A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse hoje que não se demite do cargo, depois de uma grávida ter morrido durante a madrugada na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, desafiou hoje os partidos da oposição para um entendimento sobre o Serviço Nacional de Saúde, assumindo que será um “caminho das pedras” e que o Governo “fará a sua parte”.
A secretária da Saúde e Segurança Social do Governo açoriano apontou hoje alterações orgânicas para justificar a demora nas nomeações da Unidade de Saúde de São Jorge e prometeu um novo comissariado para a infância na próxima semana.
O orçamento de 2025 para o Serviço de Verificação de Incapacidade (juntas médicas) é de 12,4 milhões de euros, tendo sido gastos 9,5 milhões de euros até 30 de setembro, revelou hoje a Segurança Social.
O Governo vai cortar mais de 200 milhões em despesa com medicamentos e material de consumo clínico, segundo a nota explicativa do Orçamento do Estado para 2026, que prevê uma redução de 136 milhões nos bens e serviços.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes alertou hoje a ministra da Saúde de que, ao fim de mais de um ano em funções, “já não chega ter diagnósticos” ou “estados de alma”, são necessárias soluções.
O Governo dos Açores admitiu hoje “urgência” na reconstrução do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), Ponta Delgada, mas insistiu que não devem existir decisões "precipitadas" por estar em causa uma unidade “para os próximos 30 anos".
O líder socialista desafiou hoje o Governo a esclarecer se quer o apoio do PS para um eventual acordo sobre a saúde após feito “tábua rasa” das políticas dos executivos de António Costa.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de inquérito para avaliar a assistência prestada a uma grávida que morreu durante a madrugada na Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra.
O diretor do serviço de urgência obstétrica e ginecológica do hospital Amadora-Sintra, Diogo Bruno, afirmou que a grávida que morreu hoje estava em paragem cardiorrespiratória quando deu entrada no hospital, tendo sido imediatamente socorrida com todos os procedimentos previstos.
O secretário-geral do PS recusou hoje aproveitar a tragédia da morte de uma grávida para “fins político-partidários”, mas exigiu o apuramento de “todas as responsabilidades”, considerando o primeiro-ministro responsável pelo “falhanço clamoroso” na saúde.
Uma empresa dedicada à produção de canábis para uso medicinal vai investir 2,3 milhões de euros na sua unidade em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, para aumentar a qualidade da produção, foi hoje divulgado.
A Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra abriu um inquérito interno às circunstâncias da morte, hoje, de uma grávida que esteve no hospital na quarta-feira para uma consulta, em que foi detetada uma situação de hipertensão, anunciou a instituição.
Uma grávida de 38 semanas morreu, esta madrugada, no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), confirmou esta manhã a unidade que já decidiu abrir um inquérito interno para avaliar os procedimentos envolvidos no caso.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 42.986 reclamações nos primeiros seis meses do ano sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais, mais 3,4% comparativamente a igual período de 2024, revela um relatório hoje divulgado.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) alertou hoje para o encerramento de mais de uma centena de camas a partir de janeiro, com a rescisão de contrato de quatro unidades, e questionou a viabilidade das novas camas previstas.
A acumulação de impactos na cabeça no futebol profissional pode levar, a médio ou a longo prazo, à degeneração cognitiva ou à demência, segundo um estudo espanhol noticiado pela Europa Press, na quinta-feira.
O Presidente da República considerou hoje que prevalece o "casuísmo" na gestão da saúde, com "soluções para o curtíssimo prazo" e "linhas cinzentas" entre as responsabilidades do Governo e da Direção Executiva do SNS.
O Presidente da República sugeriu hoje um acordo político sobre o papel do SNS, do setor social e do setor privado na saúde, para que haja um quadro de médio prazo.
O Presidente da República pediu hoje atenção aos cuidados de saúde primários e colocou dúvidas sobre o recurso ao privado neste nível do sistema, considerando que por enquanto isso é "idealista, para não dizer irrealista".
Mais de 700.000 crianças e adolescentes precisam "urgentemente de alimentos e água potável" nas Caraíbas, após as inundações do furacão Melissa, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (sigla em inglês, UNICEF).
A diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, Paula Felgueiras, pediu a renúncia de funções, invocando motivos de natureza pessoal e familiar, foi hoje anunciado.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, considerou hoje que o Presidente da República tornou “mais evidente que o Governo falhou na sua política de saúde” e “mostra-se incapaz de responder às necessidades” do setor.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou “inadmissível o anúncio do Governo de proceder a mais cortes no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, ainda que o primeiro-ministro tenha afirmado o contrário.