O PS e o Chega/Açores querem ser “parte da solução” para a recuperação do hospital de Ponta Delgada que, pela estimativa preliminar do Governo Regional, tem este ano um custo de funcionamento de 24,306 milhões de euros.
As 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) vão dispor de 11,6 mil milhões de euros em 2024, através de um novo modelo de financiamento que precisa de ser aperfeiçoado nos próximos anos, indica a Direção Executiva do SNS (DE-SNS).
A nomeação de António Gandra d’Almeida para diretor executivo do SNS gerou reações distintas a nível sindical, tendo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) evidenciado o perfil militar e a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertado para as dificuldades.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) salientou a experiência em emergência médica de António Gandra d’Almeida, nomeado hoje diretor executivo do SNS, enquanto o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) espera que seja um parceiro na procura de soluções.
O núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala hoje o Dia do Abraço com a entrega de ‘kits’ a doentes oncológicos em tratamento nos hospitais da região, uma iniciativa que repetirá todos os meses, foi hoje divulgado.
A Covilhã recebe na sexta-feira o I Encontro Nacional do Diabetes em Movimento, evento que conta com 800 participantes e comitivas de 42 municípios do país.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, apelou hoje à Assembleia da República para que investigue a gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que considerou ser “no mínimo danosa”.
O presidente da Assembleia da República propôs hoje que, na sequência de uma revisão do Regimento, seja criado um voto de repúdio perante um insulto ou uma injúria que será votado quase de imediato.
O concelho de Vila do Porto, em Santa Maria, nos Açores conta com três praias "ZERO Poluição", classificação atribuída pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, aprovou um voto de louvor aos envolvidos no combate ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e aos profissionais que participaram na retirada de utentes e equipamentos, foi hoje divulgado.
Cerca de 5.000 profissionais do Serviço Nacional de Saúde deverão aposentar-se este ano, estima a direção executiva (DE-SNS), que alerta ser “crítico conseguir cativar” novos especialistas e médicos que trabalham fora das unidades públicas.
O PS acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de interromper a “reforma em curso” no Serviço Nacional de Saúde e considerou que “a partir de hoje” a ministra é responsável por “todos os prejuízos” nos cuidados de saúde.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde demissionária garante que não usou a falta de meios ou a necessidade de tempo para se instalar “como desculpa” para não realizar o seu trabalho, lê-se no relatório hoje tornado público.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, reivindicou hoje, Dia da Cidade, investimentos urgentes na área da saúde e a isenção de portagens na Autoestrada 8 (A8), entre Leiria e Marinha Grande.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, destacou a “visão transversal” e a forma aberta de liderança de António Gandra d’Almeida, escolhido hoje para substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS.
A Comissão Europeia anunciou hoje manter a aposta na União Europeia da Saúde, iniciada com o combate à pandemia da covid-19 e que passa, nomeadamente, pela luta contra o cancro e as alterações climáticas.
Os utentes que fazem hemodiálise e foram transferidos para a Madeira regressam hoje ao Hospital de Ponta Delgada e os que se encontram no Faial e Terceira regressarão no domingo e na segunda-feira, anunciou o Governo dos Açores.
A estimativa preliminar de custos para o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, funcionar este ano é de 24,306 milhões de euros, revelou hoje a secretária regional da Saúde dos Açores.
O diretor demissionário da Direção Executiva do SNS defendeu hoje que a reforma das Unidades Locais de Saúde foi “muito planeada e ponderada” e garantiu que nunca fez nomeações “por pressão política”.
A Câmara de Óbidos aceitou a competências de transferências na área da Saúde, divulgou hoje o município, aumentando assim para 191 o número de autarquias que assumiram a gestão de unidades de saúde.
O deputado Rui Paulo Sousa, do Chega, vai presidir à comissão parlamentar de inquérito proposta pelo seu partido ao caso das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma, que toma hoje posse.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram um péptido que bloqueia os efeitos nefastos de uma proteína nas células nervosas, potenciando novas terapias para as doenças neurológicas, como o Parkinson.
O diretor demissionário da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde disse hoje que, quando o Governo tomou posse, tinha um plano para enfrentar o verão e inverno que não colocou no terreno porque havia novas opções estratégicas.
A ministra da Saúde destacou hoje o currículo de António Gandra d’Almeida, que vai substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS, considerando que este tem uma visão que vai potenciar a capacidade do serviço público de saúde.