O Presidente da República considerou hoje que prevalece o "casuísmo" na gestão da saúde, com "soluções para o curtíssimo prazo" e "linhas cinzentas" entre as responsabilidades do Governo e da Direção Executiva do SNS.
O Presidente da República sugeriu hoje um acordo político sobre o papel do SNS, do setor social e do setor privado na saúde, para que haja um quadro de médio prazo.
O Presidente da República pediu hoje atenção aos cuidados de saúde primários e colocou dúvidas sobre o recurso ao privado neste nível do sistema, considerando que por enquanto isso é "idealista, para não dizer irrealista".
Mais de 700.000 crianças e adolescentes precisam "urgentemente de alimentos e água potável" nas Caraíbas, após as inundações do furacão Melissa, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (sigla em inglês, UNICEF).
A diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, Paula Felgueiras, pediu a renúncia de funções, invocando motivos de natureza pessoal e familiar, foi hoje anunciado.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, considerou hoje que o Presidente da República tornou “mais evidente que o Governo falhou na sua política de saúde” e “mostra-se incapaz de responder às necessidades” do setor.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou “inadmissível o anúncio do Governo de proceder a mais cortes no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, ainda que o primeiro-ministro tenha afirmado o contrário.
O deputado do Livre Paulo Muacho anunciou hoje propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 como o reforço da linha SNS 24 e a possibilidade de deduzir despesas desportivas no IRS como gastos em saúde.
A Cooperação Portuguesa, através do Projeto Saúde Para Todos, entregou hoje equipamentos de bioquímica para “melhorar o diagnóstico laboratorial” e “salvar vidas” nos centros de saúde de localidades mais longínquas da capital são-tomense.
O Reino Unido vai contribuir com 4 milhões de libras (4,5 milhões de euros) para desminar a Faixa de Gaza e assim facilitar a distribuição de ajuda humanitária, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Ministério da Saúde admitiu hoje que o Orçamento do Estado para 2026 “é exigente em termos de eficiência e menor desperdício”, mas no seu entender isso não corresponde a menos assistência aos utentes.
O até agora empresário Carlos Mateus Gomes foi designado hoje pelo Governo para o cargo de presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em Évora, foi hoje anunciado.
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo enviou hoje uma carta ao ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, a reivindicar medidas de apoio para o setor agropecuário, nomeadamente para os casos de língua azul.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje uma ajuda internacional de mais de 1,5 mil milhões de euros para a região dos Grandes Lagos, no âmbito do plano de resposta humanitária das Nações Unidas.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogadouro defendeu hoje a utilização do sistema de teleassistência em funcionamento na instituição desde 2021 e que levou à localização de uma idosa que esteve desaparecida por mais de cinco horas.
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) avançou hoje com um apoio de 7,7 milhões de euros ao Serviço de Saúde da Região Autónoma e aprovou um auxílio complementar de 237 mil euros às bordadeiras do arquipélago.
O Orçamento dos Açores para 2026, entregue hoje no parlamento regional, prevê a implementação do cheque saúde e da carreira de dentista, e reduz o limite de endividamento de 150 para 75 milhões de euros face à anteproposta.
O laboratório do Serviço de Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do Hospital da Ilha Terceira vai ter um novo edifício, que será construído pela concessionária do hospital, revelou hoje a secretária regional da Saúde dos Açores.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto vai enviar à Reitoria no final da próxima semana a nova proposta de regulamento para o Concurso Especial de Acesso ao Mestrado Integrado em Medicina, avançou hoje à Lusa.
O novo bloco de partos do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai começar a funcionar em dezembro, após uma empreitada de requalificação de 2,6 milhões de euros, foi hoje divulgado.
O Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos afirmou hoje que a proposta da nova rede de referenciação pediátrica não altera o modelo existente, mas torna-o mais ágil e dinâmico, garantindo respostas mais rápidas e encaminhamento claro entre hospitais.
A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, afirmou hoje que a construção do novo hospital de Barcelos “é um compromisso” do Governo e significará um investimento de 200 milhões de euros.
A Rede Europeia de Saúde Mental foi hoje constituída oficialmente em Barcelos, distrito de Braga, integrando, para já, 20 cidades de seis países.
A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) alertou hoje para “incoerências previstas” na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que prevê cortes na despesa do SNS, o que na sua perspetiva ameaça a sustentabilidade da rede convencionada.