A sessão de novembro do Café Memória, agendada para o dia 19, a partir das 15:00, na Biblioteca Municipal de Pombal (distrito de Leiria), vai abordar a temática “O desaparecimento de pessoas com demência”.
O Município de Leiria promove na manhã de domingo, no Mercado de Sant’Ana, uma formação em suporte básico de vida.
O número de casos no novo surto de cólera no norte de Moçambique subiu para 366, com dois óbitos, desde setembro, segundo dados do Ministério da Saúde.
O número de crianças expostas à violência em zonas de conflito armado atingiu 520 milhões em 2024, fixando um novo recorde pelo terceiro ano consecutivo, avançou hoje a organização não governamental (ONG) Save the Children.
Um equipa de cientistas liderou o desenvolvimento de nanopartículas capazes de autopropulsão (nanomotores) que utilizam a glicose presente no ambiente tumoral como combustível, permitindo assim a administração de fármacos no interior dos tumores de forma muito mais eficaz.
A atividade física pode atrasar o aparecimento dos sintomas de Alzheimer até sete anos em pessoas com risco de desenvolver a doença, de acordo com uma investigação publicada na segunda-feira na revista Nature Medicine.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje a uma mobilização urgente para assegurar o financiamento de sistemas de saúde em países que enfrentam alto endividamento e redução da ajuda externa.
O BE/Açores disse hoje que vai pedir esclarecimentos ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a intenção de privatização do serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O INEM reconheceu hoje que o helicóptero de Loulé ficou inoperacional no sábado à tarde, salientando que, mesmo que estivesse operacional, não poderia assegurar o transporte de um bebé entre Faro e Lisboa devido às condições meteorológicas adversas.
O médico Luís Mendes Cabral inicia funções como presidente do INEM na terça-feira, substituindo o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Governo de Donald Trump anunciou hoje que utilizará um fundo de emergência para financiar metade dos subsídios alimentares de que depende cerca de 12% da população norte-americana e que estão congelados desde sábado devido à paralisação orçamental.
O candidato presidencial António José Seguro considerou hoje que Portugal não se pode transformar num “país de pés de barro” e rejeitou que se considerem normais as falhas na saúde, defendendo que sejam atacadas “as causas dos problemas”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra colocou hoje em funcionamento uma plataforma de gestão de transportes não urgentes, que passa a ser de utilização obrigatória em todos os polos da instituição.
Os Açores vão avançar com um projeto “inovador” para combater o cancro colorretal, investindo nas áreas do diagnóstico, prevenção e tratamento, revelou hoje o hospital de Ponta Delgada e o Centro de Oncologia da região.
O presidente do Chega criticou hoje a ministra da Saúde por não assumir responsabilidades políticas pelas falhas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que o Governo responsabiliza toda a gente menos a si próprio.
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, anunciou hoje que vai pedir ao Governo apoios para os produtores de ovinos da região cujas explorações foram afetadas pelo vírus da língua azul nos últimos meses.
Os médicos do Serviço Nacional de Saúde podem aceder ao processo clínico de todos os utentes, de qualquer unidade local de saúde, através do Registo de Saúde Eletrónico, esclareceram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Mais de três dezenas de especialistas nacionais e interacionais vão colocar a neurologia e o género no centro do debate, ao longo de três dias, na cidade de Coimbra, revelou hoje a presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia.
O candidato presidencial António Filipe afirmou hoje que o caso da grávida e do bebé que morreram no Hospital Amadora-Sintra é grave, assim como a reação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (Tika) formou 40 profissionais de saúde moçambicanos nas áreas de ginecologia, neonatologia, pediatria, obstetrícia e enfermagem, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil em Moçambique, foi hoje anunciado.
O Presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra demitiu-se na sequência do caso da grávida que morreu na sexta-feira, depois de ter dado informações incompletas sobre a grávida à ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
O programa regional de fundos europeus Norte 2030 investiu mais de 83,4 milhões de euros (ME) em saúde por toda a região, impulsionando um investimento superior a 220 milhões de euros, foi hoje divulgado.
O PCP considerou hoje grave a circunstância em que ocorreu a recente morte de uma grávida e do seu bebé no Hospital Amadora-Sintra, criticou o recurso a “bodes expiatórios” e responsabilizou o primeiro-ministro pela política de saúde.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Baixo Mondego vai investir 5,1 milhões de euros (ME) para relocalizar o Serviço de Imagiologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz, num novo espaço equipado com tecnologia de ponta.