A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu averiguar em conjunto com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a morte de um idoso num corredor do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, revelou hoje a instituição.
Rostos de desespero e incerteza cruzam-se apressados nos corredores das enfermarias e nas urgências do Hospital Provincial de Chimoio, à procura de atendimento, num momento em que médicos e profissionais de saúde estão em greve, exigindo melhores condições.
Os médicos já podem candidatar-se aos incentivos disponibilizados pelo Município de Ourém como forma de fixar mais profissionais de Medicina Geral e Familiar nas unidades de saúde do concelho.
A Câmara de Loures manifestou-se hoje preocupada com a situação nas urgências no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), na sequência da morte de um idoso de 93 anos que alegadamente esperou mais de cinco horas para ser transferido para outra unidade.
Cabo Verde vai criar salas de escuta e de depoimento especial em todas as comarcas do país para ouvir crianças e adolescentes vítimas das mais diversas formas de violência, conforme portaria consultada hoje pela Lusa.
Pelo menos 498 crianças e "provavelmente centenas de outras" morreram de fome nos quatro meses de guerra no Sudão, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG) Save the Children.
A administração do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vai abrir com caráter de urgência um inquérito à morte de um idoso de 93 anos que alegadamente esperou seis horas para ser transferido para outra unidade, foi hoje anunciado.
O presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) fez hoje um balanço "francamente positivo" do primeiro ano da sala de consumo vigiado do Porto, que aproximou os consumidores de droga dos profissionais de saúde.
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os Estados Unidos autorizaram pela primeira vez uma vacina destinada a proteger os bebés contra a bronquiolite, que será administrada a mulheres grávidas, anunciaram na segunda-feira as autoridades de saúde do país.
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil aprovou hoje por maioria uma proibição para os municípios brasileiros retirarem de forma compulsória os sem-abrigo das ruas.
A Câmara Municipal de Ílhavo anunciou hoje que a Praia do Jardim Oudinot, que havia sido interdita a banhos por contaminação microbiológica, foi reaberta.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) alertou hoje para o perigo de a proposta governamental sobre Unidades de Saúde Familiar “ficar na gaveta”, por falta de enfermeiros dispostos a aderir a "um projeto injusto”.
Moçambique registou 210 mortes devido à malária no primeiro semestre deste ano, menos um quarto face a igual período de 2022, numa altura em que o país se prepara para a vacinação contra a doença, anunciou hoje fonte oficial.
O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, doou mais de 500 quilos de papel para o projeto do Banco Alimentar, que “converte papel em produtos alimentares” a distribuir pelos mais carenciados.
Mais de 200 médicos subscreveram uma carta aberta ao ministro da Saúde a comunicar indisponibilidade para trabalhar mais do que as 150 horas anuais obrigatórias se, até 11 de setembro, não terminar o impasse negocial com a classe.
O Governo dos Açores deu indicação às unidades de saúde para que os mapas relativos aos enfermeiros atualmente em condições de serem reposicionados na carreira e receberem os respetivos retroativos sejam “rapidamente elaborados”, anunciou hoje o sindicato Sindepor.
Sete distritos do continente vão estar entre terça e quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A companhia aérea da Coreia do Norte, Air Koryo, que deveria fazer hoje a sua primeira viagem comercial em mais de três anos, cancelou o seu voo no último minuto, noticiou a imprensa internacional.
A adesão à greve dos trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) ronda os 80% nas unidades de Coimbra, informou hoje o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares.
O Ministério da Saúde moçambicano lamentou hoje a nova prorrogação da greve dos médicos, desde 10 de julho, e o início da paralisação de técnicos e enfermeiros, domingo, prometendo que vai “garantir a continuidade de serviços de saúde à população”.
A variante EG.5 da covid-19 emergiu como a mais frequente na China, respondendo agora por 71,6% das infeções pelo novo coronavírus no país, informou hoje o jornal oficial em língua inglesa China Daily.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros está contra o projeto governamental sobre as Unidades de Saúde Familiares (USF), porque prevê incentivos “dez vezes inferiores” aos atribuídos a outra classe e impede os enfermeiros de coordenar as USF.
Os médicos moçambicanos aprovaram hoje um novo período de greve de 21 dias, o terceiro consecutivo desde 10 de julho, apelando diretamente ao Presidente, Filipe Nyusi, para terminar com a atual “crise” que está a paralisar os hospitais.