O RNA é uma parte do genoma que possibilita a síntese de proteínas, embora nem sempre, porque parte que não cumpre essa função, mas cientistas descobriram que tem um papel importante na células, incluindo no cancro e desenvolvimento humano.
O Estado de Rakhine, um dos mais pobres de Myanmar (antiga Birmânia), está "à beira de uma catástrofe sem precedentes", alertou na quinta-feira a ONU, apontando em particular os mais de 2 milhões de habitantes ameaçados pela fome.
O presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, assegurou hoje que o Governo está “empenhadíssimo em resolver problemas” em todas as áreas, incluindo na saúde.
O Ministério Público anunciou hoje que abriu um inquérito à morte de uma mulher no Hospital Garcia de Orta, em Almada, para onde foi transportada na segunda-feira pela PSP, após o INEM não responder ao pedido de socorro.
A porta-voz do PAN pediu hoje ao Governo “compromisso político” e investimento no Serviço Nacional de Saúde, a propósito da crise no INEM, advertindo para “fragilidades do ponto de vista de recursos humanos”.
A Associação dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (ANTEPH) criticou hoje a integração de enfermeiros nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), considerando que fazem falta nos hospitais, são mais caros e não têm formação específica do CODU.
Um idoso de 95 anos morreu na segunda-feira em Ansião, distrito de Leiria, após esperar por atendimento pela linha 112, tendo sido um vizinho a deslocar-se aos bombeiros para pedir ajuda, disse hoje o comandante da corporação local.
A freguesia de Assentis, Torres Novas, que estava sem médico de família, vai passar a contar com “apoio médico semanal”, depois de uma adaptação temporária na distribuição de clínicos, informou hoje a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.
Alunos de medicina veterinária vão acompanhar o abate de animais em matadouros, no âmbito do primeiro protocolo do género no país, hoje celebrado em Paredes, envolvendo a tutela, uma universidade e empresas do setor das carnes.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) decidiu hoje suspender a greve às horas extraordinárias, para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde.
As alterações climáticas estão a deixar as pessoas doentes e agir rapidamente é “uma questão de vida ou de morte”, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo que a saúde esteja no centro da COP29.
Rita Figueiredo é a nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, após o despacho de nomeação da equipa ter sido publicado na quarta-feira em Diário da República.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que espera conseguir encontrar condições com a tutela para “levantar a greve”, que tem provocado constrangimentos na emergência médica há cerca de uma semana.
África registou 50.840 casos, dos quais 10.741 confirmados, e 1.083 mortes por mpox desde o início de 2024 em 19 países do continente, disse hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
O presidente do Chega pediu hoje ao primeiro-ministro que avalie se a ministra da Saúde tem condições para continuar no cargo e acusou-a de negligência pela falta de capacidade de resposta do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Câmara do Funchal, na Madeira, pagou cerca de 2 milhões de euros em subsídios ao arrendamento desde o início do ano, indicou hoje a presidente do município, Cristina Pedra.
O INEM confirmou hoje que houve uma chamada não atendida pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para assistência a um homem que acabou por morrer na segunda-feira em Vila Nova de Cacela, no Algarve.
A Associação Fénix considerou hoje desproporcionais e “sem fundamento concreto” as críticas à ministra da Saúde e ao INEM por atrasos na emergência médica, alegando que estão apenas a gerir uma crise que não foi provocada por eles.
O presidente da Iniciativa Liberal admitiu hoje requerer uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação da emergência médica em Portugal e considerou que a ministra da Saúde se encontra numa situação de elevada fragilidade política.
Uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que experiências adversas na infância, como o ‘bullying’, aumentam o risco de desenvolver condições dolorosas ao longo da vida.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) alertou hoje que as equipas do INEM têm “formação desadequada e insuficiente” e que apesar das medidas anunciadas “está ainda muito por resolver” no Instituto Nacional de Emergência Médica.
O avançado espanhol Álvaro Morata, do AC Milan, sofreu "um traumatismo craniano significativo" após um choque durante um treino e foi hospitalizado, anunciou hoje o clube italiano, treinado pelo português Paulo Fonseca.
O Presidente da República considerou hoje que os ciclos políticos estão a provocar decisões focadas no curto prazo, para se "colher frutos antes que seja tarde", e disse temer que isso impeça reformas globais da Administração Pública.
O BE propôs hoje a revisão das carreiras dos técnicos do INEM e a eliminação da regra de “um por um” na função pública, mas defendeu que terá de ser outra ministra da Saúde a aplicar novas medidas.