O Chega vai propor a constituição de uma comissão de acompanhamento da reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS), defendendo que as medidas do anterior Governo “foram um desastre” e as do atual “não estão a ter resultados”.
A Linha SNS 24 atingiu em janeiro um novo máximo com mais de 500 mil chamadas atendidas, anunciou hoje a presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) considerou “globalmente positivas” as propostas de lei sobre ensaios e investigação clínica, mas alertou que devem ser colmatadas omissões relevantes em defesa dos participantes.
O Governo de Espanha deu hoje o primeiro passo para reduzir a semana laboral a 37,5 horas no país, com a aprovação de um anteprojeto de lei pelo Conselho de Ministros que terá agora de passar pelo parlamento.
O Presidente da República congratulou-se hoje com a tendência decrescente em Portugal da taxa de mortalidade associada ao cancro, mas pediu uma redução das assimetrias regionais no acesso a cuidados, diagnósticos e programas de rastreio.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) prolongou até final de março a campanha de combate à epidemia de dengue que lançou em novembro no arquipélago, e alertou para a necessidade de evitar um segundo pico da doença.
O advogado ambientalista norte-americano Robert F. Kennedy Jr., crítico da saúde pública, superou hoje o primeiro obstáculo para se tornar secretário da Saúde dos Estados Unidos, ao ser nomeado pela comissão de finanças do Senado para votação em plenário.
O cirurgião Eurico Castro Alves classificou hoje como “extremamente injusto e até perverso” para o sistema democrático acusá-lo de estar por detrás das decisões da ministra da Saúde, que considerou “uma pessoa altamente capaz, honesta e decisora”.
Uma comissão independente para os erros judiciais vai analisar o caso da enfermeira britânica condenada a prisão perpétua pelo homicídio de recém-nascidos quando médicos questionam os relatórios dos peritos que levaram à sua condenação.
O secretário-geral do PS avisou hoje que a situação que se vive no Hospital Amadora-Sintra é “apenas o retrato do que está a passar em muitas áreas do SNS”, acusando o Governo de não estar a dar resposta.
O Hospital de Ponta Delgada, onde deflagrou um incêndio em maio de 2024, vai abrir na quarta-feira o serviço de urgência na infraestrutura modular, recebendo a transferência de cerca de 50 doentes internados no hospital privado CUF.
Os cancros do útero, da próstata e do rim são alguns cujo tratamento beneficia da utilização da cirurgia robótica, indicaram hoje alguns médicos, quando se assinala o Dia Mundial da Luta contra a doença.
A taxa de mortalidade por tumores malignos apresentou uma tendência crescente nos últimos 30 anos, de acordo com a informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.
Cerca de sete mil pessoas, a maioria alunos, formaram hoje um cordão humano que contornou a muralha que circunda o centro histórico de Évora para sensibilizar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro.
A Câmara de Barcelos aprovou o lançamento do concurso público internacional para a execução da empreitada de construção do novo Centro de Saúde da cidade, que vai custar cerca de 12 milhões de euros, foi hoje anunciado.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga iniciou em dezembro a consulta de risco oncológico, com vista à deteção precoce de cancro e à personalização dos cuidados de saúde, foi hoje anunciado.
O excesso de 11,8% da mortalidade registado em janeiro coincidiu com a epidemia de gripe e com períodos de frio extremo, que podem levar à descompensação de doenças crónicas, avançou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Médicos internos do Hospital Fernando Fonseca manifestaram “profunda preocupação” com o funcionamento do serviço de cirurgia geral, numa carta em que denunciam o “clima de insegurança profissional” a que estão sujeitos.
O comando distrital da GNR de Bragança vai implementar ao longo de 2025 o projeto “e-Guard”, de forma a prestar ao auxílio imediato à população mais idosa que vive isolada ou em situação vulnerável neste distrito do interior.
A taxa de mortalidade por cancro de cólon e reto, estômago, próstata e pulmão baixou entre 2018 e 2022, enquanto a relativa ao cancro da mama estabilizou, segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO).
A falta de recursos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que perdeu capacidade de resposta, e o aumento da pressão assistencial está a aumentar o risco para os doentes oncológicos, segundo um relatório hoje divulgado.
O baixo número de cirurgias oncológicas em 2022 nos hospitais de Évora, Figueira da Foz e Nordeste, com menos de uma por dia, preocupa a direção do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, que alerta para a falta de recursos.
O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas defendeu hoje a necessidade de definir um novo catálogo de tumores, com uma discriminação “mais fina” e com tempos de espera reavaliados consoante o caso.
O Programa Nacional para as Doenças Oncológicas está a desenvolver uma estratégia para erradicar a infeção por vírus do papiloma humano (HPV), que se focará na redução das desigualdades regionais e permitirá a acessibilidade a populações vulneráveis como os migrantes.