A República Checa vai ser o primeiro país europeu a permitir, a partir de janeiro de 2026, o uso terapêutico da psilocibina, um alucinogénio extraído de cogumelos que demonstrou bons resultados no tratamento da depressão e ansiedade.
Mais de 3,7 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar no nordeste da Nigéria, abalado por conflitos que limitaram o acesso a terrenos agrícolas e a produção de alimentos, anunciou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
O líder do PS/Açores pediu hoje uma resposta “integrada e urgente” ao problema da toxicodependência e exclusão social, e disse que é preciso legislar mais rápido, para incluir as novas substâncias psicoativas nas listas de substâncias proibidas.
A líder da IL, Mariana Leitão, criticou hoje o primeiro-ministro por associar responsabilidade à “direita do caos e do ódio”, e manifestou preocupação com o funcionamento das urgências hospitalares em agosto.
Pelo menos 60 em cada mil crianças menores de cinco anos morrem por ano devido a várias doenças em Moçambique, com as estatísticas mundiais a apontarem quase cinco milhões de mortos, avançou hoje o Instituto Nacional de Saúde (INS).
A Unicef disse hoje que eventos climáticos e conflitos impedem ações para travar a mortalidade infantil no mundo devido a doenças, pedindo, por isso, “vontade política” para acabar com as mortes de crianças.
A Assembleia Municipal de Odemira e o deputado do Chega eleito por Beja questionaram o governo sobre o encerramento das 16 vagas da Unidade de Longa Duração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados deste concelho do litoral alentejano.
A maioria das gestações com anomalias congénitas (70%), entre 2011 e 2019, resultou no nascimento de uma criança viva, mas em 27,5% dos casos a gravidez foi interrompida devido a uma malformação grave, revela um relatório do INSA.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de esclarecimento ao caso de um bebé prematuro que nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e acabou por morrer após dar entrada no hospital de Leiria.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou, pela primeira vez, intervenções cirúrgicas assistidas por laser na patologia venosa e alcançou “um elevado nível de satisfação” entre os profissionais e pacientes.
O Ministério Público (MP) acusou 18 arguidos de dezenas de crimes por, ao longo de três anos, terem alegadamente emitido de forma fraudulenta receitas médicas e certificados de óbito, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa (PGRL).
A Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL) alertou hoje contra o incumprimento reiterado da revisão das tabelas convencionadas e apelou à sua atualização urgente, sublinhando o impacto estrutural na sustentabilidade do setor e no cumprimento do direito à saúde.
O primeiro-ministro disse compreender a necessidade de medidas dissuasoras para evitar que "torne a ser normal" que haja pessoas a viver em barracas, mas admitiu a “compatibilização difícil” com a emergência social das pessoas desalojadas.
Três serviços hospitalares de urgência estão hoje encerrados em Portugal continental, de acordo com as escalas divulgadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) está a desenvolver um programa de descentralização de consultas de especialidade hospitalar, com o projeto-piloto a decorrer em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, foi hoje divulgado.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) pediu hoje a demissão do presidente do INEM, tendo em conta a “ausência de reformas estruturais” naquele instituto, nomeadamente ao nível da formação.
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Israel anunciou hoje que está a preparar o envio de material médico para Sweida, no sul da Síria, como resposta à violência intercomunitária que ocorre há quase uma semana entre combatentes tribais sunitas, beduínos e drusos.
O SIRESP, rede de comunicações de emergência, do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte teve uma falha de duas horas, devido a um problema informático, disse hoje à Lusa fonte do sindicato dos técnicos de emergência.
A comissão de trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alertou hoje que o instituto não pode ser uma “arma de arremesso político” por causa da falta de verbas para pagar aos bombeiros que usam ambulâncias do organismo.
O SIRESP, rede de comunicações de emergência, do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte está avariado desde as 18:40, devido a um problema informático, disse hoje à Lusa fonte do sindicato dos técnicos de emergência.
Médicos cubanos atenderam hoje mais de 500 pacientes no Hospital Provincial da Matola, nos arredores de Maputo, sul de Moçambique, num projeto de cooperação sanitária entre os dois países.
A empresa que está a assegurar o transporte aéreo de emergência culpa Governo e INEM pelos atrasos no concurso e diz que se os prazos tivessem sido cumpridos todos os meios estariam no terreno a 01 de julho.
O Governo vai criar uma Unidade de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que irá funcionar em colaboração com a Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República, confirmou hoje à Lusa o Ministério da Saúde.