A presidente da Tanzânia confirmou hoje, na presença do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), um surto da doença do vírus de Marburgo na região de Kagera, no noroeste deste país vizinho de Moçambique.
O INEM conta a partir de hoje com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar, um número que deverá duplicar no final do ano com a abertura de um novo concurso, revelou hoje à Lusa o presidente do instituto.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) garantiu hoje que realizou todas as viagens cujo reembolso solicitou, em 2016, mas não esclareceu, alegando não se recordar, a aparente incompatibilidade entre os percursos e refeições em Lisboa.
O Município de Gaia, no distrito do Porto, terá uma nova unidade de cuidados integrados com 153 camas, um projeto cujo preço base é de 8,8 milhões de euros, conforme publicado hoje em Diário da República (DR).
Mais de 47 mil palestinianos foram mortos e 111 mil ficaram feridos na sequência da ofensiva do exército israelita contra a Faixa de Gaza, indicou hoje um novo balanço do Ministério da Saúde do enclave, tutelado pelo Hamas.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia considera “incompreensível” que estejam a ser equacionadas mudanças na administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE) e pediu uma reunião urgente à ministra da Saúde.
O primeiro-ministro defendeu hoje que as “circunstâncias que motivaram” a saída do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “podem e devem ser acompanhadas pela Assembleia da República”, garantindo para breve um novo nome para o cargo.
Os médicos do Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores que pretendam aderir ao regime de dedicação plena vão poder fazê-lo a partir de terça-feira, segundo um decreto legislativo regional publicado hoje em Diário da República.
A Câmara de Ílhavo, distrito de Aveiro, adjudicou a obra de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo por 3,5 milhões de euros, informou hoje fonte municipal.
Um projeto com cinco entidades, incluindo o Instituto Politécnico de Leiria, desenvolveu formação especializada destinada a profissionais das áreas social e da saúde, para apoiar mulheres migrantes, expostas a uma “dupla vulnerabilidade”, disse uma investigadora.
Dezenas de profissionais de saúde afetos ao Hospital Central de Maputo (HCM), o maior do país e uma das unidades da capital moçambicana, paralisaram hoje as atividades, exigindo o pagamento do 13.º mês, além de subsídios em atraso.
As ambulâncias das Unidades Locais de Saúde de São João (Porto), Coimbra, Santa Maria (Lisboa) e Faro (Algarve) são as escolhidas para avançar até março com a fase piloto do novo modelo de transporte do doente crítico entre hospitais.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) estão a apostar numa alternativa aos antibióticos para combater bactérias multirresistentes, foi hoje revelado.
O atual bastonário dos enfermeiros, Luís Filipe Barreira, e a antecessora, Ana Rita Cavaco, começam hoje a ser julgados, em Lisboa, por suspeita de, com outros 11 arguidos, terem desviado milhares de euros da Ordem, em 2016.
Um total de 630 camiões que transportavam ajuda humanitária entraram em Gaza no domingo, o primeiro dia do cessar-fogo acordado entre Israel e o Hamas, informou um dirigente das Nações Unidas.
A confederação Oxfam relatou que o colonialismo permanece em África e acentua as desigualdades mundiais através da divisão, sob um olhar racista, entre um Norte evoluído e um Sul em desenvolvimento.
O surto de cólera em Angola, declarado em 7 de janeiro, afeta já quatro províncias angolanas e totaliza 576 casos, entre os quais 29 óbitos, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde (Minsa).
A jovem surfista alemã resgatada no sábado por nadadores salvadores na Praia da Cornélia, na Costa da Caparica (Almada), após entrar em dificuldades enquanto praticava surf, mantém-se hoje em estado crítico no hospital Garcia de Orta, segundo fonte hospitalar.
Uma jovem alemã foi hoje resgatada por nadadores salvadores na Praia da Cornélia, na Costa da Caparica (Almada), após entrar em dificuldades enquanto praticava surf e está em estado critico no hospital Garcia de Orta, informou a autoridade Marítima Nacional.
Uma pessoa morreu hoje na sequência de um atropelamento ferroviário no Barreiro, distrito de Setúbal, encontrando-se interrompida a circulação na linha do Alentejo, entre Barreiro A e Barreiro Mar, disse fonte da Proteção Civil.
O secretário-geral do Partido Comunista, Paulo Raimundo, defendeu hoje que o primeiro-ministro “tem mais motivos para não estar tranquilo”, depois da demissão do diretor-executivo do SNS, realidade com a qual diz viver bem e dormir descansado.
O Livre considerou hoje que o diretor do executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, fez bem em apresentar a demissão e acusou o Governo de incapacidade para assegurar a estabilidade no setor.
O secretário-geral do PSD disse hoje que o Governo “está a salvar o Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que fez mais em oito meses do que os socialistas em oito anos, que deixaram a Saúde num “estado caótico”.
O JPP/Açores pediu hoje a demissão da secretária regional da Saúde do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, Mónica Seidi, por considerar que “o seu percurso” nesta Secretaria Regional “tem sido desastroso”.