A Organização Não-governamental (ONG) Nweti disponibilizou um total de três milhões de euros para o mecanismo de apoio a pessoas infetadas pelo VIH/Sida na província de Gaza, sul de Moçambique, disse hoje fonte da organização.
O Banco Mundial anunciou hoje 201 milhões de dólares (171,7 milhões de euros) para financiar programas de preparação e respostas a emergências no sistema de saúde em Moçambique.
A Câmara de Portalegre reivindicou hoje a total operacionalidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) ao serviço das populações, que esteve 480 horas inoperacional, entre 01 de janeiro e 31 de julho deste ano.
Uma falha num equipamento informático obrigou hoje o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a adiar consultas e cirurgias programadas e a desviar doentes não críticos para os serviços de urgências de outras unidades hospitalares.
Nove ex-diretores do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos acusaram hoje o secretário da Saúde, Robert Kennedy Jr., de “pôr em perigo a saúde de todos os norte-americanos” com despedimentos.
A falta de especialistas em medicina desportiva no Serviço Regional de Saúde (SRS) tem gerado atrasos na elaboração de atestados para os atletas amadores na região, mas médicos e Governo Regional discordam quanto à solução para o problema.
O Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio regressa à Póvoa de Varzim, distrito do Porto, a 22 de setembro e, durante 13 dias, oferece artes performativas com teatro, dança e música, propondo refletir sobre saúde mental.
O Governo autorizou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) a investir, este ano e em 2026, até 1,53 milhões de euros, mais IVA, na modernização de equipamentos dos cuidados de saúde primários.
A Comissão Europeia recebeu hoje a iniciativa de cidadania europeia “A Minha Voz, A Minha Escolha: Por um Aborto Seguro e Acessível”.
A Associação Nacional dos Cuidadores informais e o Movimento Cidadão Diferente estão a ser contactados por centenas de pessoas que se queixam que o Estado está a cortar apoios sociais a quem recebe subsídio de cuidador ou por deficiência.
O número de casos positivos de mpox em Moçambique subiu para 67, com mais um registado nas últimas 24 horas, em Maputo, tendo o total de suspeitos subido para 921.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) exigiu na sexta-feira a retoma das negociações em setembro, acusando o Ministério da Saúde e as entidades públicas empresariais do setor de bloquearem o acordo que está a ser negociado.
O hospital Garcia de Orta, em Almada, vai ter a partir de setembro sete novos médicos especialistas que irão integrar o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, disse hoje à Lusa a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na sexta-feira que o Sudão é o país com mais casos de cólera e que a doença é uma preocupação mundial porque, apesar do número de casos ter diminuído, as mortes aumentaram.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que os surtos de cólera estão a agravar-se em todo o mundo, tendo sido registados mais de 400 mil casos este ano e 31 países afetados.
O diagnóstico de cancro numa criança teve um impacto mensal de 655 euros nas famílias no ano passado, adiantou hoje a Acreditar – Associação de Pais e de Amigos de Crianças com Cancro, que lamentou falhas nos apoios sociais.
Quase um milhar de doentes açorianos estão à espera de receberem o reembolso das diárias referentes às deslocações médicas que efetuaram das ilhas sem hospital, de acordo com os dados hoje revelados pelo Governo Regional.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14:00 de hoje.
As autoridades de saúde moçambicanas alertaram hoje que é urgente fortalecer as campanhas de doação de sangue face à insuficiência nos hospitais, apesar das 63 mil unidades no primeiro semestre, mais 6,8% em relação a 2024.
O líder do PS acusou hoje o Governo de “falhanço brutal na área da saúde”, apontando os casos de falta de médicos de família e de uma grávida que deu à luz em plena rua e apresentando medidas alternativas.
Pelo menos 61 pessoas morreram no primeiro semestre deste ano na província moçambicana de Nampula, norte do país, vítimas de malária, com registo de mais de 1,8 milhões de casos.
A linha nacional para a prevenção do suicídio e de comportamentos auto lesivos, gratuita e a funcionar 24 horas por dia, entra em funcionamento em 10 de setembro, divulgou hoje o Governo.
O líder do PS, José Luís Carneiro, revelou hoje ter “a palavra” do primeiro-ministro de que o Governo quer “contar com os contributos dos socialistas para a Defesa e implementação de uma “unidade de coordenação da emergência hospitalar”.
Portugal financiou, com cerca de 150 mil euros, a construção de espaços escolares nos hospitais de Chernihiv e Chérkassy, na Ucrânia, que estão agora a ser inaugurados, anunciou hoje o Governo.