A China declarou hoje que será difícil participar na Cimeira de Paz na Ucrânia, marcada para junho na Suíça, por considerar que essa reunião não trará resultados substanciais para a restauração da paz.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) manifestou-se hoje contra e “eleição exclusiva” das áreas oncológica, obstétrica e da saúde mental como prioritárias, lembrando que as doenças cerebrocardiovasculares são a principal causa de morte e morbilidade em Portugal.
Todos os distritos de Portugal continental e as ilhas da Madeira e S. Miguel, nos Açores, estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o PS e Marta Temido de terem cometido erros crassos na saúde aproveitados agora pelo Governo PSD/CDS-PP para “destruir o Serviço Nacional de Saúde de forma cobarde”.
A Procuradoria Europeia assumiu a investigação judicial sobre as denúncias de alegada fraude na compra de equipamentos médicos, incluindo máscaras de proteção, durante a pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
O movimento Médicos em Luta está a recolher assinaturas para uma carta a enviar ao Ministério da Saúde a alertar para os problemas do setor e admite um “verão quente”, com falta de profissionais para preencher as urgências.
A Startup moçambicana GALENICA.ai desenvolveu um aplicativo de análises médicas interativas, com base em inteligência artificial, solução inovadora presente na feira tecnológica europeia VivaTech, que decorreu entre os dias 22 e 25, refere a empresa em comunicado.
A médica Ivone Mirpuri defende que tratar a menopausa com hormona bioidêntica deveria ser um direito da mulher e permitiria, a baixo custo, prevenir doenças que causam milhares de mortes por ano.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para a necessidade de proteger as crianças e jovens das “táticas predatórias” da indústria do tabaco, travando a comercialização dos novos produtos, cujo consumo aumentou exponencialmente em todo o mundo.
O consumo de medicamentos e produtos para deixar de fumar baixou cerca de 19% nos últimos cinco anos, sendo a quebra mais acentuada nos fármacos (-51,35%), segundo dados da Associação Nacional de Farmácias (ANF) avançados à Lusa.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje que já foram registados em Portugal vários casos de doença respiratória aguda grave causada pelo uso de cigarros eletrónicos, que obriga a internamento e pode levar à morte.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social comprometeu-se a rever e avançar com uma possível reestruturação do protocolo de colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, na parte dedicada à área social.
O heliporto do Hospital de Lamego obteve a certificação que autoriza a sua utilização para as operações de emergência, anuncia hoje a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 10.700 litros de azeite, vinho e mel num armazém ilegal no distrito de Viseu, no valor total de 22.300 euros, foi hoje anunciado.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que sofreu um incêndio em 04 de maio, realizou 5.883 consultas, com uma média diária de 245, entre esse dia e terça-feira passada, anunciou hoje o conselho de administração.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera que o Plano de Emergência da Saúde hoje apresentado pelo Governo tem “algumas respostas” mas também “medidas utópicas”, sem contemplar melhorias na grelha salarial.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos considerou “bem construído” o plano para a saúde hoje apresentado, mas levantou reservas sobre se o Governo tem as condições financeiras e políticas para implementar as medidas previstas.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) apresentou ao Governo um plano para “salvar a urgência” pediátrica que assenta num modelo de urgência referenciada e passa por atendimento até às 23:00.
O presidente do Chega criticou hoje o plano de emergência para a saúde apresentado pelo Governo, classificando-o como “propaganda vazia”, e desafiou o executivo a “apresentar até ao final do ano uma verdadeira reforma”.
A Plataforma Saúde em Diálogo classificou o plano para a saúde apresentado hoje pelo Governo como um documento “cheio de boas intenções”, mas disse ser necessário “esperar para ver” se as medidas anunciadas vão funcionar.
A apresentação pelo Governo do seu plano de emergência para a saúde dominou hoje o terceiro dia de campanha eleitoral para as eleições europeias de 09 de junho.
O cabeça de lista da CDU às europeias criticou hoje o plano de emergência para a saúde apresentado pelo Governo, considerando que denota uma “clara opção pela transformação do SNS numa espécie de agência para o negócio privado”.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses congratulou-se hoje com a contratação de 100 profissionais para os centros de saúde, medida contemplada no Plano de Emergência da Saúde do Governo, mas avisa que esforço tem de continuar nos próximos anos.
Uma campanha contra a violência doméstica foi lançada hoje em cinco municípios do distrito de Beja, contando com a participação de diversas “figuras ativas” da comunidade, de autarcas e pessoas ligadas às forças de segurança ou à educação.