O Infarmed alertou que os medicamentos contendo a substância finasterida, usada para calvície nos homens, podem causar pensamentos suicidas e pediu a quem os usa para parar de tomar se sentir alterações de humor e consultar um médico.
A coordenadora do estudo hoje divulgado sobre ambientes de trabalho saudáveis defende que as empresas devem ter psicólogos e departamentos próprios, com orçamento e recursos, para apostar na relação entre o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade.
Os profissionais da geração millenium (30 a 45 anos) são os que têm maior risco ao nível da saúde mental e a geração ‘babyboom’, próxima da reforma, a que tem mais fatores de proteção relacionados com ambiente de trabalho saudáveis.
A capacidade de gestão de stress nas organização agravou-se e mais de três em cada quatro trabalhadores sente que as dificuldades se acumularam ao ponto de não serem capazes de as ultrapassar.
Mais de um em cada quatro trabalhadores refere ter sido vítima de assédio laboral, um valor que tem vindo a aumentar, segundo um estudo a que a Lusa teve acesso, com os investigadores a sugerirem entidades externas de arbitragem.
O prazo de candidatura a apoios de 9,9 milhões de euros para fazer face ao impacto da doença da língua azul e da tempestade Kirk termina hoje.
Mais de um terço das quase 25.000 chamadas recebidas no Centro de Informação Antivenenos do INEM, em 2024, envolveram casos de intoxicação com crianças, a maioria com menos de 5 anos, revelam dados avançados hoje à Lusa.
O Presidente cabo-verdiano recebeu hoje uma mãe cabo-verdiana que apontou falhas aos serviços de saúde, uma semana depois de relatar como perdeu a filha, de um ano, considerando que o caso reflete “uma realidade que exige reflexão profunda”.
O distrito de Faro, no Algarve, e a zona de Castelo Branco, na Beira Interior, vão um risco elevado de pólen na atmosfera a partir de sexta-feira, anunciou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
A Guiné-Bissau inicia sexta-feira uma campanha de dez dias para vacinar mais de dois milhões de pessoas contra a febre-amarela, disse hoje à Lusa o coordenador nacional da vacinação, Mário Tami, afeto ao Ministério da Saúde Pública.
O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) entregou hoje 2,3 milhões de doses de vacina contra a cólera ao Ministério da Saúde moçambicano, país que tem enfrentado surtos da doença.
A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz vai inaugurar, na próxima terça-feira, uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, revelou hoje o provedor da instituição, Miguel Raimundo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) opôs-se hoje à transferência do Hospital de São João da Madeira para a Misericórdia local, por não reconhecer racionalidade à intenção de retirar-se ao Estado uma unidade que “funciona bem”.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão vai organizar uma campanha de rastreios gratuitos no sábado na Feira da Educação e da Saúde, em Belém (Lisboa), alertando para os perigos de uma “doença silenciosa”, foi hoje anunciado.
A população da Trafaria, no concelho de Almada, concentra-se no sábado junto ao edifício do antigo centro de saúde, para exigir a reposição dos cuidados de saúde primários que deixaram de ser prestados em 2013.
O hospital de Ponta Delgada, nos Açores, continua com a acreditação internacional suspensa devido ao incêndio de maio de 2024, mas a coordenadora do Serviço de Qualidade garantiu hoje que a instituição está a trabalhar para recuperar a certificação.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) apontou hoje como “fundamental” reforçar a equipa de médicos nas urgências de obstetrícia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, para evitar riscos para as grávidas e esgotamento dos profissionais.
O presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo (CNMA), António Vitorino, manifestou hoje, no Porto, preocupação sobre a posição dos Estados Unidos relativamente ao acordo global para melhorar a preparação e resposta a futuras pandemias.
A Câmara de Coruche manifestou-se contra a decisão da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria de encerrar, durante os dias úteis, o Serviço de Atendimento Complementar (SAC), exigindo a reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no concelho.
A Campanha Pirilampo Mágico volta a estar na rua a partir de sexta-feira, e até de 01 de junho, numa ação nacional de sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência.
Portugal é o sexto país europeu com maior número de casos de mpox no período 2022-2025, indica o último boletim sobre a doença divulgado na página do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
A porta-voz do PAN Inês de Sousa Real pediu hoje ao primeiro-ministro para recorrer à sua “experiência como CEO” para responder aos problemas da saúde no país, acusando o Governo de querer privatizar o SNS.
A co-presidente do Volt Inês Bravo Figueiredo alertou hoje que o país começa a enfrentar uma "crise nas urgências" e defendeu "medidas de crise", propondo ir buscar profissionais ao estrangeiro para suprimirem necessidades pontuais.
O Hospital Central de Nampula, o maior do norte de Moçambique, esgotou a capacidade de camas, estando a distribuir doentes pelos corredores, alertaram as autoridades locais, que esperam pela conclusão e entrega da nova unidade hospitalar.