SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Angola sem novos casos há cinco dias

LUSA
13-04-2020 20:49h

Angola não regista novos casos de infeção por covid-19 há cinco dias, anunciou o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, referindo que não foram recebidas denúncias de violação de quarentena nas últimas 24 horas.

Angola mantém, assim, os 19 casos anteriormente identificados, dos quais há a registar dois óbitos e quatro pacientes recuperados, encontrando-se os restantes doentes “estáveis”.

Franco Mufinda indicou que o Centro Integrado de Segurança Pública angolano não recebeu denúncias de violação da quarentena domiciliária nas últimas 24 horas, embora tenha registado dois alertas, um dos quais “foi investigado e descartado por que não era um caso suspeito”.

Pouco mais de mil pessoas estão a observar quarentena domiciliária e institucional, e 111 tiveram alta nas últimas 24 horas.

“Continuamos com 365 casos suspeitos e seguimos outros 696”, disse o secretário de Estado.

Foram processadas até à data 1.182 amostras, estando atualmente seis em processamento.

Segundo Franco Mufinda, o centro de formação da Clínica Multiperfil começou hoje a formar médicos não intensivistas para manuseamento de doentes que venham a precisar de cuidados especializados, sobretudo no que diz respeito ao uso de ventiladores.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 117 mil mortos e infetou quase 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 400 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em África, há registo de 788 mortos num universo de mais de 14 mil casos em 52 países.

MAIS NOTÍCIAS