A presidente reeleita da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, garantiu hoje que os próximos quatro anos vão ser “de muita obra” e que vai continuar a reivindicar junto do Governo a criação de acessibilidades para a região.
O primeiro-ministro admitiu hoje que existiu uma orientação, que assumiu como sua, para uma maior eficiência na saúde mas recusou que se trate de cortes, reiterando a confiança na ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A Direção Executiva SNS classificou hoje de falsas as declarações do bastonário da Ordem dos Médicos sobre uma alegada instrução dada aos hospitais para cortarem na despesa em 2026, sem esclarecer se essa ordem existiu.
O presidente do Chega, André Ventura, reiterou hoje que a ministra da Saúde não tem condições para continuar em funções e pediu um acordo parlamentar para garantir que não há desinvestimento no setor.
O candidato presidencial António José Seguro afirmou hoje que o seu primeiro ano de mandato, se for eleito, será dedicado a salvar o Serviço Nacional de Saúde, que apontou como a “prioridade das prioridades”.
A Ordem dos Enfermeiros considerou hoje que a eventual redução da despesa no SNS “não pode passar por diminuir o acesso” aos cuidados e que “o foco deve estar em aumentar a eficiência e diminuir o desperdício”.
Um projeto liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em conjunto com a Universidade Lúrio (UniLúrio), de Moçambique, quer melhorar a qualidade do ar em habitações moçambicanas.
A candidata presidencial e ex-coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a intenção de fazer um corte na despesa dos hospitais, mesmo que ponha em causa a prestação de cuidados de saúde, classificando a medida como “um caos”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) rejeitou hoje o encerramento de algumas urgências locais para dar lugar a uma centralização de serviços, sobretudo na área da saúde maternoinfantil, considerando ser mais uma medida desvantajosa para a população.
O ministro da Saúde moçambicano, Ussene Isse, reconheceu hoje a persistência no país da iniquidade de género, por vezes associado a normas socioculturais, defendendo uma abordagem integrada, coordenada e multissetorial para ultrapassar os desafios dos adolescentes e jovens.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, recusou hoje comentar a instrução dada aos hospitais para cortarem na despesa em 2026, que já mereceu críticas da Ordem dos Médicos.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, desafiou hoje o primeiro-ministro a demitir a ministra da Saúde, considerando que Ana Paula Martins está sem autoridade política.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) publicou hoje o Manual de Boas Práticas de Publicidade em Saúde para orientar profissionais e entidades na criação de mensagens claras e verdadeiras na promoção de serviços de saúde.
O Governo dos Açores determinou a implementação, nos hospitais do Serviço Regional de Saúde (SRS), de Planos Urgentes de Colonoscopias (COLONOS), uma medida excecional para acelerar a realização daqueles exames para os utentes com maior tempo de espera.
Um financiamento de um programa da União Africana (UA), de 45 milhões de meticais (604,6 mil euros), vai apoiar a promoção da saúde sexual e reprodutiva em Moçambique, anunciou hoje o Governo.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje ter recebido uma ordem da Líbia para abandonar o país até 09 de novembro, afirmando que as autoridades não apresentaram qualquer justificação.
A Ordem dos Médicos classificou hoje de “profundamente lamentável e miserável” a instrução do diretor executivo do SNS aos hospitais para reduzirem despesa em 2026, alertando que a medida pode prejudicar doentes e agravar listas de espera.
A Plataforma Saúde em Diálogo, que representa mais de 80 associações de doentes crónicos, apelou hoje à revisão urgente da proposta de Orçamento do Estado de 2026, pedindo “financiamento adequado e realista” do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Cerca de 20 mil voluntários vão participar no peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorre entre quinta-feira e domingo em todo o país, para angariar fundos de apoio aos doentes oncológicos e famílias.
Os estabelecimentos de saúde convencionados com o SNS arriscam a ter multas até 44 mil euros se derem preferência a utentes com seguro, discriminando os utentes com SNS, alertou hoje o regulador da saúde.
As alterações climáticas elevaram em mais de 300% os dias de calor com valores perigosos para a saúde em 2024, em relação à média anual de 1986-2005, segundo um relatório divulgado hoje.
As ameaças à saúde devido às alterações climáticas atingiram níveis sem precedentes e em cada ano morrem 2,5 milhões de pessoas devido à queima contínua de combustíveis fósseis, indica um relatório divulgado hoje.
O Ministério da Saúde justificou hoje o aumento do número de utentes à espera de uma primeira consulta nos hospitais públicos com o aumento do número de pedidos, que superou o reforço da capacidade de resposta.
O concurso da terceira fase da empreitada de construção do Hospital Central e Universitário da Madeira, na ordem dos 265 milhões de euros, teve seis candidaturas, envolvendo 15 empresas, revelou hoje o Governo Regional.