entrada em funcionamento da nova Comissão Multi-Institucional de Fiscalização de Investigação em Saúde Humana (CFISH).
O coordenador nacional do programa Bairros Saudáveis informou hoje que a proposta de fecho e acerto de contas da primeira edição do projeto não obteve qualquer resposta, indicando haver projetos que têm de devolver verbas e outros receber.
A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou hoje que o partido votará a favor da proposta da Iniciativa Liberal para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação do INEM.
A líder parlamentar da Iniciativa Liberal criticou hoje "o silêncio do primeiro-ministro" sobre a situação do INEM e disse que a comissão de inquérito proposta pelo seu partido não visa “motivar polémicas políticas”, mas sim encontrar soluções.
Quatro unidades locais de saúde vão absorver cerca de metade dos quase 200 milhões de euros que o Governo decidiu atribuir aos hospitais para pagamento de dívidas a fornecedores, indica o despacho hoje publicado.
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro afirmou hoje que o encerramento das urgências de obstetrícia na Península de Setúbal vai continuar se não houver alterações estruturais para reter os profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O ex-diretor do serviço de dermatologia da unidade local de saúde Santa Maria considerou hoje que o médico que terá recebido milhares de euros em cirurgias adicionais não devia ser codificador, embora a auditoria interna não tenha verificado irregularidades.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro considera que o encerramento da Urgência de Obstetrícia do hospital local durante 10 dias, hoje anunciado, “é mais um passo para o encerramento definitivo daquele serviço”.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver um bioplástico inovador com propriedades antibacterianas que poderá ser usado em hospitais, em alternativa aos plásticos hospitalares tradicionais.
O Hospital do Barreiro suspendeu o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos durante dez dias a partir de hoje, segundo informação enviada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às corporações de bombeiros.