O Ministro da Saúde moçambicano pediu hoje aos funcionários hospitalares para que recomendem medicação alternativa, em caso de falta de um determinado medicamento, por forma a aliviar o sofrimento dos utentes.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) alertou hoje que é “clinicamente mais adequado” um paciente ser transportado por ambulância quando a resposta aérea ultrapassa o tempo estimado de transporte terrestre.
O PSD apresentou um projeto de lei para eliminar o conceito de violência obstétrica e o parlamento discute na sexta-feira uma proposta do CDS para revogar a lei aprovada em março sobre direitos na gravidez e no parto.
O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) exigiu hoje a demissão da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, manifestando “profunda preocupação” com o acesso aos direitos da mulher no plano da saúde sexual e reprodutiva.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje a Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) de ameaçar extinguir quatro unidades de saúde familiar (USF), alegadamente por estas recusarem aceitar “condições impostas à margem da lei”.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu hoje que a grávida que perdeu o bebé aos seis meses de gestação no ano passado, após ter sido assistida no Hospital de Cascais, teve acompanhamento adequado.
O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois novos concursos, com uma dotação total de 13 milhões de euros (ME), para apoiar infraestruturas hospitalares e intervenções em património cultural.
As autoridades moçambicanas de saúde vão cumprir entre terça-feira e sábado a segunda ronda de vacinação contra poliomielite, voltada para crianças menores de 10 anos, a decorrer em todos os distritos do país, anunciou o Governo.
O arquipélago das Bijagós, na Guiné-Bissau, com cerca de 33 mil pessoas divididas por 23 ilhas habitadas, conta com um único hospital, instalado em Bubaque, salientou à Lusa Élcio Marques Vieira, enfermeiro na ilha de Formosa.
A ONU alerta que o norte de Moçambique registou, em junho, uma crise humanitária "cada vez mais profunda", causada pela escassez de financiamento, desastres naturais e escalada de violência armada na província de Cabo Delgado.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde remeteu hoje para o INEM a responsabilidade no transporte de um doente que, depois da decisão de transferência do Hospital da Covilhã, demorou mais de cinco horas até chegar a Coimbra.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve estão sobrecarregados devido à falta de profissionais e responsabilizam a administração pela degradação das condições laborais e as consequentes implicações na segurança dos cuidados prestados, alertou o sindicato.
O secretário-geral do PCP acusou o “quinteto do retrocesso” (PSD, CDS, Chega, IL e PS) de querer “desmantelar o Serviço Nacional de Saúde” (SNS), ironizando que a ministra da tutela é “competentíssima a executar o programa do Governo”.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu hoje respostas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre urgências hospitalares na Área Metropolitana de Lisboa e em particular nas especialidades de pediatria, ortopedia e obstetrícia na península de Setúbal.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) responsabilizou hoje o Governo pelas falhas nos serviços de ginecologia e obstetrícia e defendeu o fim da pré-triagem telefónica através da linha SNS Grávida.
A urgência polivalente do hospital de Évora vai ter limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, a partir das 20:00 de hoje, por a equipa clínica estar incompleta, anunciou a unidade local de saúde.
A coordenadora do BE criticou hoje a prioridade dada pelo Governo às alterações às leis da nacionalidade e imigração no início do mandato em detrimento da resolução dos problemas do Serviço Nacional de Saúde, clima e habitação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A azáfama é grande num dos cantos do armazém. Junto a uma passadeira rolante, uma dezena de pessoas inspecionam todas as caixas de medicamentos que ali chegam, selecionados por suspeitas de falsificação.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) lamentou e condenou hoje a morte do seu antigo colega Abdullah Hammad, morto pelas forças israelitas no dia 3 de julho em Gaza, na Palestina.
São Tomé e Príncipe inaugurou hoje nova central de produção de oxigénio, no Hospital Central, financiada pelo Fundo Global num projeto implementado pelo PNUD para promover um “sistema de saúde mais forte e mais resistente no país”.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que as urgências de obstetrícia do Hospital de Aveiro vão estar encerradas “cerca de metade dos dias” do mês de julho, por falta de médicos especialistas.