O estigma e o tabu associados à interrupção voluntária da gravidez (IVG) nos Açores levam a que a região registe atualmente uma “elevadíssima taxa de gravidez na adolescência”, denunciou hoje a UMAR, Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres.
O coordenador da equipa criada pelo Governo em 30 de abril para, até esta semana, concluir um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do SIRESP foi designado há dias, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A Federação Nacional dos Médicos afirmou hoje ter aberto caminho à “verdadeira negociação” com as Unidades Locais de Saúde de gestão empresarial para melhorar o Acordo Coletivo de Trabalho, admitindo a assinatura de um acordo transitório já em agosto.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomendou ao Ministério da Saúde que esclareça o enquadramento legal de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) por imigrantes não regularizados em Portugal, assim como a responsabilidade financeira pelos cuidados prestados.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve requereu ao Património Cultural a classificação do sanatório de São Brás de Alportel como património de interesse público, foi hoje anunciado.
O número de pessoas com fome diminuiu globalmente no mundo em 2024, exceto em África e no Médio Oriente, onde entre 12 a 20 pessoas em cada 100 não têm comida suficiente para viver, avançou hoje um relatório.
As Nações Unidas preveem num relatório hoje divulgado que África vai albergar 60% das pessoas em situação de fome no mundo até 2030 e avançou que 307 milhões de africanos passaram por esta realidade em 2024.
Cabo Verde triplicou o número de transferências médicas para Portugal entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, devido à falta de resposta interna em especialidades como cardiologia, oncologia e oftalmologia, anunciou hoje o ministro da Saúde.
A Jordânia e os Emirados Árabes Unidos (EAU) lançaram hoje pacotes com 17 toneladas de alimentos e bens essenciais sobre a Faixa de Gaza, face à crise de fome no enclave palestiniano, que o Governo israelita nega.
O ministro da saúde moçambicano vincou hoje que a vacinação é uma “arma fundamental” para reduzir a mortalidade infantil, quando Moçambique prevê imunizar cerca de seis milhões de crianças de 1 ano até 2030.
O Ministério da Saúde de Gaza anunciou hoje terem morrido 14 pessoas por subnutrição nas últimas 24 horas no enclave palestiniano, elevando o número de mortos por fome para 147 desde o início da guerra, em outubro de 2023.
Cabo Verde anunciou hoje que vai lançar em setembro um concurso internacional para construção do Hospital Nacional de Cabo Verde (HNCV), orçado em cerca de 210 milhões de euros, com início das obras previsto para meados de 2026.
Mais de 2.500 acidentes de lazer, a maioria em praias, motivaram idas às urgências do SNS em 2024, com 37% dos casos a envolver crianças e jovens, revelam hoje dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje que a hepatite viral crónica afeta cinco milhões de pessoas na Europa e pediu às autoridades de saúde que reforcem o seu combate.
As organizações israelitas B’Tselem e Médicos pelos Direitos Humanos Israel acusaram hoje o Governo israelita de cometer genocídio na Faixa de Gaza, sendo a primeira vez que organizações não-governamentais (ONG) locais caracterizam desta forma a ofensiva israelita.
Utentes do Centro de Saúde do Prior Velho, concelho de Loures, vão realizar uma concentração ao final do dia de terça-feira em frente ao equipamento para denunciar a falta de profissionais de saúde e a degradação do atendimento.
O Livro de Reclamações Eletrónico recebeu 99.626 reclamações entre janeiro e junho, menos 9,7% que em igual período do ano passado, com o setor das comunicações a liderar, divulgou hoje a Direção-Geral do Consumidor.
A Unidade Local de Saúde Castelo Branco (ULSCB) retomou a comparticipação das mamografias e ecografias mamárias, após um período de suspensão temporária desta comparticipação.
O Governo moçambicano está a trabalhar com investidores e investigadores, nacionais e estrangeiros, para garantir a produção local de medicamentos, reduzindo a dependência externa, anunciou o chefe de Estado.
A subnutrição na Faixa de Gaza está a atingir "níveis alarmantes", alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmando que o "bloqueio deliberado" da ajuda humanitária custou a vida a muitos habitantes.
Ecologistas enviaram hoje uma carta aberta ao Presidente francês a pedir que intervenha urgentemente para impedir a destruição planeada pelos Estados Unidos de contracetivos femininos armazenados na Bélgica, que podem ser incinerados em França.
As autoridades de saúde moçambicanas confirmaram hoje mais quatro casos positivos de mpox nas últimas 24 horas, elevando o total para 17, todos na província de Niassa, no norte de país, além de 96 suspeitos.
Um grupo armado atacou um veículo da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), na sexta-feira, e raptou uma trabalhadora humanitária sul-sudanesa, no sul do país, disseram hoje as autoridades locais à imprensa.
As autoridades sanitárias garantem que Moçambique está preparado para lidar com o mpox, com capacidade para 4.000 testes, feitos localmente, tendo já usado meia centena no surto em Niassa, apesar de alguma falta de informação nas ruas.