Os enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje uma greve contra alterações contratuais, com o sindicato a apontar para uma adesão e a administração a indicar que apenas quatro dos oito enfermeiros paralisaram.
Líderes africanos reuniram-se hoje, nos EUA, à margem da 80.ª Assembleia Geral das ONU e alertaram para as crescentes ameaças à segurança sanitária global, adiantou a Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA).
As autoridades sanitárias moçambicanas pretendem vacinar, em cinco dias, 78.442 raparigas na cidade de Maputo contra o cancro do colo do útero, no âmbito de uma campanha nacional que arranca segunda-feira, foi hoje anunciado.
A Inspeção-Geral da Saúde (IGAS) concluiu que todas as Unidades Locais de Saúde (ULS) cumpriram as disposições do diploma que aprovou a carreira especial de técnico auxiliar de saúde, mas reconhece que houve interpretações distintas da lei e incumprimento de prazos.
Os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco foram solicitados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para 4.731 urgências e combateram 98 incêndios rurais e 72 incêndios urbanos desde o início do ano e até ao dia 31 de agosto.
A Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC) alertou hoje que Portugal mantém um dos prazos “mais restritivos” da Europa no acesso à interrupção voluntária de gravidez, defendendo o alargamento do prazo para o aborto até pelo menos às 12 semanas.
A diretora-geral da Federação Europeia das Indústrias Farmacêuticas (Efpia) avisou hoje que a introdução das novas taxas alfandegárias dos Estados Unidos sobre medicamentos vai aumentar custos e impedir doentes de obter tratamentos.
A proposta de reorganização dos cuidados agudos a grávidas no Serviço Nacional de Saúde prevê a mobilidade de equipas de pelo menos 12 maternidades e a redução do modelo de urgência regional na Grande Lisboa, noticia o Expresso.
Metade das luzes do estádio da Luz, em Lisboa, que tem 60.000 lugares, vão apagar-se hoje para lembrar as mais de 30 mil mortes por ano por doença cardiovascular em Portugal e insistir na importância da prevenção e rastreio.
Donald Trump, anunciou esta quinta-feira a imposição de tarifas sobre as importações de diversos produtos de qualquer país, entre as quais se destaca uma tarifa de 100% sobre todos os produtos farmacêuticos "de marca ou patenteados".
Uma equipa internacional de investigadores identificou um novo "composto promissor" que pode ser um medicamento antiviral contra o vírus herpes, noticiou na quinta-feira a Europa Press.
A ministra da Saúde disse hoje, em Coimbra, que as urgências regionais são “absolutamente determinantes” para o Estado continuar a garantir cuidados de saúde hospitalares aos cidadãos, embora com um modelo diferente nas próximas décadas.
Dezenas de utentes contestaram hoje em frente ao hospital do Barreiro contra o eventual encerramento da maternidade naquela unidade de saúde, recusando a medida governamental de concentrar a urgência de Obstetrícia no hospital Garcia de Orta, em Almada.
Uma organização não-governamental (ONG) israelita de defesa dos direitos humanos denunciou hoje que um médico proeminente de Gaza foi vítima de maus-tratos numa prisão israelita, alertando para a degradação do seu estado de saúde.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar criticou hoje o relatório da Inspeção-Geral da Saúde que relaciona a morte de um idoso em Mogadouro com um atraso no atendimento do CODU, considerando que houve falta de rigor dos inspetores.
A ministra do Trabalho afirmou hoje que "em muitos casos" as greves perturbam "seriamente outros setores",indicando que desde 2023 saúde e transportes estão no "top cinco" com mais paralisações e que há "uma relevante incerteza jurídica" sobre serviços mínimos.
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho apontou hoje “graves problema de gestão” e de descontrolo na despesa com saúde, e avisou que a estabilidade política não depende apenas do parlamento, mas da “vontade política” e “força moral” para fazer mudanças.
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai atribuir mais 40 milhões de euros em ajuda humanitária ao Iémen para fazer face ao agravamento da crise neste país do Médio Oriente.
A inspeção-geral da saúde concluiu as investigações às 12 mortes registadas durante greves dos técnicos de emergência pré-hospitalar no outono de 2024 e em três delas associou os óbitos ao atraso no socorro.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje a abertura de um processo para esclarecer os factos relacionados com a assistência a um bebé na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que morreu em 22 de agosto.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que a morte de um homem em Mogadouro, Bragança, durante a greve do INEM, poderá estar relacionada com o atraso no atendimento pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
A Câmara de Ílhavo aprovou a abertura de concurso para a locação de “contentores” para os centros de saúde de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, enquanto decorrem obras nos edifícios, informou hoje a autarquia.
O Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP) vai apoiar a Associação Living Care, uma instituição particular de solidariedade social, com 19 milhões de euros, para garantir cuidados continuados durante três anos, foi hoje anunciado.
A Unidade Básica de Urgência do Centro de Saúde da Praia da Vitória, na ilha Terceira, vai funcionar na sexta-feira durante 24 horas, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores, foi hoje divulgado.