A mortalidade infantil na Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) em 2024 foi de 2,78 por mil nados vivos, inferior à média nacional, revelou hoje à Lusa fonte oficial daquela unidade de saúde.
A cólera em Angola está atualmente espalhada por 18 das 22 províncias do país, com os primeiros casos confirmados da doença na província da Lunda Norte, este fim de semana, segundo os boletins do Ministério da Saúde.
O Infarmed aprovou o financiamento público do primeiro medicamento com escetamina, um psicadélico, para ser usado em meio hospitalar em adultos com depressão grave.
Os enfermeiros moçambicanos pediram hoje melhoria dos salários e das condições de trabalho, incluindo aposta na formação, mas o Governo voltou a apelar ao diálogo para travar greves e paralisações face às exigências dos profissionais da classe.
Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.
A promoção da saúde escolar com jogos didáticos e tradicionais, e muita brincadeira à mistura, é um dos objetivos de uma iniciativa que decorre ao longo da semana, na Figueira da Foz, envolvendo cerca de 2.500 crianças.
Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, para prestar homenagem aos profissionais de saúde mortos na Faixa de Gaza durante a guerra de 19 meses.
O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) ultrapassou as 12 mil angioplastias coronárias realizadas em 28 anos de atividade, desde a primeira intervenção em junho de 1996, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde disse hoje que o aumento da mortalidade infantil está mais relacionado com a diminuição do investimento na área materno-infatil nos últimos anos do que com o encerramento de urgências de ginecologia e obstetrícia durante 2024.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que o aumento da mortalidade infantil deve preocupar toda a sociedade, depois de ser noticiado um aumento de 20%.
As condições meteorológicas extremas e as alterações climáticas estão a intensificar a fome, a insegurança e as deslocações em África, prejudicando o desenvolvimento socioeconómico do continente, alertou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A população da Faixa de Gaza corre um risco sério de morrer à fome se Israel não levantar o bloqueio à ajuda humanitária e interromper a sua campanha militar, alertaram hoje especialistas em segurança alimentar.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) quer que o Tribunal Administrativo e Fiscal aprecie a legalidade das portarias que “excluem o diagnóstico e a prescrição médica para tratamento de reabilitação", revelou hoje o presidente.
A cólera provocou já em Angola mais de 600 mortes desde o início do ano, com 19.605 casos registados e 18 províncias afetadas por esta epidemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.
Surto de cólera em Moçambique já matou pelo menos 57 pessoas desde outubro de 2024, com um registo cumulativo de quase 3.600 casos, segundo o último balanço das autoridades sanitárias.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para a necessidade de continuar a valorizar estes profissionais e pede “um plano integrado” para a enfermagem, lembrando que os passos dados até agora são insuficientes.
Os enfermeiros militares enfrentam desafios próprios, como o da prontidão para ir em missões a qualquer momento e deixar a família para ir ajudar quem precisa, por vezes durante meses.
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, prometeu continuar a investir na melhoria das condições de trabalho e no reconhecimento da carreira dos profissionais de saúde, quando se assinala hoje o dia internacional do enfermeiro.
O investigador Albino Oliveira Maia considera que o financiamento, a menor robustez de alguma ciência e as crenças são os principais desafios de quem investiga na área das substâncias psicadélicas.
Um grupo de trabalho que inclui as ordens dos médicos, farmacêuticos e psicólogos e o Conselho Nacional de Ética apresenta hoje um conjunto de recomendações para o uso clínico de psicadélicos, defendendo que sejam enquadrados como medicamentos.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este domingo que vai assinar hoje uma ordem executiva que, segundo ele, vai reduzir o preço dos medicamentos sujeitos a receita médica nos Estados Unidos entre 30% e 80%.
O Governo moçambicano vai introduzir um sistema eletrónico para o controlo de medicamentos do sistema nacional da saúde para travar roubos e prometeu expulsar os profissionais do setor que forem encontrados a roubá-los.
A especialista em estudos pós-coloniais Inocência Mata considera que os direitos da mulher, a educação e a cidadania foram as principais conquistas da independência das ex-colónias portuguesas, onde a saúde tem sido um “falhanço total”.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) deixou hoje uma mensagem de disponibilidade para negociar com o próximo Governo, afirmando que o Serviço Nacional de Saúde não se governa com nomeações políticas e remendos, mas sim com soluções verdadeiras.