O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje que, com a apresentação do plano de emergência para a saúde, o Governo deixou patente que "a saúde é uma prioridade", designadamente o Serviço Nacional de Saúde.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou hoje a contratação de cerca 100 psicólogos para os cuidados de saúde primários e a criação de um programa de saúde mental para as forças de segurança e agentes de justiça.
A porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, afirmou hoje recear que o Governo deixe para os privados as soluções sobre os problemas do país na área da saúde.
O PS considera que o plano de emergência apresentado pelo primeiro-ministro representa uma “clara linha de privatização” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da sua descapitalização, e contém vários objetivos sem qualquer densificação ou concretização.
O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de emergência e transformação na saúde, composto por cinco eixos prioritários que incluem 54 medidas para serem implementadas de forma urgente, prioritária e estrutural.
A Ordem dos Enfermeiros disse hoje que o Plano de Emergência para a Saúde “não concretiza” qualquer medida para “a maior classe profissional da Saúde”, o que o pode “condenar ao fracasso” e apela a mais contratações.
O Governo vai abrir mais de 900 vagas para médicos de família e está a desenvolver um modelo de incentivos para os que ultrapassam as 150 horas obrigatórias por lei nas urgências, anunciou hoje a ministra da Saúde.
O secretário-geral socialista considerou hoje que se o Presidente da República quisesse garantir a aprovação do Orçamento do Estado não tinha dissolvido o parlamento, avisando que não é “com mais ou menos pressões” que o PS define o voto.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que o Plano de Emergência da Saúde “tem pouca coisa nova”, e lamentou que seja omisso na valorização dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o Governo de apresentar um plano de emergência que vai destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entregá-lo ao setor privado, prejudicando os utentes com “soluções esgotadas”.
A diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Susana Guedes Pombo, foi eleita presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal para um mandato de três anos.
PSD e CDS consideram hoje que o plano de emergência do Governo vai aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), melhorar a resposta aos utentes e valorizar os profissionais deste sistema, afastando preconceitos ideológicos.
O Governo vai lançar uma campanha nacional de sensibilização para a redução de resíduos, no valor de 20 milhões de euros, revelou hoje a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.
O secretário-geral do PS acusou hoje o Governo de não ter apresentado um plano de emergência para a saúde, mas sim um 'powerpoint' com medidas que descrevem o atual trabalho do SNS, considerando que foi uma “profunda desilusão”.
O PCP acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de querer degradar o SNS e desviar recursos para os grupos privados com um Plano de Emergência que não reforça a capacidade de resposta dos serviços públicos nem valoriza carreiras.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) lamentou hoje a ausência de medidas para o setor no Plano de Emergência para a Saúde, questionando como será feita a libertação de camas indevidamente ocupadas nos hospitais.
Mais de 266.000 utentes estão neste momento inscritos para cirurgia, dos quais mais de 74.000 acima dos tempos máximos de resposta garantida (TMRG), sendo que destes, 9.374 são doentes oncológicos, avançou hoje a ministra da Saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje que o Plano de Emergência da Saúde apresentado pelo Governo é um conjunto de medidas vazias, que precarizam mais a profissão.
O Chega indicou hoje o nome de Cristina Rodrigues para ser a deputada relatora da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas, que aprovou por unanimidade projeto de regulamento e a grelha de tempos.
A NOVA Medical School promove na quinta-feira no Mercado de Alvalade, em Lisboa, a iniciativa "1 dia no Mercado: N2Care", que visa promover a literacia alimentar e incentivar o uso de produtos locais e sazonais.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, com o plano de emergência e transformação para a saúde, não pretende “vender a ilusão” que as dificuldades se vão resolver rapidamente, alegando que o setor enfrenta problemas “profundos e estruturais”.
O candidato da IL às europeias considerou hoje que o programa de emergência para a saúde, apresentado pelo Governo da AD, não vai “suficientemente longe” na redução das listas de espera e atribuição de mais médicos de família.
As grávidas vão ter um canal de atendimento direto, disponível através do SNS24, para garantir que são encaminhadas devidamente para os hospitais mais perto da sua casa, anunciou hoje a ministra da Saúde.
A resposta nos cuidados de saúde primários nos concelhos de Sintra e Cascais vai ser reforçada com um protocolo com o Hospital de Cascais, que funciona em parceria público-privada, segundo o Plano de Emergência da Saúde aprovado em Conselho de Ministros.