A expressão “todos, todos, todos”, que o Papa repetiu na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, ecoou hoje no Santuário de Fátima, onde jovens em representação das 21 dioceses do país pediram saúde para Francisco.
Donald Trump, o Presidente norte-americano mais velho a tomar posse, com pouco mais de 78 anos, será em breve sujeito a exames médicos anuais de rotina e examinado pelo seu médico, anunciou hoje a Casa Branca.
O número de mortos na Faixa de Gaza, em consequência da ofensiva militar lançada pelo exército israelita na sequência dos ataques de 07 de outubro de 2023, subiu para 48.388, segundo um balanço oficial divulgado hoje.
O Papa Francisco não voltou a sofrer mais crises como a da tarde de sexta-feira, tendo hoje tomado o pequeno-almoço e um café, e leu os jornais, ainda que a sua situação continue a ser "complexa".
Os produtos de duas empresas portugueses presentes este ano no Salão Internacional da Agricultura de Paris fazem sucesso entre os franceses, disseram à Lusa os vendedores que querem inovar mais nas próximas edições.
A decisão de Washington de cortar no apoio externo oferece uma oportunidade à China para incrementar a influência em África, afirmou à Lusa um analista, estabelecendo um paralelo com as doações feitas durante a pandemia.
O Papa Francisco passou uma "noite tranquila", após ter enfrentado uma "crise respiratória isolada", indicou hoje o Vaticano.
O Grande Porto conta a partir de hoje com um Centro de Atendimento Clínico Pediátrico (CAC-P) que dará resposta aos quatro grandes hospitais da região e terá capacidade para atender 100 a 150 crianças por dia.
A antiga ministra da Saúde Marta Temido considera que se aprendeu pouco com a covid-19, dando o exemplo da falta de uma lei de emergência de saúde pública que permita decisões como o confinamento, sem comprometer quem as toma.
Marta Temido enfrentou desafios, críticas e pressão na pandemia, mas acabou por deixar o Governo mais tarde devido ao desgaste da relação com os profissionais de saúde e por sentir que os portugueses estavam cansados da ministra que lhes pediu sacrifícios.
A antiga ministra da Saúde Marta Temido lamenta a retirada de poderes à Direção Executiva do SNS por ser uma “oportunidade perdida” de melhorar a máquina dos cuidados de saúde, realçando que todos os grupos privados têm uma coordenação.
As tréguas entre Israel e o Hamas terminam oficialmente hoje e, segundo o roteiro de paz iniciado a 19 de janeiro, domingo deverá começar a segunda fase do acordo de cessar-fogo, havendo, porém, dúvidas sobre o cumprimento dos prazos.
Os pandas gigantes, apesar de terem um sistema digestivo típico dos carnívoros, alimentam-se sobretudo de bambu e um grupo de cientistas descobriu que uma molécula contida nesta planta entra na corrente sanguínea destes animais, induzindo-os a tornarem-se herbívoros.
Com uma das taxas mais elevadas de esclerose múltipla (EM) do mundo, a Escócia está a explorar abordagens inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos doentes, desde a dança adaptada à medicina personalizada.
A Nicarágua anunciou hoje que se vai retirar de duas agências das Nações Unidas (ONU), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), afastando-se ainda mais dos organismos internacionais.
A Assembleia Municipal de São João da Madeira aprovou um voto de protesto ao Governo por ainda não ter auscultado a autarquia quanto à anunciada transferência local do hospital para a Misericórdia, revelou hoje fonte dos eleitos locais.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), começou esta semana a realizar as primeiras cirurgias robóticas da sua história, sendo o único na península de Setúbal com esta tecnologia, foi hoje revelado.
O Papa sofreu hoje um ataque isolado de broncoespasmo e um agravamento repentino dos sintomas respiratórios, embora tenha respondido bem à terapêutica, informou a Santa Sé.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que a integração desses profissionais de saúde nos meios de emergência dos bombeiros vai garantir uma resposta diferenciada e de maior qualidade no socorro pré-hospitalar às populações.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica considerou hoje que o acordo assinado entre o INEM e a Liga de Bombeiros “apresenta questões preocupantes”, designadamente as condições técnicas para a prática dos cuidados médicos de emergência.
A cadeira dentária do Centro de Saúde de Velas, nos Açores, que tem uma avaria no micromotor, deverá ficar operacional “no decorrer do mês de março”, informou hoje a tutela.
A reorganização das urgências pediátricas arranca no sábado, através de um projeto-piloto que envolve cerca de 20 hospitais e que prevê a criação de Centros de Atendimento Pediátrico nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão solicitar uma reunião com “caráter de urgência” com o Governo para discutir os problemas da saúde na região, nomeadamente a falta de médicos de família, foi hoje divulgado.
Os 22 protocolos de atuação dos técnicos de emergência pré-hospitalar, aplicados em situações em que o doente corre risco de vida ou de perder um membro, serão executados ao longo deste ano, iniciando-se dois em março, anunciou o INEM.