A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 16.400 doentes precisam de ser retirados da Faixa de Gaza para tratamento, alertou hoje em Genebra o seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Milhões de pessoas em todo o mundo poderão juntar-se às que já enfrentam fome ou risco dela, alertaram hoje os dois organismos da ONU dedicados à alimentação e à agricultura, num contexto marcado pela limitação de financiamento.
A região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) reduziu em 46% o número de mortos por tuberculose (TB) entre 2015 e 2024 e em 28% a taxa de incidência, anunciou hoje a agência das Nações Unidas.
Cerca de 10,7 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose e 1,2 milhões morreram da doença infecciosa em 2024, uma ligeira redução a nível mundial, após três anos consecutivos de aumento.
A ministra da Saúde anunciou hoje que já recebeu o pedido de reunião da recém-criada Associação dos Médicos Prestadores de Serviço e assegurou que o encontro será agendado “o mais brevemente possível”.
O candidato presidencial Gouveia e Melo considerou hoje que “a desorganização impera” no Serviço nacional de Saúde (SNS) por falta de rumo, que é preciso definir, e escusou-se a abordar “casinhos e casos” neste setor.
A Ordem dos Médicos pretende reunir na próxima semana com médicos “tarefeiros”, para ouvir as suas reivindicações e perspetivas, numa altura em que o Governo prepara alterações ao regime de prestação de serviços no SNS, anunciou hoje o bastonário.
O risco de disseminação da gripe das aves é, neste momento, elevado, avisou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que determinou o confinamento em zonas de alto risco, numa altura em que Portugal contabiliza 31 focos de infeção.
A família da grávida que morreu no hospital Amadora-Sintra queixa-se de falta de apoio e solidariedade por parte das entidades oficiais. A amiga, Paloma Mendes, descreveu ao S+ as mensagens que tem recebido de grávidas que se queixam de falta de acompanhamento e deixa um pedido de socorro a Ana Paula Martins. Os corpos de Umo e Sofia devem ser trasladados no final da semana.
A Direção Regional da Saúde dos Açores garantiu hoje que não foi tomada nenhuma decisão sobre o futuro do serviço de Hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada, sublinhando que qualquer medida terá como "único objetivo o bem-estar dos utentes".
A Ordem dos Enfermeiros tem dúvidas em relação à execução do plano sazonal de saúde para o inverno 2025-2026. O plano prevê a vacinação contra vírus respiratórios, um reforço dos cuidados de saúde primários e a reorganização da resposta hospitalar.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco contesta a classificação que lhe é atribuída na Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria de Hospital de Nível IB e já pediu a revisão da proposta.
A maioria dos portugueses admite não saber exatamente onde se dirigir em caso de necessidade médica, segundo um inquérito hoje divulgado, que revela ainda que metade dos inquiridos tem dificuldades em obter respostas quando contacta o SNS.
Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O SNS ganhou mais de 522 mil utentes na última década e quase duplicou o número de médicos e enfermeiros por mil habitantes, mas persistem fortes desigualdades regionais e “dificuldades sérias” no acesso a especialidades, revela um relatório hoje divulgado.
Mais de um terço dos portugueses (35,4%) tem dupla cobertura de saúde, com acesso simultâneo ao SNS e a um seguro ou subsistema, valor três vezes superior à média europeia (10,4%) revela um relatório divulgado hoje.
O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Moreira revelou hoje, numa palestra, que o seu maior erro enquanto autarca foi ter cedido ao pânico alheio e instalado um hospital de campanha durante a pandemia da covid-19.
Mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 desde o início da campanha sazonal, em setembro, enquanto a gripe se aproxima dos dois milhões de vacinados, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O Presidente português disse hoje que não faz sentido gerir o Serviço Nacional de Saúde (SNS) reagindo a casos pontuais, sem comentar diretamente o caso do dermatologista do Hospital de Santa Maria que recebeu 700 mil euros por cirurgias adicionais.
A Unidade Local de Saúde (ULS) e a Câmara da Guarda contestam a proposta da nova Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria, que aponta para a desclassificação do Serviço de Pediatria local para o Nível I B.
A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) considerou hoje que a redução dos estabelecimentos convencionados compromete o acesso à saúde, devido à ausência de atualização das tabelas dos atos, que estão inalteradas “há mais de uma década”.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que a integração dos cuidados de saúde primários e hospitalares nas Unidades Locais de Saúde (ULS) mostra que é errada a decisão do Governo de retirar verbas destinadas a novas unidades.
Um dos peritos ouvidos pela Inspeção-Geral da Saúde no caso do dermatologista de Santa Maria identificou dezenas de situações classificadas como benignas pela anatomia patológica, mas que foram consideradas e faturadas como malignas.
O dermatologista que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais em Santa Maria marcou consulta para os seus pais sem referenciação prévia obrigatória e operou-os, recebendo mais de 5.500 euros.