A saúde mental, sob o lema “Mind Setting” é o tema da oitava edição do Festival de Teatro do Atlântico (TEARTI), que arranca hoje e decorre até quarta-feira na Praia, Cabo Verde, anunciou a organização.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade cabo-verdiana para “questões que direta ou indiretamente afetam a saúde mental, promovendo desequilíbrios de foro psicológico e que podem culminar em depressão e em casos mais graves levar à perda de vidas”, explicou a companhia Fladu Fla.
Identidade de género, violência e relacionamentos profissionais, são alguns dos assuntos em que a programação pretende suscitar debate.
O TEARTI 2024 vai juntar companhias de teatro de Cabo Verde, Angola, Portugal, Brasil, Marrocos e Nigéria com apresentações no Centro Cultural Português e no Auditório Nacional e Palácio da Cultura Ildo Lobo.
O programa inclui 11 peças de teatro, ações de formação, teatro de rua e conversas abertas com atores, posicionando o festival como ponto de encontro de países do corredor Atlântico.
A Companhia de Teatro Fladu Fla, organizadora do evento, conta com os apoios do Centro Cultural Português na Praia, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Fundação Calouste Gulbenkian.
O Governo cabo-verdiano elegeu 2024 como ano da saúde mental no arquipélago por forma a suscitar o debate e consciencialização para o tema.