As tréguas entre Israel e o Hamas terminam oficialmente hoje e, segundo o roteiro de paz iniciado a 19 de janeiro, domingo deverá começar a segunda fase do acordo de cessar-fogo, havendo, porém, dúvidas sobre o cumprimento dos prazos.
Os pandas gigantes, apesar de terem um sistema digestivo típico dos carnívoros, alimentam-se sobretudo de bambu e um grupo de cientistas descobriu que uma molécula contida nesta planta entra na corrente sanguínea destes animais, induzindo-os a tornarem-se herbívoros.
Com uma das taxas mais elevadas de esclerose múltipla (EM) do mundo, a Escócia está a explorar abordagens inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos doentes, desde a dança adaptada à medicina personalizada.
A Nicarágua anunciou hoje que se vai retirar de duas agências das Nações Unidas (ONU), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), afastando-se ainda mais dos organismos internacionais.
A Assembleia Municipal de São João da Madeira aprovou um voto de protesto ao Governo por ainda não ter auscultado a autarquia quanto à anunciada transferência local do hospital para a Misericórdia, revelou hoje fonte dos eleitos locais.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), começou esta semana a realizar as primeiras cirurgias robóticas da sua história, sendo o único na península de Setúbal com esta tecnologia, foi hoje revelado.
O Papa sofreu hoje um ataque isolado de broncoespasmo e um agravamento repentino dos sintomas respiratórios, embora tenha respondido bem à terapêutica, informou a Santa Sé.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que a integração desses profissionais de saúde nos meios de emergência dos bombeiros vai garantir uma resposta diferenciada e de maior qualidade no socorro pré-hospitalar às populações.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica considerou hoje que o acordo assinado entre o INEM e a Liga de Bombeiros “apresenta questões preocupantes”, designadamente as condições técnicas para a prática dos cuidados médicos de emergência.
A cadeira dentária do Centro de Saúde de Velas, nos Açores, que tem uma avaria no micromotor, deverá ficar operacional “no decorrer do mês de março”, informou hoje a tutela.
A reorganização das urgências pediátricas arranca no sábado, através de um projeto-piloto que envolve cerca de 20 hospitais e que prevê a criação de Centros de Atendimento Pediátrico nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão solicitar uma reunião com “caráter de urgência” com o Governo para discutir os problemas da saúde na região, nomeadamente a falta de médicos de família, foi hoje divulgado.
Os 22 protocolos de atuação dos técnicos de emergência pré-hospitalar, aplicados em situações em que o doente corre risco de vida ou de perder um membro, serão executados ao longo deste ano, iniciando-se dois em março, anunciou o INEM.
O subsídio pago pelo INEM às corporações de bombeiros será aumentado em 2.000 euros por mês, passando de 6.690 euros para 8.690, segundo um acordo hoje assinado, que visa garantir a sustentabilidade do serviço.
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) não deu prioridade aos países com maior incidência de malária, contrariando a estratégia de aumentar o financiamento em 2021-2026, e no caso de Angola houve até uma diminuição da dotação.
O Governo açoriano garantiu hoje que o Centro de Saúde da Praia da Vitória, na Terceira, tem uma delegada de saúde e nunca esteve sem uma pessoa responsável, depois de o Chega ter alertado para problemas nas juntas médicas.
As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram hoje o fim do surto de sarampo no país, após registo de 31 óbitos e quase 1.200 casos da doença desde julho.
Cerca de metade das pessoas com doença rara, famílias e cuidadores estão insatisfeitas com os cuidados de saúde, têm necessidade de grandes deslocações e sentem discriminação social, segundo um relatório do Grupo de Trabalho Intersetorial para as Doenças Raras.
A nova estratégia para as doenças raras, hoje divulgada, defende que os doentes elegíveis para a prescrição de medicamentos órfãos, que envolvem o diagnóstico e o acompanhamento em Portugal, devem ser referenciados pelo médico assistente do país de origem.
A Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) determinou a abertura de um inquérito para apurar os factos que levaram um utente a esperar 36 horas, no hospital de Viana do Castelo, para lhe ser diagnosticado um enfarte do miocárdio.
O Papa Francisco, hospitalizado há duas semanas com pneumonia nos dois pulmões, já não está em estado crítico, mas o seu estado continua "complexo" e o seu prognóstico é reservado, informou hoje o Vaticano.
A taxa de desemprego na região semiautónoma chinesa de Macau caiu para 1,6% entre novembro e janeiro, um mínimo histórico, de acordo com dados oficiais hoje divulgados.
O parlamento aprovou hoje dois projetos que recomendam ao Governo o estudo de soluções para garantir a sustentabilidade da Assistência na Doença aos Militares (ADM) e o impacto de uma eventual redução de contribuição para 12 meses.
Cerca de 50 palestinianos feridos deixaram hoje a Faixa de Gaza através do posto fronteiriço de Rafah, o único que liga o devastado enclave palestiniano ao Egito, para receberem cuidados médicos no estrangeiro, indicou a Al Jazeera.