O Livre atribui em novembro o “Prémio Liberdade”, de cinco mil euros, dinheiro que os seus deputados receberam entre janeiro e maio pelo fim do corte salarial de 5% que era aplicado desde o período da “troika”.
A maioria dos portugueses está mais preocupada com o aumento da xenofobia do que com a imigração, numa sondagem hoje divulgada que indica grande apoio ao reforço das verbas em defesa, solidariedade internacional e ajuda aos países mais pobres.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para a rápida propagação nos hospitais do fungo resistente a medicamentos Candidozyma auris e pediu que sejam tomadas medidas para travar a sua disseminação.
O sistema elétrico cubano recuperou hoje parte da energia depois de um apagão geral em todo o país registado na quarta-feira, com um quarto da energia normal reposto e um sétimo da procura satisfeito.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou a ordem de Israel para evacuação da Cidade de Gaza, onde vivem quase um milhão de pessoas, afirmando que as suas equipas permanecerão apesar da intensificação da ofensiva israelita.
Pelo menos 99 pessoas morreram entre janeiro e agosto deste ano vítimas de malária na província de Niassa, norte de Moçambique, com registo de 448.526 casos da doença, avançaram as autoridades provinciais.
O Serviço de Terapia Celular do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto apelou hoje a que a educação sobre a dádiva de medula óssea se torne uma prioridade nacional e seja integrada no plano de formação escolar.
O especialista em inteligência artificial na saúde Guilherme Hummel defende que o maior sinal da autonomia que o paciente ganhará no futuro é o estetoscópio tornar-se digital e passar da mão do médico para a do doente.
O investigador brasileiro Guilherme Hummel defende que, no futuro, o médico será melhor quanto menos diagnosticar sozinho e que o uso da Inteligência Artificial (IA) vai ganhar nova pujança no diagnóstico, antecipando-o e reduzindo o erro.
O número de portugueses idosos a passar dificuldades de sobrevivência está a aumentar na Venezuela, alertou a presidente da Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas (SBDP), sublinhando que muitos compatriotas têm vergonha que se saiba das dificuldades que enfrentam.
Os programas focados nos pais são insuficientes para prevenir a obesidade nas crianças pequenas, indica uma meta-análise publicada hoje na revista científica The Lancet, que recomenda um repensar das abordagens para enfrentar o problema.
A farmacêutica norte-americana Merck anunciou hoje que abandonou os planos para concluir a construção de um centro de investigação em Londres, num investimento de mil milhões de libras (1,16 mil milhões de euros), culpando as políticas do Reino Unido.
O ministro da Saúde moçambicano disse hoje que o país vai introduzir gestores hospitalares para reduzir o número de médicos na administração de hospitais, visando assegurar uma gestão mais eficiente dos "escassos recursos" disponíveis.
Um projeto do investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) João Ribeiro para estudar medidas contra ruído e erros de sincronização nas comunicações, é um dos seis em Portugal que vão receber financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC).
A antiga cantina escolar de Mogadouro foi transformada num polo do Hospital Terra Quente (HTQ) para prestar cuidados de saúde à população e evitar deslocações aos hospitais de referência instalados nas grandes cidades, foi hoje divulgado.
Os incêndios que atingiram o Canadá em 2023 contribuíram para a morte de quase 70.000 pessoas, sobretudo na América do Norte, de acordo com um estudo que publicado na revista Nature.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou hoje para a venda `online´ de dispositivos falsos de medição do açúcar no sangue, recomendando que a sua aquisição só deve ser feita a entidades devidamente legalizadas.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) propôs uma suspensão de 40 dias, com perda de retribuição e antiguidade, a um dos dois médicos denunciados em 2023 por más práticas no serviço de cirurgia do Hospital de Faro.
A Ordem dos Psicólogos alertou hoje para a necessidade de auditorias e validação científica das ferramentas de inteligência artificial e mais literacia digital para prevenir casos como o de um adolescente que se terá suicidado com ajuda do ChatGPT.
A administração da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) anunciou hoje que, a partir da próxima segunda-feira, os utentes do concelho de Ovar terão cobertura de médico de família a 100%.
O PS acusou hoje o Governo de “retrocesso deliberado” que agrava ainda mais a vida dos portugueses, considerando que naquilo que importa “Portugal está mesmo pior” e que os “estadistas prometidos”, como Luís Montenegro, são “afinal falsos profetas”.
Cuba sofreu hoje um novo apagão em todo o país, o quinto de caráter nacional em menos de dois anos, indicou nas redes sociais a estatal União Elétrica (UNE), informação já confirmada pelo Ministério da Energia e Minas cubano.
O deputado do Chega Pedro Frazão acusou hoje o executivo de Luís Montenegro de falar muito e fazer pouco e de falhar “em todas as frentes”, considerando que “basta de governos que não governam”.
Cerca de 87 milhões de crianças em África receberam refeições escolares em 2024, um aumento de 21 milhões face a 2022, comunicou hoje o Programa Alimentar Mundial (PAM), frisando haver Governos africanos a investir mais nestas medidas.