A Ordem dos Médicos informou hoje que vai pedir uma reunião com caráter de urgência à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para esclarecer o eventual fecho rotativo das urgências de obstetrícia da capital.
O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a providência cautelar intentada pela Ordem dos Enfermeiros para impedir a formação de técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM, considerando que esta não tem legitimidade para tal.
A Ordem dos Médicos considerou hoje como “um remendo” o eventual fecho rotativo das urgências de obstetrícia de quatro dos maiores hospitais de Lisboa, lembrando que são unidades “de fim de linha” que se encontram “há meses sobrelotadas”.
A coordenadora do BE defendeu hoje que "só não será aprovada uma Lei de Bases da Saúde com a esquerda se o PS não quiser", considerando que ao negociar à direita os socialistas desdizem tudo o que disseram até agora.
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu hoje que as grávidas não vão andar de ambulância entre hospitais na região de Lisboa, durante o verão, período normalmente mais crítico de funcionamento hospitalar.
O presidente do PSD considerou esta quarta-feira haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que consideram essenciais, nas quais inclui as PPP.
O secretário-geral do PCP reiterou hoje que é "indispensável" mudar a Lei de Bases da Saúde e separar o setor público do privado, criticando o PS e BE pela "porta em aberto" à criação de Parcerias Público-Privadas (PPP).
O PSD manifestou-se hoje disponível para conversar com o PS sobre a nova Lei de Bases da Saúde, desafiando os socialistas a apresentarem propostas de alteração ao texto dos sociais-democratas.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o SNS "não está um caos", tem "muitas dificuldades" como a generalidade dos serviços públicos de saúde que têm "um contexto de servidão pública" bastante distinto de outros operadores.
As propostas de alteração à Lei de Bases da Saúde sobre as parcerias público-privadas (PPP) foram ontem rejeitadas no parlamento em votação indiciária.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que "está feita" a recuperação das duas greves cirúrgicas que levou ao cancelamento de milhares de cirurgias.
A Convenção Nacional da Saúde concluiu hoje que o SNS "dá sinais de cansaço" e avisa que os portugueses "não podem ter listas de espera de anos" por consultas ou cirurgias, nem ter "enormes falhas de medicamentos".
Com a conclusão do concurso para as 400 vagas para médicos de medicina geral e familiar, se todos os candidatos aceitarem as posições em que ficam, nós conseguiremos atingir, não os 100%, mas um número de 98% de portugueses com médico de família e isto significa a maior redução de sempre de portugueses sem médico de família", adiantou o primeiro-ministro durante o debate quinzenal, na Assembleia da República.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou hoje uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser "fácil, acessível e entusiasmante".
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que o Governo está disponível para avaliar a comparticipação das vacinas da meningite B, rotavírus e HPV, mas sublinhou que o que a Assembleia da República decidiu foi a inclusão de todas no Programa Nacional de Vacinação.
Marta Temido respondeu às críticas da Ordem dos Médicos e diz que falta de anestesistas no Hospital Pulido Valente se deveu a uma reorganização das escalas.
Investigação de uma universidade mexicana descobriu no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose e a pneumonia.
Quinze associações de doentes e médicos lançaram uma Iniciativa que pretende alargar o tratamento gratuito a todas as pessoas com diabetes tipo 1.
O histórico dirigente comunista morreu em 11 de junho, com 74 anos. O funeral realizou-se no domingo em Lisboa, no cemitério do Alto de S. João
O Governo nomeou hoje os novos elementos do Conselho Diretivo do Infarmed, passando o vice-presidente, Rui Ivo, a presidente da autoridade nacional do medicamento.
A Convenção Nacional da Saúde tem como "grande ambição" acompanhar durante a próxima década a evolução do sistema de saúde, medindo anualmente "o que melhorou em Portugal e o que ficou por melhorar" e dando contributos.
O combate à iliteracia ligada à saúde das mães e para evitar o acesso recorrente às urgências dos hospitais está na base da criação BebéApp, uma aplicação gratuita lançada pela Associação Vida Norte.
Mais de mil médicos irão ficar este ano sem acesso a formação médica especializada, segundo estima uma associação do setor, que lamenta o "preocupante desinteresse" do Ministério da Saúde.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse hoje que os pagamentos aos hospitais privados estão a ser regularizados e que até ao final do ano devem estar totalmente regularizados.