A Roménia vai punir com 15 anos de prisão qualquer cidadão contagiado pela Covid-19 que não respeite as medidas sanitárias impostas durante a pandemia e cujo comportamento cause a morte comprovada de uma terceira pessoa, foi hoje anunciado.
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) considerou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo para travar o impacto do Covid-19 são necessárias, mas insuficientes.
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reduz na segunda-feira a oferta de serviço em 40%, com todas as linhas de autocarro a circular com os horários de sábado devido à Covid-19, foi hoje divulgado.
O presidente da Associação de Pescadores do Rio Minho e do Mar (APPRMM)disse hoje que a comunidade de Caminha está em situação caótica por não ter como escoar o pescado e apelou ao Governo que tome medidas rapidamente.
A Tunísia confirmou hoje oficialmente a primeira morte por Covid-19, a de uma mulher de 72 anos, que morreu na segunda-feira na cidade de Susa, quando estava a ser transportada para o hospital com febre e problemas respiratórios.
O número de casos de Covid-19 na Madeira duplicou nas últimas 24 horas, sendo agora seis os infetados, indicou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), esclarecendo que se trata de cinco cidadãos dos Países Baixos e uma madeirense.
As autoridades da Guiné-Bissau disseram hoje estar atentas aos "gulosos" que aumentam os preços dos bens essenciais, depois de na quarta-feira vários produtos de necessidade básica e alimentares terem passado a ser vendidos mais caros no país.
O movimento de cidadãos Mais Porto Santo pediu hoje ao Governo da República "medidas urgentes" para assegurar as ligações com a ilha da Madeira, depois de a Binter ter suspendido a operação por tempo ilimitado, devido à pandemia de Covid-19.
O deputado único do Chega, André Ventura, defendeu hoje que o encerramento total de fronteiras poderia ter evitado algumas medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, de forma a concretizar o estado de emergência decretado.
O Governo venezuelano anunciou hoje que foram confirmados seis novos casos de coronavírus no país, elevando para 42 o número de pessoas com a Covid-19, naquele que é o quarto dia de isolamento social.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores considerou hoje que o número de casos da Covid-19 na região poderia ser maior se não tivessem sido adotadas medidas mais restritivas do que a nível nacional.
O Campeonato Ibero-americano de atletismo, que se devia realizar de 21 a 24 de maio em Tenerife, Espanha, foi hoje cancelado devido à pandemia de Covid-19, explicou em comunicado a Federação Espanhola de Atletismo (RFEA).
A rede de Juízes de Instrução Criminal está pronta para exercer o controlo da adequação, proporcionalidade e necessidade das medidas de emergência, podendo ainda ser reforçada, disse à Lusa o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP).
O representante da República para a Madeira declarou hoje ser impossível o encerramento dos aeroportos do arquipélago, adiantando ter transmitido ao Governo central ser necessário implementar a obrigatoriedade de quarentena para os que chegam à região.
A Câmara de Ourém decidiu encerrar ao público todos os serviços municipais e limitar o acesso à casa mortuária e ao cemitério, devido à declaração de esatdo de emergência, anunciou hoje a autarquia.
O programa de licenças sem vencimento que a TAP lançou para fazer face ao impacto do surto de Covid-19 na sua atividade registou, até hoje, 300 adesões, revelou à Lusa fonte oficial da companhia aérea.
Os Países Baixos registaram hoje 409 novos casos de infeção e 18 mortes, em relação a quarta-feira, devido à pandemia de Covid-19, apesar da recusa do Governo holandês em decretar o isolamento da população.
Pessoas suspeitas de terem o novo coronavírus poderão ser detidas e forçadas a ficarem hospitalizadas ou em isolamento no âmbito de legislação de emergência apresentada hoje pelo governo britânico no parlamento.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que as Forças Armadas serão utilizadas no âmbito do estado de emergência "se e quando for necessário" e dentro do quadro legal previsto.
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu hoje que o Governo tome imediatamente medidas que garantam a manutenção a 100% dos rendimentos e as condições de saúde e de segurança no trabalho face à pandemia da Covid-19.
As instituições do setor social colocaram ao serviço do Estado os seus hospitais, lares e unidades de cuidados continuados e garantiu continuidade no apoio domiciliário, “mesmo que a situação exija que vão muito para além das suas possibilidades”.
A Sérvia vai encerrar a partir de sexta-feira todas as passagens fronteiriças terrestres numa nova tentativa para conter a propagação do coronavírus no país balcânico, onde existem até ao momento 103 casos confirmados.
Dois cidadãos italianos obtiveram hoje uma autorização especial da autarquia de Ancona, em Itália, para casar, mas tiveram de o fazer utilizando luvas e máscaras, para manter as medidas de prevenção de propagação da pandemia da Covid-19.
O porta-voz do PAN, André Silva, considerou hoje que as medidas do estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19 “parecem adequadas”, mas salientou que deve haver espaço para um reforço caso seja necessário.