O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto "até ao último dia".
Compromissos assumidos com as competências transferidas da administração central e investimentos em educação e saúde justificam o aumento em 9,5 milhões de euros (ME), para os 52 milhões, do Orçamento para 2025, aprovado pelo município de Cantanhede.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou hoje que está “bastante distante” da proposta da tutela quanto à valorização salarial dos técnicos, mas não “suficientemente distantes” para interromper as negociações e voltar à greve.
O presidente do INEM anunciou hoje que a formação de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) deixará de ser dada exclusivamente pelo instituto a partir de 2025 e será externalizada em colaboração com as escolas médicas.
A porta-voz do PAN considerou hoje “absolutamente irresponsável” o Governo falar em refundar o INEM, defendendo que o instituto não precisa de ser privatizado, mas que os seus profissionais sejam valorizados.
O presidente Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, considerou hoje excessivo relacionar as onze mortes com os atrasos na reposta do INEM durante a greve, mas não excluiu essa hipótese.
O presidente da Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra mostrou-se hoje confiante de que vai ser possível lançar em fevereiro de 2025 o concurso público para a construção da nova maternidade da cidade.
O Ministério da Saúde de Angola anunciou hoje que o país registou o segundo caso de mpox em uma menor de dois anos, já em tratamento no Centro Especializado de Tratamento para Epidemias e Pandemias (CETEP), em Luanda.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica insistiu hoje na necessidade de uma comissão de inquérito ao Sistema Integrado de Emergência Médica assim como revisão do sistema de triagem do INEM.
O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, salientou hoje a importância de aproximar os cuidados de saúde primários das pessoas para facilitar o acesso aos serviços e melhorar a qualidade de atendimento.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que não tem “linhas vermelhas” nas negociações com o Ministério da Saúde, que vão prosseguir com uma nova reunião em 11 de dezembro.
O sociólogo guineense Miguel de Barros afirmou hoje que a falta de condições laborais e salariais está a empurrar os médicos do setor público para o privado na Guiné-Bissau, agravando aaida mais a resposta estatal no país.
Os bombeiros que participarem no novo Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar já têm formação e vão receber pela tabela do salário mínimo nacional, disse à agência Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes.
O edifício do Serviço de Psiquiatria do hospital de Portalegre vai ser requalificado, num investimento de 3,2 milhões de euros, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.
O Governo açoriano disse hoje ser "falsa" a acusação socialista de alegada violação da lei na situação dos trabalhadores dos hospitais contratados para combate à covid-19, reiterando que a regularização estará concluída até final do ano.
A Associação Nacional Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH) alertou hoje para a necessidade de reduzir o tempo de resposta de socorro no terreno, lembrando que em ambiente de cidade deveria ser, no máximo, oito minutos e em ambiente rural 15.
O presidente da IL criticou hoje o que disse ser a “impreparação” do Governo e o caráter “avulso” das medidas para responder à crise no INEM , exigindo ao primeiro-ministro que apresente uma “visão concreta” para a emergência médica.
O troço da Autoestrada 24 (A24) que esteve hoje cortado devido a um acidente com duas vítimas mortais reabriu pelas 11:45, disse fonte da GNR de Vila Real.
O PSD/Açores considerou hoje que o PS “tornou-se no porta-voz do populismo e do alarmismo” na área da saúde e transformou o incêndio no hospital de Ponta Delgada “num instrumento de combate político”.
O cancro do pâncreas deverá ser a segunda doença oncológica mais mortífera em Portugal até 2035, com mais de 2.000 óbitos por ano, alertou hoje um especialista.
A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou hoje que o Governo apenas põe “pequenos pensos” no INEM, como com o dispositivo especial agora anunciado, sem mostrar vontade de resolver problemas de fundo daquela instituição.
Um homem morreu depois de ter sido ferido pelos estilhaços de um foguete de artilharia em Nahariya, no norte de Israel, disseram hoje os serviços de emergência israelitas.
O PS/Açores alertou hoje para a situação dos trabalhadores dos hospitais da região, contratados para o combate à covid-19, que deveriam estar integrados nos quadros, mas foram confrontados "com a necessidade de se submeterem a novos concursos".
A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte secundário, como transferências de utentes entre hospitais, o que desvia meios do socorro urgente.